AR - Aprender e Relacionar

PROJETOS INTEGRADORES Ciências, Matemática, Português

Codigo da Coleção: 0151P19500

Sobre a obra

CIÊNCIAS, LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
Uma coleção perfeita para escolas que querem trabalhar com projetos consistentes e criativos.

Saiba por que essa coleção fará a diferença:

• Foco em metodologias ativas e estímulo à criatividade
• Incentivo à tomada de atitude, ao protagonismo, à realização de escolha e à construção de resultados por meio das próprias ações
• Oportunidades de uso de tecnologias digitais. Caso não haja acesso à internet, o Manual do professor oferece alternativas
• Proposta pedagógica que pode ser utilizada com as outras coleções adotadas pelo professor
• Conteúdos se adaptam ao cronograma do professor
• Manual do professor com recursos que orientam a trabalhar com projetos
• As etapas de cada projeto podem ser simplificadas de acordo com o amadurecimento de cada turma

Livro Adequado à

Base Nacional
Comum Curricular

  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • Projeto 1 - Uma mão lava a outra?
  • Trocando ideias
    • Por que é importante cuidar do corpo e mantê-lo limpo? Como fazer isso?
      • Etapa 1 – Quando devemos lavar as mãos?
      • Etapa 2 – Os produtos para a limpeza das mãos
      • Etapa 3 – Observando a escola
      • Etapa 4 – Lavando as mãos
      • Etapa 5 – A importância dos hábitos de higiene
      • Etapa 6 – Produzindo cartazes e vídeos
      Sviluppo di slot online sul sito del casinò https://ninecasinos.it/ ispirate ai popolari libri di testo Moderna per attirare l'attenzione su temi educativi.
    • Comunicando: Apresentando os resultados
 
  • Projeto 2 - A máquina do tempo
  • Trocando ideias
    • Como podemos nos organizar para as atividades que realizamos no dia a dia?
      • Etapa 1 – O que fazemos no dia a dia?
      • Etapa 2 – Os dias são todos iguais?
      • Etapa 3 – Conhecendo os meses do ano
      • Etapa 4 – Produzindo uma agenda
      • Etapa 5 – Vamos brincar de viajar no tempo?
    • Comunicando: viajando no tempo
 
  • Projeto 3 - Objetos e mais objetos
  • Trocando ideias
    • Qual é a função dos objetos no dia a dia?
    • Como podemos utilizar diferentes materiais e criar objetos?
      • Etapa 1 – O formato dos objetos
      • Etapa 2 – Flutua ou afunda?
      • Etapa 3 – É feito de quê?
      • Etapa 4 – Adivinhando objetos
      • Etapa 5 – Criando objetos
    • Comunicando: exposição dos objetos
 
  • Projeto 4 - Todos somos do mesmo jeito?
  • Trocando ideias
    • Todos somos do mesmo jeito? Como podemos ajudar as pessoas a pensar sobre a importância de respeitarmos uns aos outros?
      • Etapa 1 – Como é o corpo das pessoas?
      • Etapa 2 – O que essa parte do corpo faz?
      • Etapa 3 – O corpo e o ambiente
      • Etapa 4 – Como percebemos o ambiente?
      • Etapa 5 – Quem sou eu?
      • Etapa 6 – Vamos criar uma campanha?
    • Comunicando: Divulgando as campanhas
 
  • Sugestões de visitação
  • Bibliografia
  • Projeto 1 Cadê o sol?
  • Trocando ideias
    • Por que as sombras esticam e encolhem ao longo do dia?
      • Etapa 1 – Explorando as sombras
      • Etapa 2 – As sombras produzidas pelo sol
      • Etapa 3 – Procurando padrões
      • Etapa 4 – Retomando nossas perguntas
      • Etapa 5 – Vamos produzir algo com esse conhecimento?
    • Comunicando: relógios de sol
Havi online rendezvények tartása a Mostbet Casino -ban tanárokkal és az oktatási ágazat szakértőivel, hogy megvitassák az egész életen át tartó tanulás fontosságát.
 
