Itororó Português Português

Codigo da Coleção: 0169P19011

Sobre a obra

Uma coleção feita para orientar o exercício da alfabetização e o domínio da linguagem.

Saiba por que essa coleção fará a diferença:

• No 1º ano, fonemas e letras são apresentados, sempre, de forma contextualizada
• No 2º e 3º anos, a ênfase recai na ortografia e na consulta ao dicionário
• No 3º, 4º e 5º anos, os recursos linguísticos presentes na construção de sentido dos textos ganham ênfase
• Gêneros próprios da oralidade são trabalhados com foco na reflexão sobre o funcionamento da língua e as diferenças entre fala e escrita
• Propostas de projetos colocam os alunos no papel de produtores culturais que podem influenciar a comunidade

Livro Adequado à

Base Nacional
Comum Curricular

  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • Unidade 1 Letras
    • 1 Para ler: capa de livro
    • 2 Estudo da língua: alfabeto
    • 3 Jogo: bingo de letras
    • 4 Produção de texto: crachá
    • 5 Para ler mais: tirinha
    • 6 E por falar em... Tirinha: exposição oral
    • 7 Projeto em equipe: boa convivência
 
  • Unidade 2 Nomes
    • 1 Para ler: a canoa virou
    • 2 Estudo da língua: vogais
    • 3 Produção de texto: ficha de identificação
    • 4 Para ler mais: abc, de tatiana belinky
    • 5 Estudo da língua: consoantes
    • 6 Jogo: com que letra?
  ­­
  • Unidade 3 Brincadeiras
    • 1 Para ler: lá em cima do piano
    • 2 Estudo da língua: sons representados pela letra c
    • 3 Produção de texto: agenda de aniversariantes
    • 4 Para ler mais: amarelinha, de hardy guedes
    • 5 Estudo da língua: letras b-p, f-v
    • 6 E por falar em... Brincadeiras: relato oral
    • 7 Jogo: loto
 
  • Unidade 4 Alimentação
    • 1 Para ler: Sopa de legumes
    • 2 Estudo da língua: sons representados pela letra g
    • 3 Produção de texto: lista
    • 4 Para ler mais: sopa, de palavra cantada
    • 5 Estudo da língua: sons representados por c e qu
    • 6 Sons representados por g e gu
    • 7 Jogo: forca
 
  • Unidade 5 Animais
    • 1 Para ler: A cigarra e a formiga, de Ruth Rocha
    • 2 Estudo da língua: a letra h no início das palavras e o uso de ch, lh e nh
    • 3 E por falar em... Fábula: reconto oral
    • 4 Para ler mais: sem barra, de josé paulo paes
    • 5 Estudo da língua: palavras com significados parecidos e palavras com significados contrários
    • 6 Produção de texto: recado
    • 7 Jogo: qual é o animal?
 
  • Unidade 6 Plantas
    • 1 Para ler: como é a parte da vitória-régia que fica embaixo d’água?, revista Mundo Estranho
    • 2 Estudo da língua: o uso das letras m e n
    • 3 Produção de texto: legenda
    • 4 Para ler mais: A vitória-régia, de Theobaldo Miranda estudo da língua: o uso das letras r e rr
    • Sílaba
    • 5 Jogo: trilha do alfabeto
    • 6 Projeto em equipe: preservação das árvores
 
  • Unidade 7 O ser humano no mundo
    • 1 Para ler: como é que a gente sabe que o ar existe?, de Ruth Rocha
    • 2 Estudo da língua: o uso das letras d e t
    • 3 Para ler mais: chá, de Sérgio Capparelli e Ana Cláudia Gruszynski
    • 4 Estudo da língua: o uso das letras s e ss
    • 5 Produção de texto: bilhete
    • 6 Jogo: adivinhe se puder
 
  • Unidade 8 Magia no ar
    • 1 Para ler: a poção mágica, de Juan José Gutiérrez Familiar
    • 2 Estudo da língua: a letra x
    • 3 Para ler mais: cordel da bruxa, de César Obeid
    • 4 Estudo da língua: letras k, w e y
    • 5 E por falar em... Cordel: declamação de cordel
    • 6 Produção de texto: convite
    • 7 Jogo: memória
 
  • Sugestões de leitura
  • Referências bibliográficas
  • Recortes
  • Unidade 1 Casas
    • 1 Para ler: A casa e o seu dono, de Elias José
    • 2 Estudo da língua: Ordem alfabética
    • 3 Produção de texto: Versos
    • 4 Para ler mais: A casa, de Vinicius de Moraes
    • 5 Estudo da língua: Encontros vocálicos
    • 6 E por falar em... Casas: Conversação
    • 7 Jogo: Sílabas valiosas
 
  • Unidade 2 Brincadeiras
    • 1 Para ler: Borboleta, de Cláudia Zalavsky
    • 2 Estudo da língua: Letras maiúsculas e minúsculas
    • 3 Produção de texto: Regras de brincadeira
    • 4 Para ler mais: História em quadrinhos de Mauricio de Sousa
    • 5 Estudo da língua: Onomatopeia
    • 6 E por falar em... Brincadeiras: Cantigas de roda
    • 7 Jogo: Sapo cantor
    • 8 Projeto em equipe: Uni, duni, tê, fiz um livro pra você!
 
