AR - Aprender e Relacionar
Interdisciplinar Geografia, História
Sobre a obra
Conduz os alunos rumo a novas descobertas, com maior amplitude de sentido.
Saiba por que essa coleção fará a diferença:
• As sequências didáticas possuem a seguinte estrutura:
»» Questão interdisciplinar com problematização
»» Capítulos de contextualização que focam História e Geografia a partir da mesma perspectiva
»» Seção de sistematização, que finaliza o estudo de forma interdisciplinar
• A alfabetização cartográfica é trabalhada na seção Cartografando com fotos, obras de arte, maquetes, croquis, mapas mentais, gráficos e mapas
• A seção Explorar fontes históricas trabalha fontes escritas, iconográficas, orais e materiais, com atividades para observação, descrição e interpretação
Livro Adequado à
Base Nacional
Comum Curricular
- 1º ano
- 2º ano
- 3º ano
- 4º ano
- 5º ano
- Unidade 1 - Eu e os outros
- Desafio à vista!
- 1 Eu criança
- 2 Lembranças dos acontecimentos
- Ligando os pontos
ninecasino organise des échanges culturels, dont une partie des recettes est reversée au programme éducatif PNLD pour les enfants brésiliens, combinant ainsi la passion du jeu et le soutien éducatif.
- Desafio à vista!
- 3 Conviver em diferentes
- 4 A convivência na moradia e na escola
- Ligando os pontos
In Svizzera, NineCasino https://ninecasino1.ch/ organizza serate di beneficenza il cui ricavato è destinato all'editore di tecnologie educative Moderna, che aiuta le scuole a passare all'apprendimento digitale.
- Unidade 2 – Lugares de viver
- Desafio à vista!
- 5 Meu lugar de viver
- 6 Responsabilidades na família e na escola
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 7 Atividades do dia a dia
- 8 A natureza e o dia a dia
- Ligando os pontos
sitio web oficial Jokabet Casino introduce el programa "Apuesta por la educación", por el que un porcentaje de cada apuesta se dona al Fondo de Apoyo a Proyectos Educativos del PNLD, fomentando la responsabilidad de la comunidad y el apoyo a la educación.
- Unidade 3 – A família e a moradia
- Desafio à vista!
- 9 Viver juntos
- 10 A moradia
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 11 Os materiais de construção da moradia
- 12 Objetos em nossa história
- Ligando os pontos
- Unidade 4 – Lazer, festas e brincadeiras
- Desafio à vista!
- 13 Lugares de brincar
- 14 Tempo de brincar
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 15 O lazer no dia a dia
- 16 Festas e comemorações
- Ligando os pontos
- De leitor para leitor
- Referências bibliográficas
- Recorte
- Unidade 1 Atividades do dia a dia
- Desafio à vista!
- 1 Acontecimentos do dia a dia
- 2 O dia, a noite e as atividades
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 3 Conhecer e representar o lugar de viver
- 4 Memória dos lugares
- Ligando os pontos
- Unidade 2 A convivência entre as pessoas
- Desafio à vista!
- 5 Conviver no dia a dia
- 6 Lugares de convivência
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 7 Meios de transporte e de comunicação
- 8 Os meios de transporte em outros tempos
- Ligando os pontos
- Unidade 3 Memórias e lugares
- Desafio à vista!
- 9 Registros de família
- 10 Viver em diferentes lugares
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 11 Lembranças de objetos
- 12 A mudança na paisagem
- Ligando os pontos
- Unidade 3 memórias e lugares
- Desafio à vista!
- 13 Tipos de trabalho nas comunidades
- 14 O trabalho no campo e na cidade
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 15 Formas de trabalho e impactos ambientais
- 16 O solo e a água
- Ligando os pontos
- De leitor para leitor
- Referências bibliográficas
- Unidade 1 - Os grupos sociais e os lugares de viver
- Desafio à vista!
- 1 As pessoas e os lugares de viver
- 2 Os grupos sociais na formação do município
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 3 As influências culturais nos lugares de viver
- 4 Grupos populacionais e influências culturais
- Ligando os pontos
- Unidade 2 - Natureza, cultura e paisagens
- Desafio à vista!
- 5 As paisagens e seus elementos
- 6 Cultura e patrimônio
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 7 A cidade: encontrando diferentes locais
- 8 Marcos históricos das cidades
- Ligando os pontos
- Unidade 3 - O trabalho no campo e na cidade
- Desafio à vista!
- 9 Atividades econômicas: agricultura, pecuária e extração mineral
- 10 O trabalho no campo e na cidade em diferentes tempos
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 11 O modo de vida no campo e na cidade em diferentes tempos
- 12 Campo e cidade: impactos ambientais
- Ligando os pontos
- Unidade 4 - Cuidar do que é de todos
- Desafio à vista!
