Buriti Mais História

Codigo da Coleção: 0157P19041

Sobre a obra

Aulas de história mais práticas e sem monotonia!

Saiba por que essa coleção fará a diferença:

• Estudo que parte das ideias e conhecimentos prévios dos alunos
• Estímulo à compreensão do aluno sobre o meio social em que vive
• Grande oferta de recursos didáticos para possibilitar aulas diversificadas
• Conteúdo na medida certa e atividades que respeitam a faixa etária dos alunos
• Proposta que leva as crianças a estabelecerem uma relação ativa com o passado
• Atividades lúdicas fazem constantes retomadas dos conteúdos ao longo das unidades
• O quadro Você sabia? traz, em forma de almanaque, informações, curiosidades e imagens sobre o assunto estudado
• A seção Como as pessoas faziam para... aborda a história do cotidiano com suas mudanças e permanências, apresentando algum objeto, método ou prática, geralmente em um infográfico

Livro Adequado à

Base Nacional
Comum Curricular

  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • Unidade 1 – Quem sou eu
    • Capítulo 1. Eu sou assim
    • Capítulo 2. A história de cada um
    • mundo que queremos: o direito ao nome
    • Capítulo 3. A cada dia uma nova história
      • Atividade divertida
    • Capítulo 4. Todo mundo tem uma história
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 2 – A vida familiar
    • Capítulo 1. Minha família
    • Capítulo 2. Muitos tipos de família
    • mundo que queremos: família é família
    • Capítulo 3. Toda família tem uma história
      • Atividade divertida
    • Capítulo 4. Convivência em família
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 3 – A escolar
    • Capítulo 1. Um lugar de aprender
    • Capítulo 2. Quem convive na escola?
    • O mundo que queremos: aprendizado indígena
    • Capítulo 3. A escola no passado
      • Atividade divertida
    • Capítulo 4. Da casa à escola
    • O que você aprendeu
 
  • Unidade 4 – Brincadeiras e festas
    • Capítulo 1. Brincar juntos
    • Capítulo 2. Brinquedos e brincadeiras do passado
    • mundo que queremos: a infância nos anos 1960 e 1970
    • Capítulo 3. Brinquedos do Brasil
      • Atividade divertida
    • Capítulo 4. Comemorações
    • O que você aprendeu
 
  • Glossário
  • Bibliografia
  • Encartes
  • Unidade 1 – A passagem do tempo
    • Capítulo 1. O tempo dos relógios
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. Noções de tempo
    • O mundo que queremos: entre o passado e o futuro
    • Capítulo 3. Como percebemos o tempo passar
      • Como as pessoas faziam para... Medir a passagem do tempo
    • Capítulo 4. Presente, passado, futuro
    • O que você aprendeu
    • Atividade divertida
 
  • Unidade 2 – A vida em comunidade
    • Capítulo 1. Harmonia na convivência
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. Viver em grupo
    • O mundo que queremos: as decisões do grupo
    • Capítulo 3. A rua tem história
      • Como as pessoas faziam para... Construir uma moradia na comunidade .
    • Capítulo 4. Passado e presente de um bairro
    • O que você aprendeu
    • Atividade divertida
 
  • Unidade 3 – Marcas da história
    • Capítulo 1. Memória e história
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. Documentos e registros pessoais
    • O mundo que queremos: o museu da pessoa
    • Capítulo 3. Memórias e tradições
      • Como as pessoas faziam para... Produzir um livro
    • Capítulo 4. Memória escolar
    • O que você aprendeu
    • Atividade divertida
 
  • Unidade 4 – Trabalho
    • Capítulo 1. O que é trabalho?
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. Profissionais da comunidade
    • O mundo que queremos: trabalho voluntário
    • Capítulo 3. Profissões do passado
      • Como as pessoas faziam para... Produzir uma peça de roupa
    • Capítulo 4. Trabalho e meio ambiente
    • O que você aprendeu
    • Atividade divertida
 
  • Glossário
  • Bibliografia
  • Encartes
  • Unidade 1 - O espaço de todos nós
    • Capítulo 1. O espaço público
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. Uma questão de espaço
      • O mundo que queremos: A organização do espaço entre o povo Pataxó
    • Capítulo 3. O lazer de todos
      • Como as pessoas faziam para...
    • Capítulo 4. Espaços e memória
      • O que você aprendeu
      • Atividade divertida
 
  • Unidade 2 - A formação das cidades
    • Capítulo 1. Os primeiros grupos
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. Das vilas às cidades
      • O mundo que queremos: o registro do número de habitantes
    • Capítulo 3. A ocupação do espaço por meio do comércio
      • Como as pessoas faziam para...
    • Capítulo 4. A preservação das primeiras formações urbanas
      • O que você aprendeu
      • Atividade divertida
 
  • Unidade 3 - A vida no campo e as migrações
    • Capítulo 1. As grandes plantações: a cana-de-açúcar
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. Pecuária e ocupação do interior
      • O mundo que queremos: a preservação da cultura indígena
    • Capítulo 3. A cafeicultura e a formação da população
      • Como as pessoas faziam para...
    • Capítulo 4. Do campo para a cidade: as fábricas e os operários
      • O que você aprendeu
      • Atividade divertida
 
  • Unidade 4 - Vida na cidade: a urbanização
    • Capítulo 1. Diferentes lugares: os municípios
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. Cidade, trabalho e indústria
      • O mundo que queremos: o fim do trabalho infantil
    • Capítulo 3. O crescimento das cidades
      • Como as pessoas faziam para...
    • Capítulo 4. O modo de vida nas cidades
      • O que você aprendeu
      • Atividade divertida
 
