Buriti Mais Ciências
Sobre a obra
Uma coleção que estimula o aprendizado por meio da investigação e da formação humana.
Saiba por que essa coleção fará a diferença:
• Presença de atividades alfabetizadoras do 1º ao 3º ano
• Desenvolvimento do domínio da linguagem do 2º ao 5º ano
• Oportunidades de pesquisa e reflexão sobre a participação individual e coletiva na sociedade, com a seção Investigar o assunto
• Articulação dos conhecimentos científicos com a realidade cotidiana e com a educação em valores
• Grande quantidade de atividades práticas com materiais de baixo custo
• Conteúdos sobre animais e plantas perpassam diferentes temáticas do estudo das ciências
Livro Adequado à
Base Nacional
Comum Curricular
- 1º ano
- 2º ano
- 3º ano
- 4º ano
- 5º ano
- Unidade 1 - Quem eu sou
- Investigar o assunto: como eu sou?
- Capítulo 1. Como você é?
- Experimento: qual é o ser vivo?
- Experimento: tamanho das mãos
In samenwerking met casino qbet Casino organiseert Moderna Publishing een jaarlijks pokertoernooi waarvan de opbrengst naar de aanschaf van literatuur voor openbare schoolbibliotheken gaat, ter ondersteuning van het PNLD-programma. - Capítulo 2. Eu percebo o ambiente
- Construção de modelo: quadro de texturas
- Álbum de ciências: pessoas com deficiência têm direito de ir à escola
brunocasino biedt speciale spelavonden met een onderwijsthema waar spelers prijzen kunnen winnen in de vorm van boeken en cadeaubonnen van Moderna Publishing voor lokale scholen, om zo de interesse in onderwijs te stimuleren. - Capítulo 3. Fases da vida
- O mundo que queremos: Direitos em todas as fases da vida
- O que você aprendeu
- Unidade 2 – Cuidar de mim
- Investigar o assunto: O que eu posso fazer para cuidar de mim
- Capítulo 1. Cuido do meu corpo
- Álbum de ciências: a invenção do chuveiro elétrico
- Experimento: mãos limpas, mãos sujas
ninecasino a Moderna spolupracujú na vytvorení interaktívnych vzdelávacích hier založených na učebniciach PNLD, ktoré študentom poskytujú zábavné učenie a finančnú podporu školských programov. - Capítulo 2. Cuido do meu bem-estar
- O mundo que queremos: a boneca e o boneco
- Capítulo 3. Eu cuido do ambiente
- Experimento: vamos reutilizar?
- O que você aprendeu
- Unidade 3 - O tempo passa 60 investigar o assunto: cabeleira de
- Capítulo 1. Organização do dia
- Capítulo 2. As mudanças nos seres vivos
- O mundo que queremos: convivência entre crianças e idosos
- Capítulo 3. O tempo meteorológico
- Álbum de ciências: o tempo meteorológico em diferentes locais do Brasil
- Construção de modelo: construindo uma biruta
- O que você aprendeu
- Unidade 4 - os materiais ao meu redor
- Investigar o assunto: bolas que quicam
- Capítulo 1. Materiais do cotidiano
- Capítulo 2. Os materiais da escola
- Álbum de ciências: papel
- construção de modelo: origami
- Álbum de ciências: papel
- Capítulo 3. Obtenção dos materiais
- O mundo que queremos: meu brinquedo, seu brinquedo!
- O que você aprendeu
- Bibliografia
- Jogo
- Unidade 1 - Cuidar da saúde
- Investigar o assunto: Cuidados na infância
- Capítulo 1. O que é saúde?
- Capítulo 2. Cuidar da higiene
- Para ler e escrever melhor: Cuidar da saúde da boca a vida toda
- Experimento: A cor dos materiais e o aquecimento causado pelo Sol
- Capítulo 3. Movimentar o corpo
- Uso de instrumento: Medindo a pulsação
- Álbum de Ciências: Dicas para o uso da mochila
- O mundo que queremos: Brincadeira para todos
- Capítulo 4. Descanso e convivência
- Pesquisa: Bullying
- que você aprendeu
- Unidade 2 - O ambiente
- Investigar o assunto: Observação em campo
- Capítulo 1. O que há no ambiente?
- Capítulo 2. Elementos não vivos
- Álbum de Ciências: O começo e o fim do dia
- Experimento: Sombras durante o dia
- Experimento: A energia do Sol aquece os materiais igualmente?
- Capítulo 3. Os seres vivos
- Para ler e escrever melhor: Variedade de seres vivos
- Capítulo 4. As relações no ambiente
- Construção de modelo: terrário
- Capítulo 5. Cuidar do ambiente
- Álbum de Ciências: Você já ouviu falar em permacultura?