  • Unidade 3 Animais
    • 1 Para ler: O Patinho Feio
    • 2 Estudo da língua: Sons e letras
    • 3 Produção de texto: Mensagem instantânea
    • 4 Para ler mais: Quadrinhas populares
    • 5 Estudo da língua: Encontros consonantais
    • 6 E por falar em... Quadrinha popular: Quadrinha popular coletada
    • 7 Jogo: Olho vivo
 
  • Unidade 4 Alimentos
    • 1 Para ler: Ah! Amora!, de Eloi Bocheco
    • 2 Estudo da língua: Letra de imprensa e letra cursiva
    • 3 Para ler mais: Salada, saladinha, da tradição popular
    • 4 E por falar em... Parlendas: Trava-línguas
    • 5 Estudo da língua: Palavra e frase
    • 6Jogo: Memória
    • 7 Produção de texto: Receita culinária
    • 8 Projeto em equipe: Saúde começa no prato
 
  • Unidade 5 Nomes
    • 1 Para ler: A minha turma, de Ciça
    • 2 Estudo da língua: Ordem alfabética
    • 3 Jogo: Pirâmide alfabética
    • 4 Para ler mais: A menina que se transformou numa garça, de Rogério Andrade Barbosa
    • 5 Produção de texto: Reescrita de texto literário
    • 6 Estudo da língua: Letras C-Ç
    • 7 E por falar em... Mito: Relato oral
 
  • Unidade 6 Nosso corpo
    • 1 Para ler: Cartaz comemorativo
    • 2 Estudo da língua: Dicionário: palavras de referência e divisão silábica
    • 3 Jogo: Acerte a pontuação
    • 4 Para ler mais: Ao pé da letra, de Lúcia Pimentel Góes
    • 5 Estudo da língua: Expressões da língua, pontuação na narrativa
    • 6 E por falar em… Animais: Cantiga de roda
    • 7 Produção de texto: Cartaz
    • 8 Projeto em equipe: É hora de mexer o corpo!
 
  • Unidade 7 Plantas
    • 1 Para ler: O pulo do gato, de Monteiro Lobato
    • 2 Estudo da língua: Sons nasais (letras M-N; til)
    • 3 Para ler mais: O girassol, de Elias José
    • 4 Estudo da língua: Sinônimos e antônimos
    • 5 Produção de texto: Texto expositivo
    • 6 E por falar em... Plantas: Festival de adivinhas
    • 7 Jogo: Charadas
 
  • Unidade 8 Escola
    • 1 Para ler: Jeitos de aprender, site Mirim
    • 2 E por falar em... Escola: Relato pessoal
    • 3 Estudo da língua: Frase e pontuação
    • 4 Para ler mais: Tuhu, o menino Villa-Lobos, de Karen Acioly
    • 5 Estudo da língua: Masculino e feminino
    • 6 Aumentativo e diminutivo
    • 7 Jogo: Bingo animal
    • 8 Produção de texto: E-mail
    • 9 Projeto em equipe: Cartas de boas-vindas
 
  • Sugestões de leitura
  • Referências bibliográficas
  • Unidade 1 Convivência
    • 1 Para ler: 27/dezembro (segunda-feira), de Sônia Barros
    • 2 Estudo da língua: Parágrafo
    • 3 Oficina de criação: Diário pessoal
    • 4 Para ler mais: Pix, de Ricardo Filho
    • 5 Produção de texto: Narrativa ficcional
    • 6 Estudo da língua: Uso de R ou RR, S ou SS
    • 7 E por falar em... Convivência: Entrevista
 
  • Unidade 2 Natureza
    • 1 Para ler: Anúncio
    • 2 Estudo da língua: Uso do dicionário
    • 3 Oficina de criação: História em quadrinhos
    • 4 Para ler mais: Cantiga do vento, de Elias José
    • 5 Estudo da língua: G ou GU, C ou QU
    • 6 E por falar em... Natureza: Conversação
    • 7 Produção de texto: Poema
    • 8 Projeto em equipe: A arte da reciclagem
 
