Buriti Mais

Interdisciplinar Ciências, Geografia, História

Codigo da Coleção: 0158P19363

Sobre a obra

Abordagem enxuta e descomplicada para o trabalho com fenômenos naturais e sociais.

Saiba por que essa coleção fará a diferença:

• Unidades temáticas articulam Ciências, História e Geografia de forma fluida
• Apresentação objetiva dos conteúdos
• Valorização de temas contemporâneos como educação para o trânsito, respeito ao idoso, vida familiar e social, educação financeira, trabalho, ciência e tecnologia, educação alimentar, diversidade cultural
• Seção Investigar o assunto estimula a alfabetização científica
• Atividades práticas da seção Vamos fazer estimulam a curiosidade e o raciocínio científico
• Seção Para ler e escrever melhor contribui para a alfabetização nos anos iniciais, enquanto nos anos finais favorece o desenvolvimento da fluência na escrita

Livro Adequado à

Base Nacional
Comum Curricular

  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • Unidade 1 – Quem é você
    • Investigar o assunto: como eu sou
    • Capítulo 1. Tudo tem nome
      • Vamos fazer: varal das minhas memórias
    • O mundo que queremos: o respeito a todas as crianças
    • Capítulo 2. Conhecendo o corpo
      • Vamos fazer: quadro de texturas
      • Painel multicultural: crianças e brincadeiras pelo mundo
 
  • Unidade 2 – A família
    • Investigar o assunto: como eu sou
    • Capítulo 1. Tudo tem nome
      • Vamos fazer: varal das minhas memórias
    • O mundo que queremos: o respeito a todas as crianças
    • Capítulo 2. Conhecendo o corpo
      • Vamos fazer: quadro de texturas
      • Painel multicultural: crianças e brincadeiras pelo mundo
 
  • Unidade 3 – Lugar de morar
    • Investigar o assunto: como é a sua moradia?
    • Capítulo 1. Os ambientes da moradia
      • Vamos fazer: representando um cômodo da moradia
    • Capítulo 2. Cuidados com a moradia
    • O mundo que queremos: evitando o desperdício de água
    • Capítulo 3. As moradias não são iguais
      • Vamos fazer: os profissionais da construção
      • Painel multicultural: lugares diferentes, moradias diferentes
 
  • Unidade 4 – Lugar de estudar
    • Investigar o assunto: como é a sua escola?
    • Capítulo 1. Os ambientes da escola
      • Vamos fazer: a história da minha escola
    • Capítulo 2. Quem faz parte da escola?
      • Vamos fazer: o trabalho na escola
    • Capítulo 3. De que são feitos os objetos escolares
    • O mundo que queremos: o plástico nos brinquedos
    • Capítulo 4. A rotina na escola
    • Painel multicultural: merendas no mundo
 
  • Sugestões de leitura
  • Glossário
  • Bibliografia
  • Recortes
  • Unidade 1 - um dia depois do outro
    • Investigar o assunto: sombras durante o dia
    • Capítulo 1. O dia e a noite
      • Vamos fazer: testando o aquecimento pelo sol
      • Para ler e escrever melhor: um dia na vida de antônio
    • Capítulo 2. Formas de perceber a passagem do tempo
      • Vamos fazer: crescimento do alpiste
      • Vamos fazer: quanto eu cresci?
    • mundo que queremos: vamos doar!
    • Painel multicultural: relógios pelo brasil
 
  • Unidade 2 – No ambiente tudo acontece
    • Investigar o assunto: observação de campo
    • Capítulo 1. O que há no ambiente
      • Vamos fazer: as plantas e a luz
    • mundo que queremos: o conhecimento das plantas
    • Capítulo 2. Os seres humanos e o ambiente
      • Para ler e escrever melhor: o seringueiro
      • Painel multicultural: o ambiente nas obras de arte
 
  • Unidade 3 – A vida no bairro
    • Investigar o assunto: passeio pelo bairro
    • Capítulo 1. Bairro: lugar de convivência
      • Vamos fazer: a maquete do bairro
      • Para ler e escrever melhor: receita de polenta
    • Capítulo 2. Profissionais do bairro
      • Vamos fazer: os serviços públicos no bairro
    • Capítulo 3. O vai e vem no bairro
    • mundo que queremos: vá de bicicleta!
      • Painel multicultural: bairros no brasil
 