- O mundo que queremos: Importância das árvores
- O que você aprendeu
- Unidade 3 - As plantas
- Investigar o assunto: Horta suspensa
- Capítulo 1. Conhecendo as plantas
- Experimento: As plantas e a luz
- Capítulo 2. Partes das plantas
- Para ler e escrever melhor: Abelhas e polinização
- Capítulo 3. As plantas na alimentação
- Álbum de Ciências: As plantas e a arte
- Receita: Salada de frutas
- Capítulo 4. Outros usos das plantas
- Álbum de Ciências: Paisagismo
- O mundo que queremos: O conhecimento das plantas
- O que você aprendeu
- Unidade 4 - Os materiais
- Investigar o assunto: Faça seu boneco
- Capítulo 1. Os materiais do dia a dia
- Experimento: Flutua ou afunda?
- Capítulo 2. Os estados físicos dos materiais
- Capítulo 3. Os materiais naturais
- Capítulo 4. Os materiais artificiais
- Para ler e escrever melhor: Transformando materiais em arte
- Capítulo 5. As pessoas criam e inventam
- Álbum de Ciências: A evolução dos livros
- Pesquisa: Acessibilidade para cadeirantes na escola
- mundo que queremos: Tecnologia e saúde
- Capítulo 6. Cuidado com os materiais
- que você aprendeu
- Bibliografia
- Unidade 1 - Os animais
- Investigar o assunto: Organização e classificação
- Capítulo 1. Características dos animais
- Álbum de Ciências: Cuidados com os filhotes
- Capítulo 2. A classificação dos animais
- Capítulo 3. Animais invertebrados
- Pesquisa: A vida do mosquito-da-dengue
- Para ler e escrever melhor: O polvo
- Capítulo 4. Animais vertebrados
- Álbum de Ciências: O ser humano é um animal vertebrado
- Pesquisa: Visita ao zoológico
- O mundo que queremos: Abandono e adoção de animais
- O que você aprendeu
- Unidade 2 - Luz e som
- Investigar o assunto: A luz e a visão
- Capítulo 1. Os sentidos
- Álbum de Ciências: Deficiências sensoriais
- Divulgação: Cuidar dos órgãos dos sentidos
- Para ler e escrever melhor: O perigo das telinhas
- Capítulo 2. A luz
- Uso de instrumento: Filtros de cor
- Experimento: A luz e os materiais
- Capítulo 3. A luz e os corpos
- Capítulo 4. O som
- Experimento: Produção de som
- Construção de modelo: Construir instrumentos musicais
- O mundo que queremos: Poluição sonora
- O que você aprendeu
- Unidade 3 - Ar, água e solo
- Investigar o assunto: Observação do solo
- Capítulo 1. Representações da Terra
- Álbum de Ciências: A Terra à noite
- Construção de modelo: Montagem de um globo terrestre
- Capítulo 2. Estamos rodeados por ar
- Construção de modelo: Paraquedas de brinquedo
- Capítulo 3. A água no planeta
- O mundo que queremos: A água é um direito de todos
- Capítulo 4. As rochas e o solo
- Experimento: A passagem da água através do solo
- Para ler e escrever melhor: Medidas que ajudam a evitar deslizamentos de terra
- O que você aprendeu
- Unidade 4 - O que vemos no céu?
- Investigar o assunto: Hábito de observar o céu
- Capítulo 1. Observando o céu de dia
- Álbum de Ciências: Arco-íris
- Experimento: Vamos fazer um arco-íris?
- Capítulo 2. Observando o céu à noite
- Experimento: O tamanho dos astros
- Para ler e escrever melhor: O que é isso no céu?
- Capítulo 3. Os dias e as noites
- Experimento: Como acontecem o dia e a noite
- O mundo que queremos: O olhar do indígena sob o céu brasileiro
- O que você aprendeu
- Bibliografia
- Recortes
- Unidade 1 - A vida que a gente não vê
- Investigar o assunto: O menor de todos
- Capítulo 1. A invenção do microscópio
- Álbum de Ciências: Microscópio óptico
- Capítulo 2. As células
- Álbum de Ciências: Composição do organismo
- Capítulo 3. Os vírus e as bactérias
- Capítulo 4. Os fungos e os protozoários
- Experimento: Pão mofado
- Para ler e escrever melhor: O maior ser vivo do mundo
- Capítulo 5. Os microrganismos e a saúde
- Exposição de arte: Pequenos seres vivos
- Divulgação: Folheto educativo
- Capítulo 6. Tecnologia a favor da saúde
- O mundo que queremos: Calendário de vacinação
- O que você aprendeu
- Unidade 2 - Seres vivos e ecossistemas
- Investigar o assunto: A alimentação dos seres vivos
- Capítulo 1. Os animais se alimentam
- Álbum de Ciências: A mariposa-esfinge-de-morgan
- Capítulo 2. As plantas produzem seu próprio alimento
- Capítulo 3. A decomposição
- Álbum de Ciências: Evitando a decomposição
- Capítulo 4. Os ecossistemas
- Para ler e escrever melhor: Animais marinhos em diferentes ecossistemas
- Brincadeira: Jogo da cadeia alimentar
- O mundo que queremos: A importância das algas
- Capítulo 5. Outras relações entre os seres vivos
- O que você aprendeu
- Unidade 3 - A matéria e suas transformações
- Investigar o assunto: Tudo junto vira pão