  • Unidade 3 Animais
    • 1 Para ler: Menina de 7 anos cria estrutura para alimentar cães abandonados no Grande
    • Recife, de Thays Estarque
    • 2 Estudo da língua: Sons nasais
    • 3 Para ler mais: Filhotinhos, de Mauricio de Sousa
    • 4 Estudo da língua: Variação linguística
    • 5 Oficina de criação: Enquete
    • 6 Produção de texto: Notícia
    • 7 E por falar em... Animais: Conversa telefônica
 
  • Unidade 4 Monstros e criaturas estranhas
    • 1 Para ler: De volta às telas, dupla de “Monstros S.A.” faz faculdade para aprender a assustar, de Sérgio Rizzo
    • 2 Estudo da língua: Sílabas
    • 3 Produção de texto: Texto expositivo
    • 4 Para ler mais: O monstrinho Medonhento, de Mário Lago
    • 5 Estudo da língua: Dígrafo e encontro consonantal
    • 6 Oficina de criação: Descrição de personagem
    • 7 E por falar em... Monstros: Noticiário
    • 8 Projeto em equipe: Um sarau muito estranho...
 
  • Unidade 5 Espertezas
    • 1 Para ler: Viola no saco, de Tatiana Belinky
    • 2 Estudo da língua: Pontuação
    • 3 Para ler mais: A Onça, a Anta e o Macaco, de José Carlos Aragão
    • 4 Estudo da língua: Classificação das palavras quanto ao número de sílabas
    • 5 Produção de texto: Fábula
    • 6 E por falar em... Texto teatral: Leitura expressiva de texto teatral
    • 7 Oficina de criação: Apresentação teatral
   
  • Unidade 6 Saúde
    • 1 Para ler: Amizade de chocolate, Folhinha
    • 2 Estudo da língua: Prefixos e sufixos
    • 3 Produção de texto: Carta de leitor
    • 4 Para ler mais: Esportista, de Neusa Sorrenti
    • 5 Oficina de criação: Poema
    • 6 Estudo da língua: Classificação das palavras quanto à sílaba tônica
    • 7 E por falar em... Hábitos alimentares: Debate regrado
    • 8 Projeto em equipe: Boca saudável
 
  • Unidade 7 Diferentes povos, diferentes costumes
    • 1 Para ler: Os Inuit
    • 2 Estudo da língua: Substantivos e adjetivos
    • 3 Oficina de criação: Relato de viagem
    • 4 Para ler mais: A mãe do rio exige o pagamento da promessa, de R. Prandi
    • 5 Estudo da língua: Falando de um jeito e escrevendo de outro
    • 6 E por falar em... Tradição: Reconto oral
    • 7 Produção de texto: Reconto escrito de história oral
 
  • Unidade 8 No mundo da fantasia
    • 1 Para ler: A princesa e o grão de ervilha, de Hans Christian Andersen
    • 2 Estudo da língua: Verbos
    • 3 Para ler mais: A Terra do Nunca, de J. M. Barrie
    • 4 Estudo da língua: Pronomes
    • 5 Oficina de criação: Descrição de lugar
    • 6 Produção de texto: Conto
    • 7 E por falar em... Terra do Nunca: Contação de histórias
    • 8 Projeto em equipe: Antologia de contos
 
  • Sugestões de leitura
  • Referências bibliográficas
  • Unidade 1 Nosso mundo
    • 1 Para ler: O mito da criação da noite, Edith Lacerda
    • 2 Estudo da língua: Ditongo, tritongo e hiato
    • 3 Produção de texto: Mito
    • 4 Oficina de criação: Pintura
    • 5 Para ler mais: Jovem astrônomo, Gabriel Toscano
    • 6 Estudo da língua: Letra H inicial
    • 7 E por falar em... Astronomia: Via Láctea, Olavo Bilac
    • 8 Projeto em equipe: Gincana de astros!
 
  • Unidade 2 Alimentos
    • 1 Para ler: Pese suas escolhas, Natália Mazzoni
    • 2 Estudo da língua: Sílaba tônica: acentuação das proparoxítonas
    • 3 Produção de texto: Narrador-observador e narrador-personagem
    • 4 Oficina de criação: Poema
    • 5 Para ler mais: Pegue a lente se precisar, mas leia tudo – sempre!, Elaine Lavezzo
    • 6 Estudo da língua: Acentuação das paroxítonas
    • 7 E por falar em... Alimentação saudável
 
  • Unidade 3 Árvores
    • 1 Para ler: O sonho de Ismar, Rosane Pamplona
    • 2 Estudo da língua:
      • Substantivos
      • Terminações -ez e -eza
    • 3 Produção de texto: História com descrição
    • 4 Oficina de criação: Poema
    • 5 Para ler mais: Cajueiro pequenino, Juvenal Galeno
    • 6 Estudo da língua: Uso do dicionário
    • 7 E por falar em... Árvores:
      • O reformador da natureza,
      • Monteiro Lobato
    • 8 Projeto em equipe: Que árvore é essa?
 