  • Glossário
  • Bibliografia
  • Encartes
  • Unidade 1 - Os primeiros grupos humanos
    • Capítulo 1. O estudo da História
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. O tempo na História
      • O mundo que queremos: Pré-História do Brasil
    • Capítulo 3. A vida na Pré-História
      • Como as pessoas faziam para...
    • Capítulo 4. A agricultura e a ocupação do espaço
      • O que você aprendeu
      • Atividade divertida
 
  • Unidade 2 - O início do comércio
    • Capítulo 1. As primeiras trocas comerciais
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. Comércio e ocupação do espaço
      • O mundo que queremos: Economia solidária: moeda social e bancos comunitários
    • Capítulo 3. A expansão do comércio e das rotas
      • Como as pessoas faziam para...
    • Capítulo 4. As grandes navegações
      • O que você aprendeu
      • Atividade divertida
 
  • Unidade 3 - A formação do Brasil
    • Capítulo 1. Os povos indígenas
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. A diáspora africana
      • O mundo que queremos: Cotas: por que reagimos?
    • Capítulo 3. Europeus
      • Como as pessoas faziam para...
    • Capítulo 4. A população brasileira
      • O que você aprendeu
      • Atividade divertida
 
  • Unidade 4 - Migrações no Brasil
    • Capítulo 1. Imigração no Brasil
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. Diversidade de povos e costumes
      • O mundo que queremos: Dignidade para migrantes e refugiados
    • Capítulo 3. Migrações internas no Brasil
      • Como as pessoas faziam para...
    • Capítulo 4. Conhecendo a diversidade cultural do Brasil
      • O que você aprendeu
      • Atividade divertida
 
  • Glossário
  • Bibliografia
  • Unidade 1 - A formação dos povos
    • Capítulo 1. Fixação dos grupos humanos
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. Grupos organizados e agricultura
      • O mundo que queremos: Agricultura na comunidade quilombola Ivaporunduva
    • Capítulo 3. Novas formas de organização
      • Como as pessoas faziam para...
    • Capítulo 4. Registro de memória: cultura material
      • O que você aprendeu
      • Atividade divertida
 
  • Unidade 2 - Os primeiros núcleos populacionais
    • Capítulo 1. Os primeiros núcleos populacionais
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. A organização da vida social
      • O mundo que queremos: Cidadania e igualdade: uma conquista histórica
    • Capítulo 3. Cidades e impérios da Mesopotâmia
      • Como as pessoas faziam para...
    • Capítulo 4. Cidadania no passado e no presente
      • O que você aprendeu
      • Atividade divertida
 
  • Unidade 3 - A vida na Antiguidade
    • Capítulo 1. Cultura e religião
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. Patrimônio cultural dos povos antigos
      • O mundo que queremos: Mbanza Kongo, em Angola, recebe título de Patrimônio Mundial da Unesco
    • Capítulo 3. O cotidiano no mundo antigo
      • Como as pessoas faziam para...
    • Capítulo 4. Atividades econômicas e tecnologia na Antiguidade
      • O que você aprendeu
      • Atividade divertida
 
  • Unidade 4 - Herança cultural
    • Capítulo 1. A humanidade e o tempo
      • Para ler e escrever melhor
    • Capítulo 2. Descobrindo a História
      • O mundo que queremos: Preservação de fontes oficiais
    • Capítulo 3. Marcos de memória
      • Como as pessoas faziam para...
    • Capítulo 4. Registros de memória
      • O que você aprendeu
      • Atividade divertida
 
  • Glossário
  • Bibliografia
  • Encartes

Conheça as Seções dos Livros

Material Digital do Professor

Orientações para a gestão das aulas, acompanhamento da aprendizagem e proposta de um projeto interdisciplinar.

Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.

Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.

MATERIAL-DIGITAL-INFANTIL-220x225 A avenida Paulista ontem e hoje    - PNLD 2019 - BNCC - Editora Moderna
A avenida Paulista ontem e hoje
2º Ano

A avenida Paulista foi criada em 1981. O que mudou de lá para cá? Venha ver as mudanças que esse importante endereço da cidade de São Paulo sofreu.

Visualizar
MATERIAL-DIGITAL-INFANTIL-220x225 Os diversos tipos de trabalho    - PNLD 2019 - BNCC - Editora Moderna
Os diversos tipos de trabalho
2º Ano

Identifique todos os tipos de trabalho feitos pelos seres humanos. Nessa tarefa, ao associar cada descrição com a imagem correta, você entra em contato com a diversidade de profissões existentes.

Visualizar
MATERIAL-DIGITAL-INFANTIL-220x225 O mapa do período da Grandes Navegações    - PNLD 2019 - BNCC - Editora Moderna
O mapa do período da Grandes Navegações
4º Ano

Monstros marinhos, mapa do Brasil, figuras religiosas e rosa dos ventos. Uma atividade que mostra como os mapas foram desenhados para orientar os navegadores por volta de 1500.

Visualizar
MATERIAL-DIGITAL-INFANTIL-220x225 A arqueologia e o estudo da história    - PNLD 2019 - BNCC - Editora Moderna
A arqueologia e o estudo da história
5º Ano

Um material interativo sobre a arqueologia, área científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais.

Visualizar

Buriti Mais

Conheça todas as Disciplinas