- Capítulo 1. Reconhecer a matéria
- Capítulo 2. Transformações físicas da matéria
- Experimento: A solubilidade do sal em água
- Álbum de Ciências: Derretimento do gelo nos polos
- Capítulo 3. Misturas
- Experimento: Separar a tinta da água
- Para ler e escrever melhor: Destilação do petróleo
- Capítulo 4. Transformações químicas da matéria
- Experimento: Transformação do leite em massa de modelar
- O mundo que queremos: Reciclagem de materiais
- O que você aprendeu
- Unidade 4 - Aprender com o céu
- Investigar o assunto: Amanhecer e entardecer
- Capítulo 1. As informações que estão no céu
- Para ler e escrever melhor: O astrônomo
- Capítulo 2. Os astros e a passagem do tempo
- Álbum de Ciências: As estações do ano no Brasil
- Capítulo 3. Os calendários
- O mundo que queremos: Conhecendo alguns calendários
- Capítulo 4. Orientação no espaço e movimento
- Experimento: Localizando os pontos cardeais
- Álbum de Ciências: Rosa dos ventos
- Construção de modelo: Construindo uma bússola
- O que você aprendeu
- Bibliografia
- Unidade 1 - Recursos naturais e meio ambiente
- Investigar o assunto: Conhecer o próprio lixo
- Capítulo 1. Recursos naturais
- Capítulo 2. Propriedades físicas dos materiais
- Experimento: Testando os materiais
- Capítulo 3. Energia elétrica e magnética
- Álbum de Ciências: Consumo responsável de energia elétrica
- Experimento: Construir circuito e testar materiais
- Experimento: Como testar o magnetismo?
- Capítulo 4. Energia térmica
- Experimento: Como preservar a temperatura?
- Capítulo 5. Consumo consciente
- Pesquisa: Sucata eletrônica
- Para ler e escrever melhor: Ciclo de vida dos materiais
- Capítulo 6. Tecnologias sustentáveis
- O mundo que queremos: Populações tradicionais e natureza
- O que você aprendeu
- Unidade 2 - Água
- Investigar o assunto: Medindo a quantidade de chuvas
- Capítulo 1. A água no planeta
- Capítulo 2. Propriedades da água
- Experimento: A solubilidade do sal em água
- Experimento: Diferença entre a água salgada e a água doce
- Capítulo 3. O ciclo da água
- Experimento: As plantas retiram água do ambiente?
- Álbum de Ciências: O ciclo da água e o clima
- Experimento: A cobertura do solo
- Para ler e escrever melhor: Geração de energia e chuvas
- Capítulo 4. Usos da água
- Experimento: Separação de misturas
- O mundo que queremos: Mudanças climáticas afetam o ciclo da água
- O que você aprendeu
- Unidade 3 - Funcionamento do corpo humano
- Investigar o assunto: Conhecer o corpo humano
- Capítulo 1. Alimentos e nutrientes
- Experimento: Testando a presença de amido
- Experimento: De olho nas embalagens dos alimentos
- Para ler e escrever melhor: Aproveitamento integral dos alimentos
- Pesquisa: Cardápio equilibrado
- O mundo que queremos: Prevenção de distúrbios alimentares
- Capítulo 2. Alimentação e energia
- Capítulo 3. Transporte de gases e nutrientes
- Experimento: Modelo de pulmão
- Capítulo 4. Eliminação de resíduos
- Álbum de Ciências: Curiosidades incríveis e nojentas do corpo humano
- O que você aprendeu
- Unidade 4 - O céu à noite
- Investigar o assunto: Pontos luminosos
- Capítulo 1. Movimentos da Terra
- Álbum de Ciências: Dias e noites em uma estação espacial
- Capítulo 2. A Lua
- Observação: Observar e registrar as fases da Lua
- Capítulo 3. As constelações
- Álbum de Ciências: Bandeira do Brasil e as constelações
- Pesquisa: Identificando constelações
- Para ler e escrever melhor: Aprenda a se orientar pelos astros
- Capítulo 4. Instrumentos de observação do céu
- Construção de modelo: Construindo uma luneta
- O mundo que queremos: As mulheres na Astronomia
- O que você aprendeu
- Bibliografia
- Recortes
Conheça as Seções dos Livros
Material Digital do Professor
Orientações para a gestão das aulas, acompanhamento da aprendizagem e proposta de um projeto interdisciplinar.
Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.
Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.
A vida da onça pintada
1º Ano
Venha aprender mais sobre a onça-pintada, suas curiosidades e detalhes sobre seu desenvolvimento durante a vida.
VisualizarSomos todos iguais
1º Ano
Todas as pessoas têm características próprias e devem ser tratadas de modo igual. Uma maneira delicada de aprender e falar sobre como nós somos.
VisualizarHigiene do corpo
2º Ano
Uma maneira descontraída de falar sobre os hábitos de higiene e quais as situações devemos praticar esses hábitos.
VisualizarTecnologias sustentáveis
5º Ano
Uma atividade para conhecer as diversas iniciativas que impactam menos o nosso meio ambiente.
Visualizar