  • Unidade 4 Medos
    • 1 Para ler: Abad Alfau e a caveira, Manoel de Jesús Trancoso de La Concha
    • 2 Estudo da língua: Pontuação
    • 3 Produção de texto: Conto de assombração
    • 4 Oficina de criação: Comparações no poema
    • 5 Para ler mais: Quem tem medo de quê?, Ruth Rocha
    • 6 Estudo da língua: Usos da vírgula
    • 7 E por falar em... Medos: Hora do espanto, Maria Carolina Cristianini
 
  • Unidade 5 Convivência
    • 1 Para ler: O vizinho, Ulisses Tavares
    • 2 Estudo da língua: Vocativo
    • 3 Produção de texto: Texto argumentativo
    • 4 Oficina de criação: Colagem
    • 5 Para ler mais: Anúncio institucional
    • 6 Estudo da língua: Aposto
    • 7 E por falar em... Convivência
    • 8 Projeto em equipe: Vamos ser amigos?
 
  • Unidade 6 Folclore
    • 1 Para ler: As garrafas de ouro, Angelita Faleiro
    • 2 Estudo da língua: Substantivo próprio e substantivo comum
    • 3 Substantivo simples e substantivo composto
    • 4 Produção de texto: Tangolomango, Sílvio Romero
    • 5 Oficina de criação: Jogo de provérbios
    • 6 Para ler mais: O Minhocão, Sávia Dumont
    • 7 Estudo da língua: Variedades linguísticas
    • 8 E por falar em... Folclore: Contra as bruxas, a irreverência do Saci, Francisco Luiz Noel
 
  • Unidade 7 Mentiras e fantasias
    • 1 Para ler: A roupa nova do rei, Equipe DCL
    • 2 Estudo da língua:
      • Pessoas gramaticais e pronome pessoal
      • Pronome possessivo
    • 3 Produção de texto: Narrativa
    • 4 Oficina de criação: Poemas
    • 5 Para ler mais: Eu chovo, tu choves, ele chove..., Sylvia Orthof
    • 6 Estudo da língua:
      • Sufixo -agem
      • Sufixos -oso, -osa
    • 7 E por falar em... Mentiras e fantasias
    • 8 Projeto em equipe: É hora de teatro!
 
  • Unidade 8 Outras cidades, outros países
    • 1 Para ler: Niassa – Moçambique, Página oficial de Moçambique
    • 2 Estudo da língua: Concordância verbal
    • 3 Produção de texto: Texto expositivo com base em pesquisa
    • 4 Oficina de criação: Carta
    • 5 Para ler mais: Calvin e Haroldo, Bill Watterson
    • 6 Estudo da língua: Terminações -ês e -esa
    • 7 E por falar em... Outras cidades, outros países: Peleja de Pinto com
    • Milanês, Pinto do Monteiro e Severino Milanês
 
  • Unidade 9 Aventuras e desventuras no mar
    • 1 Para ler: No Oceano Índico, Júlio Verne
    • 2 Estudo da língua: Concordância nominal
    • 3 Produção de texto: Diário de bordo
    • 4 Oficina de criação: Poema visual
    • 5 Para ler mais: Bran, o viajante do tempo, Heloisa Prieto
    • 6 Estudo da língua: Terminações -isar e -izar
    • 7 E por falar em... Aventuras e desventuras no mar: Pluft, o fantasminha, Maria Clara Machado
    • 8 Projeto em equipe: Salvar o mar já!
 