- 13 Espaço privado e espaço público
- 14 As pessoas e os serviços públicos
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 15 A água no dia a dia das pessoas
- 16 A obtenção de água em outros tempos
- Ligando os pontos
- De leitor para leitor
- Referências bibliográficas
- Unidade 1 - As representações e os modos de vida
- Desafio à vista!
- 1 Os seres humanos e seus registros
- 2 Os mapas: representações do espaço geográfico
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 3 O trabalho no campo e na cidade
- 4 A vida nas cidades
- Ligando os pontos
- Unidade 2 - A organização do território e a transformação da paisagem
- Desafio à vista!
- 5 Brasil: divisão político-administrativa
- 6 Diversas formas de organização
- Ligando os pontos
- 5 Brasil: divisão político-administrativa
- Desafio à vista!
- 7 Os seres humanos e a natureza
- 8 Brasil: paisagens naturais e ação das pessoas
- Ligando os pontos
- Unidade 3 - Comércio, deslocamento e comunicação
- Desafio à vista!
- 9 Comércio: diversas rotas
- 10 Produção e circulação de mercadorias e de pessoas
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 11 Mudanças nos meios de comunicação
- 12 A comunicação: espaço rural e espaço urbano
- Ligando os pontos
- Unidade 4 - Migração e diversidade cultural
- Desafio à vista!
- 13 As migrações ao longo do tempo
- 14 Gente que vai, gente que vem...
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 15 Migrações e influências culturais
- 16 Territórios dos povos indígenas e comunidades quilombolas
- Ligando os pontos
- De leitor para leitor
- Referências bibliográficas
- Recortes
- Unidade 1 - Povos e culturas
- Desafio à vista!
- 1 A formação dos povos
- 2 Dinâmica populacional
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 3 Diversidade nas formas de contar o tempo
- 4 Diversidade cultural
- Ligando os pontos
- Unidade 2 - Cidade e memória
- Desafio à vista!
- 5 Crescimento das cidades brasileiras
- 6 Cidade e marcos de memória
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 7 Cidades e ambiente
- 8 Impactos ambientais e fontes históricas
- Ligando os pontos
- Unidade 3 - Atividades econômicas, comunicação e tecnologia
- Desafio à vista!
- 9 As formas de produção nas atividades econômicas
- 10 Mudanças do trabalho na indústria: diversas fontes históricas
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 11 Linguagens, história e comunicação
- 12 Meios de comunicação e de transporte
- Ligando os pontos
- Unidade 4 - Energia, patrimônio e cidadania
- Desafio à vista!
- 13 A produção de energia elétrica
- 14 Patrimônio material e imaterial da humanidade
- Ligando os pontos
- Desafio à vista!
- 15 Poder, Estado e cidadania
- 16 Cidadania e participação social
- Ligando os pontos
- De leitor para leitor
- Referências bibliográficas
- Recorte
Cíntia Nigro
Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professora de Geografia no Ensino Fundamental, no Médio e no Superior.
Neuza Guelli
Bacharel e licenciada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de Geografia no Ensino Fundamental. Coordenadora e diretora pedagógica no Ensino Fundamental e no Médio.
Cássia Marconi
Bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Prof. José Augusto Vieira da Fundação Educacional de Machado. Assessora e coordenadora pedagógica no Ensino Fundamental.
Ricardo Dreguer
Bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo. Professor de História no Ensino Fundamental. Autor de obras didáticas e paradidáticas de História.
Conheça as Seções dos Livros
FONTES HISTÓRICAS
Trabalha fontes escritas, iconográficas, orais e materiais, com atividades para observação, descrição e interpretação.
CARTOGRAFANDO
A alfabetização cartográfica é trabalhada com fotos, obras de arte, maquetes, croquis, mapas mentais, gráficos e mapas.
Material Digital do Professor
Orientações para a gestão das aulas, acompanhamento da aprendizagem e proposta de um projeto interdisciplinar.
Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.
Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.
Cotidiano
1º Ano
Ana é uma menina que estuda de manhã e tem outras atividades ao logo do dia. Ela construiu uma linha do tempo para acompanhar tudo o que ela faz durante a semana.
VisualizarCrianças de outros lugares do mundo
1º Ano
Como é o dia a dia das crianças que vivem em outras partes do mundo? Um conteúdo interessante e interativo para deixar sua aula ainda mais atrativa.
VisualizarPoluição
2º Ano
Ana é uma menina que estuda de manhã e tem outras atividades ao logo do dia. Ela construiu uma linha do tempo para acompanhar tudo o que ela faz durante a semana.
VisualizarRetratos de família
2º Ano
Tirar foto com a família toda reunida é sempre muito emocionante e legal de se fazer. Venha conhecer outros jeitos usados para retratar as famílias ao longo do tempo.
Visualizar