Buriti Mais
Interdisciplinar Ciências, Geografia, História
Sobre a obra
Abordagem enxuta e descomplicada para o trabalho com fenômenos naturais e sociais.
Saiba por que essa coleção fará a diferença:
• Unidades temáticas articulam Ciências, História e Geografia de forma fluida
• Apresentação objetiva dos conteúdos
• Valorização de temas contemporâneos como educação para o trânsito, respeito ao idoso, vida familiar e social, educação financeira, trabalho, ciência e tecnologia, educação alimentar, diversidade cultural
• Seção Investigar o assunto estimula a alfabetização científica
• Atividades práticas da seção Vamos fazer estimulam a curiosidade e o raciocínio científico
• Seção Para ler e escrever melhor contribui para a alfabetização nos anos iniciais, enquanto nos anos finais favorece o desenvolvimento da fluência na escrita
Livro Adequado à
Base Nacional
Comum Curricular
- 1º ano
- 2º ano
- 3º ano
- 4º ano
- 5º ano
- Unidade 1 – Quem é você
- Investigar o assunto: como eu sou
- Capítulo 1. Tudo tem nome
- Vamos fazer: varal das minhas memórias
- O mundo que queremos: o respeito a todas as crianças
- Capítulo 2. Conhecendo o corpo
- Vamos fazer: quadro de texturas
- Painel multicultural: crianças e brincadeiras pelo mundo
- Unidade 2 – A família
- Investigar o assunto: como eu sou
- Capítulo 1. Tudo tem nome
- Vamos fazer: varal das minhas memórias
- O mundo que queremos: o respeito a todas as crianças
- Capítulo 2. Conhecendo o corpo
- Vamos fazer: quadro de texturas
- Painel multicultural: crianças e brincadeiras pelo mundo
- Unidade 3 – Lugar de morar
- Investigar o assunto: como é a sua moradia?
- Capítulo 1. Os ambientes da moradia
- Vamos fazer: representando um cômodo da moradia
- Capítulo 2. Cuidados com a moradia
- O mundo que queremos: evitando o desperdício de água
- Capítulo 3. As moradias não são iguais
- Vamos fazer: os profissionais da construção
- Painel multicultural: lugares diferentes, moradias diferentes
- Unidade 4 – Lugar de estudar
- Investigar o assunto: como é a sua escola?
- Capítulo 1. Os ambientes da escola
- Vamos fazer: a história da minha escola
- Capítulo 2. Quem faz parte da escola?
- Vamos fazer: o trabalho na escola
- Capítulo 3. De que são feitos os objetos escolares
- O mundo que queremos: o plástico nos brinquedos
- Capítulo 4. A rotina na escola
- Painel multicultural: merendas no mundo
- Sugestões de leitura
- Glossário
- Bibliografia
- Recortes
- Unidade 1 - um dia depois do outro
- Investigar o assunto: sombras durante o dia
- Capítulo 1. O dia e a noite
- Vamos fazer: testando o aquecimento pelo sol
- Para ler e escrever melhor: um dia na vida de antônio
- Capítulo 2. Formas de perceber a passagem do tempo
- Vamos fazer: crescimento do alpiste
- Vamos fazer: quanto eu cresci?
- mundo que queremos: vamos doar!
- Painel multicultural: relógios pelo brasil
- Unidade 2 – No ambiente tudo acontece
- Investigar o assunto: observação de campo
- Capítulo 1. O que há no ambiente
- Vamos fazer: as plantas e a luz
- mundo que queremos: o conhecimento das plantas
- Capítulo 2. Os seres humanos e o ambiente
- Para ler e escrever melhor: o seringueiro
- Painel multicultural: o ambiente nas obras de arte
- Unidade 3 – A vida no bairro
- Investigar o assunto: passeio pelo bairro
- Capítulo 1. Bairro: lugar de convivência
- Vamos fazer: a maquete do bairro
- Para ler e escrever melhor: receita de polenta
- Capítulo 2. Profissionais do bairro
- Vamos fazer: os serviços públicos no bairro
- Capítulo 3. O vai e vem no bairro
- mundo que queremos: vá de bicicleta!
- Painel multicultural: bairros no brasil
- Unidade 4 - Os objetos do dia a dia
- Investigar o assunto: faça seu boneco
- Capítulo 1. Diferentes materiais
- Vamos fazer: flutua ou afunda?
- mundo que queremos: prevenindo acidentes domésticos
- Capítulo 2. Conhecendo os objetos
- Vamos fazer: os objetos que têm história
- Para ler e escrever melhor: o museu afro-brasileiro
- Painel multicultural: artesanato brasileiro
- Sugestões de leitura
- Glossário
- Bibliografia
- Recortes
- Unidade 1 - O céu e o planeta Terra
- Investigar o assunto: Observação do céu
- Capítulo 1. Observando o céu
- Para ler e escrever melhor: O astrônomo
- Capítulo 2. Conhecendo o planeta Terra
- O mundo que queremos: A água é um direito de todos
- Capítulo 3. Representando o planeta Terra
- Vamos fazer: Globo terrestre
- Vamos fazer: Fazendo um mapa
- Painel multicultural: O dia e a noite nas obras de arte
- Unidade 2 - As paisagens da superfície terrestre
- Investigar o assunto: Fotografia mental
- Capítulo 1. A paisagem
- Vamos fazer: Planos da paisagem
- Capítulo 2. As paisagens são transformadas
- Vamos fazer: Folhetos dos patrimônios naturais e culturais
- Para ler e escrever melhor: Casa de José de Alencar
- Capítulo 3. Paisagens diferentes, modos de vida diferentes
- Vamos fazer: Chocalhos e sons
- O mundo que queremos: Viva a diversidade!