  • Sugestões de leitura
  • Referências bibliográficas
  • Unidade 1 Arte
    • 1 Para ler: Portinari, Mara Figueira
    • 2 Estudo da língua: Acentuação das proparoxítonas e das oxítonas
    • 3 Produção de texto: Autobiografia
    • 4 Oficina de criação: Colagem
    • 5 Para ler mais: Picasso, Adriana Abujamra Aith
    • 6 Estudo da língua: Polissemia
    • 7 E por falar em... Arte: Ciranda da bailarina, Edu Lobo e Chico Buarque
    • 8 Projeto em equipe: Arte no rádio
 
  • Unidade 2 Pequenos animais
    • 1 Para ler: Organização exemplar, Juliana Tiraboschi
    • 2 Estudo da língua: Pontuação: parênteses
    • 3 Produção de texto: Narrativa ficcional
    • 4 Oficina de criação: Cartaz instrucional
    • 5 Para ler mais: Os bichos da minha casa, Clarice Lispector
    • 6 Estudo da língua: Acentuação das paroxítonas
    • 7 E por falar em... Pequenos animais: Relato oral
 
  • Unidade 3 Vocações
    • 1 Para ler: O que Lelê vai ser quando crescer?, José Roberto Torero
    • 2 Estudo da língua: Concordância nominal
    • 3 Produção de texto: Letra de canção
    • 4 E por falar em... Vocações: Cantoria
    • 5 Oficina de criação: Tira
    • 6 Para ler mais: O escravo que guardou os ossos do príncipe, Reginaldo Prandi
    • 7 Estudo da língua: Concordância verbal
    • 8 Projeto em equipe: Vocês sabem o que eu faço?
 
  • Unidade 4 Nossos povos
    • 1 Para ler: A árvore da vitalidade: o guaraná, Leonardo Boff
    • 2 Estudo da língua: Tempos verbais
    • 3 E por falar em... Mito: Os meninos que viraram estrelas, Sávia Dumont
    • 4 Para ler mais: A Preta se apresenta, Heloisa Pires Lima
    • 5 Estudo da língua: Pontuação: reticências
    • 6 Produção de texto: Relato
    • 7 Oficina de criação: Árvore genealógica
 
  • Unidade 5 Esportes
    • 1 Para ler: Gol de padre, Stanislaw Ponte Preta
    • 2 Estudo da língua: Pontuação: aspas
    • 3 E por falar em... Esportes: Entrevista
    • 4 Para ler mais: A bola, Luis Fernando Verissimo
    • 5 Estudo da língua: Variação linguística
    • 6 Produção de texto: Crônica
    • 7 Oficina de criação: Folheto de propaganda
    • 8 Projeto em equipe: Um, dois e... já!
 
  • Unidade 6 Heróis e vilões
    • 1 Para ler: Guilherme Tell, Tatiana Belinky
    • 2 Estudo da língua:
      • Discurso direto e discurso indireto
      • Pronomes
    • 3 Produção de texto: Formulário
    • 4 Oficina de criação: Carteirinha de super-herói
    • 5 Para ler mais: O fantástico mistério de Feiurinha, Pedro Bandeira
    • 6 Estudo da língua: Formação de palavras
    • 7 E por falar em... Heróis e vilões: Texto dramático
 
  • Unidade 7 Viagens e transportes
    • 1 Para ler: Passage du Gois, a estrada que é engolida pelo mar todos os dias, Dalmo Hernandes
    • 2 Estudo da língua: Pontuação
    • 3 Produção de texto: Texto expositivo com base em pesquisa
    • 4 Oficina de criação: Receitas poéticas
    • 5 Para ler mais: Minhas férias!, Carlos Queiroz Telles
    • 6 Estudo da língua: Numerais
    • 7 E por falar em... Viagens e transportes: Roda de conversa
    • 8 Projeto em equipe: Todos a bordo!
 
  • Unidade 8 Energia
    • 1 Para ler: O verbete
    • 2 Estudo da língua: Acentuação dos monossílabos tônicos
    • 3 Para ler mais: Vó caiu na piscina, Carlos Drummond de Andrade
    • 4 Estudo da língua: Linguagem informal: redução de palavras / Conjunções
    • 5 Oficina de criação: Folheto
    • 6 Produção de texto: Editorial
    • 7 E por falar em... Energia: Exposição oral
 
  • Unidade 9 Planeta Terra
    • 1 Para ler: Pesquisa: 35% do plástico consumido são descartados após 20 minutos de uso, Instituto Akatu
    • 2 Estudo da língua: Modos verbais
    • 3 Produção de texto: Notícia
    • 4 E por falar em... Notícia: Jornal falado
    • 5 Oficina de criação: Cartaz
    • 6 Para ler mais: Bicho raro e estranho, Ulisses Tavares
    • 7 Estudo da língua: Verbos regulares e irregulares
    • 8 Projeto em equipe: É hora de mudar!
 
  • Sugestões de leitura
  • Referências bibliográficas

Conheça as Seções dos Livros

Material Digital do Professor

Orientações para a gestão das aulas, acompanhamento da aprendizagem e proposta de um projeto interdisciplinar.

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

Itororó Português

Itororó Português

Conheça todas as Disciplinas