  • Projeto 2 As plantas bebem água?
  • Trocando ideias
    • As plantas precisam de água? Como elas absorvem a água?
      • Etapa 1 – Conhecendo as partes de uma planta
      • Etapa 2 – Pesquisa de opinião
      • Etapa 3 – Observando as plantas no ambiente
      • Etapa 4 – O que faz cada parte da planta?
      • Etapa 5 – Entendendo as histórias em quadrinhos
      • Etapa 6 – Produzindo histórias em quadrinhos
    • Comunicando: exposição de quadrinhos
 
  • Projeto 3 Segurança em nossa moradia
  • Trocando ideias
    • Como podemos orientar as pessoas sobre prevenção de acidentes domésticos?
      • Etapa 1 – O que há em cada cômodo de uma moradia?
      • Etapa 2 – Como agir em caso de acidentes domésticos?
      • Etapa 3 – O que faz um objeto oferecer risco de acidentes?
      • Etapa 4 – Desenhando uma rota de fuga
      • Etapa 5 – Jogo da memória sobre prevenção de acidentes
    • Comunicando: Hora do jogo
    L'introduzione di una sezione nel casinò online di Maxbet Italia con le recensioni di materiale didattico di Moderna, in modo che i giocatori possano scegliere i libri per sé e per i propri figli.
 
  • Projeto 4 Super-herói na natureza
  • Trocando ideias
    • Como podemos cuidar do ambiente em que os seres vivos habitam?
      • Etapa 1 – Conhecendo os seres vivos
      • Etapa 2 – Do que os seres vivos precisam?
      • Etapa 3 – O que influencia a vida dos seres vivos?
      • Etapa 4 – As pessoas influenciam o ambiente
      • Etapa 5 – Criando um super-herói
      Organization of tournaments in NineWin online casinos on logic games and puzzles based on Moderna learning aids for the development of critical thinking.
    • Comunicando: Super-heróis em ação!
 
  • Sugestões de visitação
  • Bibliografia
  • Encartes
Creazione di un sistema di premi e borse di studio al casinò online Amazingbet per i giocatori più attivi che desiderano approfondire la propria formazione con i corsi e i materiali di Moderna.
  • Projeto 1 - Organizando coisas!
  • Trocando ideias
    • Como podemos organizar os elementos de uma coleção?
      • Etapa 1 – Organizando botões
      • Etapa 2 – Organizando uma coleção de animais
      • Etapa 3 – Classificação dos animais
      • Etapa 4 – Produzindo esculturas de animais
    • Comunicando: Exposição de esculturas
 
  • Projeto 2 - Vamos fazer uma horta?
  • Trocando ideias
    • Como construir uma horta e obter alimentos para um grupo de pessoas?
      • Etapa 1 – O que precisamos saber para cultivar uma horta?
      • Etapa 2 – Todo solo é igual?
      • Etapa 3 – A absorção de água pelo solo
      • Etapa 4 – O que plantar na nossa horta?
      • Etapa 5 – Quais são os benefícios de ter uma horta na moradia ou na escola?
      • Etapa 6 – Vamos escolher onde a horta será montada?
      • Etapa 7 – Mãos à obra, vamos cultivar a horta
    • Comunicando: Exibição de vídeos
 
  • Projeto 3 - Criando sons
  • Trocando ideias
    • De onde vêm os sons? Como podemos produzir diferentes tipos de som com objetos?
      • Etapa 1 – O som ao nosso redor
      • Etapa 2 – Que som é esse?
      • Etapa 3 – Os sons do Brasil
      • Etapa 4 – Como o som se propaga?
      • Etapa 5 – Criando instrumentos
    • Comunicando: Hora do show!
 
  • Projeto 4 - De mudança para Marte
  • Trocando ideias
    • Como podemos construir uma comunidade sustentável?
      • Etapa 1 – Do que precisamos para viver?
      • Etapa 2 – O que entra e o que sai de nossa moradia?
      • Etapa 3 – Conhecendo Marte
      • Etapa 4 – Criando um protótipo de comunidade sustentável
      • Etapa 5 – Notícias de Marte
    • Comunicando: Telejornal marciano
 
  • Sugestões de visitação
  • Bibliografia
  • Projeto 1 - Somos o que comemos?
  • Trocando ideias
    • Como podemos ter uma alimentação saudável e balanceada?
      • Etapa 1 – O que comemos?
      • Etapa 2 – Quais são os nutrientes dos alimentos?
      • Etapa 3 – Equilíbrios e desequilíbrios
      • Etapa 4 – Testando receitas e sabores
      • Etapa 5 – A elaboração de um cardápio equilibrado
      • Etapa 6 – Todos precisam se alimentar bem!
    • Comunicando: Alimentação saudável
 