  • Unidade 4 - Os objetos do dia a dia
    • Investigar o assunto: faça seu boneco
    • Capítulo 1. Diferentes materiais
      • Vamos fazer: flutua ou afunda?
    • mundo que queremos: prevenindo acidentes domésticos
    • Capítulo 2. Conhecendo os objetos
      • Vamos fazer: os objetos que têm história
      • Para ler e escrever melhor: o museu afro-brasileiro
      • Painel multicultural: artesanato brasileiro
 
  • Sugestões de leitura
 
  • Glossário
 
  • Bibliografia
 
  • Recortes
  • Unidade 1 - O céu e o planeta Terra
    • Investigar o assunto: Observação do céu
    • Capítulo 1. Observando o céu
      • Para ler e escrever melhor: O astrônomo
    • Capítulo 2. Conhecendo o planeta Terra
      • O mundo que queremos: A água é um direito de todos
    • Capítulo 3. Representando o planeta Terra
    • Vamos fazer: Globo terrestre
    • Vamos fazer: Fazendo um mapa
    • Painel multicultural: O dia e a noite nas obras de arte
 
  • Unidade 2 - As paisagens da superfície terrestre
    • Investigar o assunto: Fotografia mental
    • Capítulo 1. A paisagem
      • Vamos fazer: Planos da paisagem
    • Capítulo 2. As paisagens são transformadas
      • Vamos fazer: Folhetos dos patrimônios naturais e culturais
      • Para ler e escrever melhor: Casa de José de Alencar
    • Capítulo 3. Paisagens diferentes, modos de vida diferentes
    • Vamos fazer: Chocalhos e sons
    • O mundo que queremos: Viva a diversidade!
    • Painel multicultural: Festas e danças tradicionais do Brasil
   
  • Unidade 3 - A vida no campo
    • Investigar o assunto: Horta suspensa
    • Capítulo 1. Cultivando o solo
      • Vamos fazer: Observação do solo
    • Capítulo 2. Criando animais
      • O mundo que queremos: Animais domésticos e silvestres
    • Capítulo 3. Extraindo matérias-primas
    • Capítulo 4. Problemas ambientais no campo
      • Vamos fazer: Os animais em extinção
      • Para ler e escrever melhor: Fertilizantes e agrotóxicos contaminam rios
    • Painel multicultural: Frutas do Brasil
   
  • Unidade 4 - A vida na cidade
    • Investigar o assunto: Registros de memória
    • Capítulo 1. Vivendo na cidade
      • Vamos fazer: Os nomes das ruas
      • O mundo que queremos: Diferentes pontos de vista
    • Capítulo 2. Os espaços da cidade
    • Vamos fazer: A luz e os materiais
      • Capítulo 3. O trabalho na cidade
    • Capítulo 4. Os problemas ambientais na cidade
      • Vamos fazer: Será que o ar da nossa cidade é poluído?
      • Para ler e escrever melhor: Abaixe o volume!
    • Painel multicultural: Áreas verdes na cidade
 
  • Sugestões de leitura
  • Glossário
  • Bibliografia
  • Recortes
  • Unidade 1 - O ambiente e os seres humanos
    • Investigar o assunto: Vestígios da existência de seres vivos
    • Capítulo 1. O ambiente
      • O mundo que queremos: É preciso preservar os rios
      • Vamos fazer: Jogo da cadeia alimentar
    • Capítulo 2. Os vestígios das atividades humanas
      • Para ler e escrever melhor: Fontes materiais e imateriais
    • Painel multicultural: Museus pelo mundo
 
  • Unidade 2 - O comércio e as rotas
    • Investigar o assunto: De onde vêm os alimentos que você consome?
    • Capítulo 1. As primeiras cidades e civilizações
      • Para ler e escrever melhor: O ferro e a produção de objetos
    • Capítulo 2. O comércio europeu
      • O mundo que queremos: As especiarias pelo mundo
      • Vamos fazer: Um gnômon
    • Painel multicultural: A cultura portuguesa pelo mundo
 
