• 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

A escola, sua representação espacial e sua história individual

Situações de convívio em diferentes lugares

As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)

Pontos de referência

O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade

Ciclos naturais e a vida cotidiana

Condições de vida nos lugares de vivência

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia

A vida em família e os diferentes vínculos e configurações

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF01HI08) - Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar.

(EF01GE03) - Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.

(EF01HI05 ) - Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.

(EF01GE08) - Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

(EF01GE02) - Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.

(EF01GE01 ) - Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

(EF01HI03) - Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.

(EF01GE05) - Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.

(EF01GE10) - Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

(EF01GE11) - Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.

(EF01GE04) - Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

(EF01HI04) - Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

(EF01HI01) - Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.

(EF01GE09) - Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência

(EF01GE06) - Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.

(EF01GE07) - Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

(EF01HI07) - Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as.

(EF01HI06) - Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços

(EF01HI02 ) - Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Eu e os outros
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O sujeito e seu lugar no mundo

Situações de convívio em diferentes lugares

(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

(EF01HI04) Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)

(EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.

Unidade 2 - Lugares de viver
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O sujeito e seu lugar no mundo

O modo de vida das crianças em diferentes lugares

(EF01GE01 ) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.

Conexões e escalas

Ciclos naturais e a vida cotidiana

(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Condições de vida nos lugares de vivência

(EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Condições de vida nos lugares de vivência

(EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.

Unidade 3 - A família e a moradia
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em família e os diferentes vínculos e configurações

(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as.

Mundo do trabalho

Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia

(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

Mundo do trabalho

Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia

(EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.

Formas de representação e pensamento espacial

Pontos de referência

(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência

Formas de representação e pensamento espacial

Pontos de referência

(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em família e os diferentes vínculos e configurações

(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade

(EF01HI02 ) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias.

Unidade 4 - Lazer, festas e brincadeiras
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O sujeito e seu lugar no mundo

O modo de vida das crianças em diferentes lugares

(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.

Formas de representação e pensamento espacial

Pontos de referência

(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)

(EF01HI05 ) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.

O sujeito e seu lugar no mundo

Situações de convívio em diferentes lugares

(EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A escola, sua representação espacial e sua história individual

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar.

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

A sobrevivência e a relação com a natureza

Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade

Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes

A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço

As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

Localização, orientação e representação espacial

Experiências da comunidade no tempo e no espaço

Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais)

Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação

Convivência e interações entre pessoas na comunidade

O tempo como medida

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF02HI11) - Identificar impactos no meio ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive

(EF02GE11) - Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo

(EF02GE07) - Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares

(EF02HI10) - Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância

(EF02HI04) - Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar

(EF02HI09) - Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência ou à da família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

(EF02HI03) - Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

(EF02GE09) - Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).

(EF02GE04) - Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares

(EF02HI08) - Compilar histórias da família e de conhecidos registradas em diferentes fontes.

(EF02HI05 ) - Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.

(EF02GE03) - Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso.

(EF02GE02) - Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças

(EF02GE01) - Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.

(EF02HI02) - Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

(EF02HI01) - Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos.

(EF02HI06) - Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

(EF02GE08) - Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência

(EF02GE10 ) - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

(EF02GE06) - Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).

(EF02HI07) - Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Atividades do dia a dia
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

A comunidade e seus registros

O tempo como medida

(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

Mundo do trabalho

Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes

(EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).

Formas de representação e pensamento espacial

Localização, orientação e representação espacial

(EF02GE10 ) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Formas de representação e pensamento espacial

Localização, orientação e representação espacial

(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência

O sujeito e seu lugar no mundo

Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação

(EF02HI03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso.

A comunidade e seus registros

O tempo como medida

(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Unidade 2 - A convivência entre as pessoas
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos.

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

O sujeito e seu lugar no mundo

Convivência e interações entre pessoas na comunidade

(EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.

O sujeito e seu lugar no mundo

Convivência e interações entre pessoas na comunidade

(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças

O sujeito e seu lugar no mundo

Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação

(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso.

Unidade 3 - Memórias e lugares
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço

(EF02HI04) Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar

As formas de registrar as experiências da comunidade

As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais

(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência ou à da família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

Formas de representação e pensamento espacial

Localização, orientação e representação espacial

(EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).

Conexões e escalas

Experiências da comunidade no tempo e no espaço

(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares

As formas de registrar as experiências da comunidade

As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais

(EF02HI08) Compilar histórias da família e de conhecidos registradas em diferentes fontes.