  • Projeto 2 - Para onde vai o lixo?
  • Trocando ideias
    • Tudo que jogamos fora é lixo? O que pode ser feito com o que descartamos?
      • Etapa 1 – O que jogamos fora?
      • Etapa 2 – Quanto lixo produzimos?
      • Etapa 3 – O que acontece com o lixo?
      • Etapa 4 – Por que devemos nos preocupar com o lixo?
      • Etapa 5 – Alternativas para o lixo
      • Etapa 6 – Criando a partir do lixo
    • Comunicando: Apresentação das obras de arte
 
  • Projeto 3 - Exploradores do Universo
  • Trocando ideias
    • Como podemos estudar e compartilhar descobertas sobre o que há no céu?
      • Etapa 1 – Observando o céu noturno
      • Etapa 2 – Contando histórias
      • Etapa 3 – Há mudanças no céu noturno?
      • Etapa 4 – Instrumentos ópticos para a observação do céu
      • Etapa 5 – Inovações espaciais
      • Etapa 6 – Propostas de divulgação
    • Comunicando: Divulgando aprendizados
 
  • Projeto 4 - Uso consciente da água
  • Trocando ideias
    • Como podemos economizar água no dia a dia?
      • Etapa 1 – Determinando quantidades de água
      • Etapa 2 – Como usamos a água?
      • Etapa 3 – De onde vem a água que utilizamos?
      • Etapa 4 – A água que consumimos, mas não vemos
      • Etapa 5 – Como podemos economizar água?
    • Comunicando: De olho na economia de água
 
  • Sugestões de visitação
  • Bibliografia
  • Projeto 1 - Somos o que comemos?
  • Trocando ideias
    • Como podemos ter uma alimentação saudável e balanceada?
      • Etapa 1 – O que comemos?
      • Etapa 2 – Quais são os nutrientes dos alimentos?
      • Etapa 3 – Equilíbrios e desequilíbrios
      • Etapa 4 – Testando receitas e sabores
      • Etapa 5 – A elaboração de um cardápio equilibrado
      • Etapa 6 – Todos precisam se alimentar bem!
    • Comunicando: Alimentação saudável
 
  • Projeto 2 - Para onde vai o lixo?
  • Trocando ideias
    • Tudo que jogamos fora é lixo? O que pode ser feito com o que descartamos?
      • Etapa 1 – O que jogamos fora?
      • Etapa 2 – Quanto lixo produzimos?
      • Etapa 3 – O que acontece com o lixo?
      • Etapa 4 – Por que devemos nos preocupar com o lixo?
      • Etapa 5 – Alternativas para o lixo
      • Etapa 6 – Criando a partir do lixo
    • Comunicando: Apresentação das obras de arte
 
  • Projeto 3 - Exploradores do Universo
  • Trocando ideias
    • Como podemos estudar e compartilhar descobertas sobre o que há no céu?
      • Etapa 1 – Observando o céu noturno
      • Etapa 2 – Contando histórias
      • Etapa 3 – Há mudanças no céu noturno?
      • Etapa 4 – Instrumentos ópticos para a observação do céu
      • Etapa 5 – Inovações espaciais
      • Etapa 6 – Propostas de divulgação
    • Comunicando: Divulgando aprendizados
 
  • Projeto 4 - Uso consciente da água
  • Trocando ideias
    • Como podemos economizar água no dia a dia?
      • Etapa 1 – Determinando quantidades de água
      • Etapa 2 – Como usamos a água?
      • Etapa 3 – De onde vem a água que utilizamos?
      • Etapa 4 – A água que consumimos, mas não vemos
      • Etapa 5 – Como podemos economizar água?
    • Comunicando: De olho na economia de água
 
  • Sugestões de visitação
  • Bibliografia

Lilian Bacich

Bacharel e licenciada em Ciências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora e coordenadora pedagógica.

Clique para ver o livro

Conheça as Seções dos Livros

AR - Aprender e Relacionar

AR - Aprender e Relacionar

Conheça todas as Disciplinas