- Painel multicultural: Festas e danças tradicionais do Brasil
- Unidade 3 - A vida no campo
- Investigar o assunto: Horta suspensa
- Capítulo 1. Cultivando o solo
- Vamos fazer: Observação do solo
- Capítulo 2. Criando animais
- O mundo que queremos: Animais domésticos e silvestres
- Capítulo 3. Extraindo matérias-primas
- Capítulo 4. Problemas ambientais no campo
- Vamos fazer: Os animais em extinção
- Para ler e escrever melhor: Fertilizantes e agrotóxicos contaminam rios
- Painel multicultural: Frutas do Brasil
- Unidade 4 - A vida na cidade
- Investigar o assunto: Registros de memória
- Capítulo 1. Vivendo na cidade
- Vamos fazer: Os nomes das ruas
- O mundo que queremos: Diferentes pontos de vista
- Capítulo 2. Os espaços da cidade
- Vamos fazer: A luz e os materiais
- Capítulo 3. O trabalho na cidade
- Capítulo 4. Os problemas ambientais na cidade
- Vamos fazer: Será que o ar da nossa cidade é poluído?
- Para ler e escrever melhor: Abaixe o volume!
- Painel multicultural: Áreas verdes na cidade
- Sugestões de leitura
- Glossário
- Bibliografia
- Recortes
- Unidade 1 - O ambiente e os seres humanos
- Investigar o assunto: Vestígios da existência de seres vivos
- Capítulo 1. O ambiente
- O mundo que queremos: É preciso preservar os rios
- Vamos fazer: Jogo da cadeia alimentar
- Capítulo 2. Os vestígios das atividades humanas
- Para ler e escrever melhor: Fontes materiais e imateriais
- Painel multicultural: Museus pelo mundo
- Unidade 2 - O comércio e as rotas
- Investigar o assunto: De onde vêm os alimentos que você consome?
- Capítulo 1. As primeiras cidades e civilizações
- Para ler e escrever melhor: O ferro e a produção de objetos
- Capítulo 2. O comércio europeu
- O mundo que queremos: As especiarias pelo mundo
- Vamos fazer: Um gnômon
- Painel multicultural: A cultura portuguesa pelo mundo
- Unidade 3 - O território brasileiro
- Investigar o assunto: Conhecendo seu município
- Capítulo 1. A formação do território brasileiro
- O mundo que queremos: Microrganismos na produção de medicamentos
- Vamos fazer: Misturas com açúcar
- Capítulo 2. A organização do território brasileiro
- Para ler e escrever melhor: As divisões regionais do Brasil
- Vamos fazer: Eleição na sala de aula
- Painel multicultural: Pontos turísticos no Brasil
- Unidade 4 - A cultura e a identidade brasileira
- Investigar o assunto: Histórias de imigrantes
- Capítulo 1. A formação da população brasileira
- O mundo que queremos: Minha vida no Brasil
- Capítulo 2. Diversidade cultural brasileira
- Para ler e escrever melhor: Receita de pão
- Vamos fazer: Transformação do leite
- Painel multicultural: Cidades de imigrantes
- Sugestões de leitura
- Glossário
- Bibliografia
- Recortes
- Unidade 1 - Astronomia e calendários
- Investigar o assunto: O ser humano e a exploração espacial
- Capítulo 1. O universo
- Vamos fazer: Construção de uma luneta
- Para ler e escrever melhor: Características dos planetas Terra e Júpiter
- Capítulo 2. O planeta Terra
- Vamos fazer: Simulação dos dias e das noites
- O mundo que queremos: O olhar do indígena sob o céu brasileiro
- Painel multicultural: Observatórios astronômicos pelo mundo
- Unidade 2 - A cidade e a cidadania
- Investigar o assunto: Palavras de origem latina e grega
- Capítulo 1. A civilização grega
- Para ler e escrever melhor: Atenas
- Vamos fazer: Ações de cidadania
- Capítulo 2. As cidades de hoje
- O mundo que queremos: O direito das crianças à cidade
- Painel multicultural: Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade
- Unidade 3 - A alimentação e o corpo humano
- Investigar o assunto: De olho nas embalagens dos alimentos
- Capítulo 1. De onde vêm os alimentos
- Vamos fazer: Montando cardápios
- O mundo que queremos: No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos...
- Capítulo 2. O funcionamento do corpo
- Vamos fazer: Construção de um estetoscópio
- Capítulo 3. A população
- Vamos fazer: Censo da sala de aula
- Para ler e escrever melhor: Os direitos das mulheres no Brasil
- Painel multicultural: Exposições sobre o corpo humano
- Unidade 4 - A água, o lixo e a tecnologia
- Investigar o assunto: O uso e o desperdício de água
- Capítulo 1. Os usos da água
- Vamos fazer: Simulação de chuva
- Para ler e escrever melhor: O desmatamento e a extinção das espécies
- O mundo que queremos: Evitar o desperdício de energia elétrica
- Capítulo 2. O abastecimento de água e o lixo
- Vamos fazer: Conheça o próprio lixo
- Capítulo 3. A tecnologia
- Painel multicultural: O lixo em obras de arte
- Sugestões de leitura
- Glossário
- Bibliografia
- Recortes
Conheça as Seções dos Livros
Material Digital do Professor
Orientações para a gestão das aulas, acompanhamento da aprendizagem e proposta de um projeto interdisciplinar.
Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.
Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.
Alimentação saudável
1º Ano
Uma atividade que mostra a diferença entre uma alimentação saudável e uma alimentação baseada em alimentos processados.
VisualizarPaisagens da superfície terrestre
3º Ano
Ao modificar uma paisagem, o homem pode transformá-la, também, em paisagem cultural. Nessa atividade, vamos identificar as características e os tipos de paisagens.
Visualizar