  • Unidade 3 - O território brasileiro
    • Investigar o assunto: Conhecendo seu município
    • Capítulo 1. A formação do território brasileiro
      • O mundo que queremos: Microrganismos na produção de medicamentos
      • Vamos fazer: Misturas com açúcar
    • Capítulo 2. A organização do território brasileiro
      • Para ler e escrever melhor: As divisões regionais do Brasil
      • Vamos fazer: Eleição na sala de aula
    • Painel multicultural: Pontos turísticos no Brasil
   
  • Unidade 4 - A cultura e a identidade brasileira
    • Investigar o assunto: Histórias de imigrantes
    • Capítulo 1. A formação da população brasileira
      • O mundo que queremos: Minha vida no Brasil
    • Capítulo 2. Diversidade cultural brasileira
      • Para ler e escrever melhor: Receita de pão
      • Vamos fazer: Transformação do leite
    • Painel multicultural: Cidades de imigrantes
 
  • Sugestões de leitura
  • Glossário
  • Bibliografia
  • Recortes
  • Unidade 1 - Astronomia e calendários
    • Investigar o assunto: O ser humano e a exploração espacial
    • Capítulo 1. O universo
      • Vamos fazer: Construção de uma luneta
      • Para ler e escrever melhor: Características dos planetas Terra e Júpiter
    • Capítulo 2. O planeta Terra
      • Vamos fazer: Simulação dos dias e das noites
      • O mundo que queremos: O olhar do indígena sob o céu brasileiro
    • Painel multicultural: Observatórios astronômicos pelo mundo
 
  • Unidade 2 - A cidade e a cidadania
    • Investigar o assunto: Palavras de origem latina e grega
  • Capítulo 1. A civilização grega
    • Para ler e escrever melhor: Atenas
    • Vamos fazer: Ações de cidadania
  • Capítulo 2. As cidades de hoje
    • O mundo que queremos: O direito das crianças à cidade
    • Painel multicultural: Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade
   
  • Unidade 3 - A alimentação e o corpo humano
    • Investigar o assunto: De olho nas embalagens dos alimentos
    • Capítulo 1. De onde vêm os alimentos
      • Vamos fazer: Montando cardápios
      • O mundo que queremos: No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos...
    • Capítulo 2. O funcionamento do corpo
      • Vamos fazer: Construção de um estetoscópio
    • Capítulo 3. A população
      • Vamos fazer: Censo da sala de aula
      • Para ler e escrever melhor: Os direitos das mulheres no Brasil
    • Painel multicultural: Exposições sobre o corpo humano
 
  • Unidade 4 - A água, o lixo e a tecnologia
    • Investigar o assunto: O uso e o desperdício de água
    • Capítulo 1. Os usos da água
      • Vamos fazer: Simulação de chuva
      • Para ler e escrever melhor: O desmatamento e a extinção das espécies
      • O mundo que queremos: Evitar o desperdício de energia elétrica
    • Capítulo 2. O abastecimento de água e o lixo
      • Vamos fazer: Conheça o próprio lixo
    • Capítulo 3. A tecnologia
    • Painel multicultural: O lixo em obras de arte
 
  • Sugestões de leitura
  • Glossário
  • Bibliografia
  • Recortes

Conheça as Seções dos Livros

Material Digital do Professor

Orientações para a gestão das aulas, acompanhamento da aprendizagem e proposta de um projeto interdisciplinar.

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

MATERIAL-DIGITAL-INFANTIL-220x225 Alimentação saudável    - PNLD 2019 - BNCC - Editora Moderna
Alimentação saudável
1º Ano

Uma atividade que mostra a diferença entre uma alimentação saudável e uma alimentação baseada em alimentos processados.

Visualizar
MATERIAL-DIGITAL-INFANTIL-220x225 Paisagens da superfície terrestre    - PNLD 2019 - BNCC - Editora Moderna
Paisagens da superfície terrestre
3º Ano

Ao modificar uma paisagem, o homem pode transformá-la, também, em paisagem cultural. Nessa atividade, vamos identificar as características e os tipos de paisagens.

Visualizar

Buriti Mais

Conheça todas as Disciplinas