A comunidade e seus registros

Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais)

(EF02HI05 ) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.

Unidade 4 - As pessoas, o trabalho e o ambiente
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O trabalho e a sustentabilidade da comunidade

A sobrevivência e a relação com a natureza

(EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância

Mundo do trabalho

Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes

(EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade

(EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo

O trabalho e a sustentabilidade da comunidade

A sobrevivência e a relação com a natureza

(EF02HI11) Identificar impactos no meio ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

Impactos das atividades humanas

Produção, circulação e consumo

A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer

A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças

Matéria-prima e indústria

A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

Representações cartográficas

Os patrimônios históricos e culturais da cidade em que se vive

Paisagens naturais e antrópicas em transformação

A cidade e o campo: aproximações e diferenças

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

A produção dos marcos da memória: formação cultural da população

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF03GE10) - Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável

(EF03GE09) - Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.

(EF03GE08) - Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

(EF03HI10 ) - Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção.

(EF03HI09 ) - Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.

(EF03HI12) - Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências

(EF03HI08) - Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.

(EF03HI11 ) - Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.

(EF03GE05) - Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.

(EF03HI05) - Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.

(EF03HI06) - Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.

(EF03GE07 ) - Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.

(EF03GE06) - Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

(EF03HI04) - Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

(EF03GE04) - Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

(EF03GE01) - Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.

(EF03HI03) - Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes

(EF03GE03) - Reconhecer os diferentes modos de vida das populações tradicionais em distintos lugares.

(EF03GE02) - Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.

(EF03HI07) - Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam

(EF03GE02 ) - Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive.

(EF03HI01) - Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Os grupos sociais e os lugares de viver
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03GE02 ) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive.

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: formação cultural da população

(EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam

O sujeito e seu lugar no mundo

A cidade e o campo: aproximações e diferenças

(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.

O sujeito e seu lugar no mundo

A cidade e o campo: aproximações e diferenças

(EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida das populações tradicionais em distintos lugares.

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes

O sujeito e seu lugar no mundo

A cidade e o campo: aproximações e diferenças

(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.

Unidade 2 - Natureza, cultura e paisagens
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.

Formas de representação e pensamento espacial

Representações cartográficas

(EF03GE07 ) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.

Formas de representação e pensamento espacial

Representações cartográficas

(EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Os patrimônios históricos e culturais da cidade em que se vive

(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

Conexões e escalas

Paisagens naturais e antrópicas em transformação

(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

Unidade 3 - O trabalho no campo e na cidade
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo do trabalho

Matéria-prima e indústria

(EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.

A noção de espaço público e privado

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer

(EF03HI11 ) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças

(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.

A noção de espaço público e privado

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer

(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências

Unidade 4 - Cuidar do que é de todos
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

A noção de espaço público e privado

A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos

(EF03HI09 ) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.

A noção de espaço público e privado

A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos

(EF03HI10 ) Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção.

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Produção, circulação e consumo

(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Impactos das atividades humanas

(EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Impactos das atividades humanas

(EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

Territórios étnico-culturais

Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil

Território e diversidade cultural

As dinâmicas internas de migração no Brasil, a partir dos anos 1960

Processos migratórios no Brasil

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos

O surgimento da espécie humana na África e sua expansão pelo mundo

As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural

Relação campo e cidade

O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais

Sistema de orientação

Produção, circulação e consumo

A invenção do comércio e a circulação de produtos

Preservação e degradação da natureza

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)

Unidades político-administrativas do Brasil

Instâncias do poder público e canais de participação social

O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais

Trabalho no campo e na cidade

Elementos constitutivos dos mapas

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF04GE06) - Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e quilombolas.

(EF04HI11) - Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.

(EF04GE01) - Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afro-brasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.

(EF04HI12) - Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

(EF04GE02) - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

(EF04HI10) - Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira

(EF04HI09 ) - Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

(EF04HI07) - Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial

(EF04GE04) - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.

(EF04HI08) - Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema e internet) e discutir seus significados para os diferentes estratos sociais.

(EF04GE09) - Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas

(EF04GE08) - Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.

(EF04HI06) - Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização

(EF04GE11) - Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na preservação ou degradação dessas áreas

(EF04HI05) - Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções

(EF04HI04) - Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.

(EF04HI02 ) - Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas.

(EF04GE05) - Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.

(EF04GE03) - Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.

(EF04HI01) - Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo.

(EF04HI03) - Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

(EF04GE07) - Comparar as características do trabalho no campo e na cidade

(EF04GE10) - Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - As representações e os modos de vida
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Formas de representação e pensamento espacial

Sistema de orientação

(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas

Formas de representação e pensamento espacial

Elementos constitutivos dos mapas

(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças

Mundo do trabalho

Trabalho no campo e na cidade

(EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais

(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)

(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo.

Unidade 2 - A organização do território e a transformação da paisagem
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O sujeito e seu lugar no mundo

Instâncias do poder público e canais de participação social

(EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.

Conexões e escalas

Unidades político-administrativas do Brasil

(EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)

(EF04HI02 ) Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas.

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

(EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Preservação e degradação da natureza

(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na preservação ou degradação dessas áreas

Unidade 3 - Comércio, deslocamento e comunicação
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Circulação de pessoas, produtos e culturas

As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural

(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial

Conexões e escalas

Relação campo e cidade

(EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.

Circulação de pessoas, produtos e culturas

O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais

(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema e internet) e discutir seus significados para os diferentes estratos sociais.

Formas de representação e pensamento espacial

Sistema de orientação

(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas

Mundo do trabalho

Produção, circulação e consumo

(EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A invenção do comércio e a circulação de produtos

(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização

Unidade 4 - Migração e diversidade cultural
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

As questões históricas relativas às migrações

O surgimento da espécie humana na África e sua expansão pelo mundo

(EF04HI09 ) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

As questões históricas relativas às migrações

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos

(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira

O sujeito e seu lugar no mundo

Processos migratórios no Brasil

(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

As questões históricas relativas às migrações

As dinâmicas internas de migração no Brasil, a partir dos anos 1960

(EF04HI12) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

O sujeito e seu lugar no mundo

Território e diversidade cultural

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afro-brasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.

As questões históricas relativas às migrações

Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil

(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.

Conexões e escalas

Territórios étnico-culturais

(EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e quilombolas.

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

Gestão pública da qualidade de vida

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

As formas de organização social e política: a noção de Estado

Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade

Trabalho e inovação tecnológica

As tradições orais e a valorização da memória

O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

Mapas e imagens de satélite

Qualidade ambiental

Representação das cidades e do espaço urbano

Território, redes e urbanização

O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos

Diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais

Dinâmica populacional

O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF05GE12) - Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade), e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

(EF05HI05) - Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica

(EF05HI04) - Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade

(EF05HI02) - Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado.

(EF05HI10 ) - Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

(EF05GE07) - Identificar os diferentes tipos de energia utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.

(EF05GE05) - Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.

(EF05GE06) - Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.

(EF05HI06) - Comparar o uso de diferentes linguagens no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

(EF05HI09) - Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

(EF05GE08) - Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes

(EF05GE10) - Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, fluentes industriais, marés negras etc.).

(EF05HI07) - Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória

(EF05GE09) - Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas

(EF05GE04) - Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.

(EF05GE03) - Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.

(EF05HI01) - Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

(EF05GE02) - Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios

(EF05HI08) - Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo as populações indígenas.

(EF05GE01 ) - Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.

(EF05HI03) - Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Povos e culturas
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos

(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

O sujeito e seu lugar no mundo

Dinâmica populacional

(EF05GE01 ) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.

Registros da história: linguagens e culturas

O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

(EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo as populações indígenas.

O sujeito e seu lugar no mundo

Diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais

(EF05GE02) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

Unidade 2 - Cidade e memória
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Conexões e escalas

Território, redes e urbanização

(EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.

Conexões e escalas

Território, redes e urbanização

(EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.

Formas de representação e pensamento espacial

Representação das cidades e do espaço urbano

(EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória

(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Qualidade ambiental

(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, fluentes industriais, marés negras etc.).

Registros da história: linguagens e culturas

O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

Unidade 3 - Atividades econômicas, comunicação e tecnologia
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo do trabalho

Trabalho e inovação tecnológica

(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.

Mundo do trabalho

Trabalho e inovação tecnológica

(EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória

(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

Registros da história: linguagens e culturas

O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

Formas de representação e pensamento espacial

Mapas e imagens de satélite

(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes

Unidade 4 - Energia, patrimônio e cidadania
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo do trabalho

Trabalho e inovação tecnológica

(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.

Registros da história: linguagens e culturas

Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade

(EF05HI10 ) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

As formas de organização social e política: a noção de Estado

(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Gestão pública da qualidade de vida

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade), e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

Veja a proposta pedagógica em outras coleções de Interdisciplinar

Veja a proposta pedagógica de outros Componentes Curriculares