Buriti Mais História
Sobre a obra
Aulas de história mais práticas e sem monotonia!
Saiba por que essa coleção fará a diferença:
• Estudo que parte das ideias e conhecimentos prévios dos alunos
• Estímulo à compreensão do aluno sobre o meio social em que vive
• Grande oferta de recursos didáticos para possibilitar aulas diversificadas
• Conteúdo na medida certa e atividades que respeitam a faixa etária dos alunos
• Proposta que leva as crianças a estabelecerem uma relação ativa com o passado
• Atividades lúdicas fazem constantes retomadas dos conteúdos ao longo das unidades
• O quadro Você sabia? traz, em forma de almanaque, informações, curiosidades e imagens sobre o assunto estudado
• A seção Como as pessoas faziam para... aborda a história do cotidiano com suas mudanças e permanências, apresentando algum objeto, método ou prática, geralmente em um infográfico
Livro Adequado à
Base Nacional
Comum Curricular
- 1º ano
- 2º ano
- 3º ano
- 4º ano
- 5º ano
- Unidade 1 – Quem sou eu
- Capítulo 1. Eu sou assim
- Capítulo 2. A história de cada um
- mundo que queremos: o direito ao nome
- Capítulo 3. A cada dia uma nova história
- Atividade divertida
- Capítulo 4. Todo mundo tem uma história
- O que você aprendeu
- Unidade 2 – A vida familiar
- Capítulo 1. Minha família
- Capítulo 2. Muitos tipos de família
- mundo que queremos: família é família
- Capítulo 3. Toda família tem uma história
- Atividade divertida
- Capítulo 4. Convivência em família
- O que você aprendeu
- Unidade 3 – A escolar
- Capítulo 1. Um lugar de aprender
- Capítulo 2. Quem convive na escola?
- O mundo que queremos: aprendizado indígena
- Capítulo 3. A escola no passado
- Atividade divertida
- Capítulo 4. Da casa à escola
- O que você aprendeu
- Unidade 4 – Brincadeiras e festas
- Capítulo 1. Brincar juntos
- Capítulo 2. Brinquedos e brincadeiras do passado
- mundo que queremos: a infância nos anos 1960 e 1970
- Capítulo 3. Brinquedos do Brasil
- Atividade divertida
- Capítulo 4. Comemorações
- O que você aprendeu
- Glossário
- Bibliografia
- Encartes
- Unidade 1 – A passagem do tempo
- Capítulo 1. O tempo dos relógios
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. Noções de tempo
- O mundo que queremos: entre o passado e o futuro
- Capítulo 3. Como percebemos o tempo passar
- Como as pessoas faziam para... Medir a passagem do tempo
- Capítulo 4. Presente, passado, futuro
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. O tempo dos relógios
- Unidade 2 – A vida em comunidade
- Capítulo 1. Harmonia na convivência
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. Viver em grupo
- O mundo que queremos: as decisões do grupo
- Capítulo 3. A rua tem história
- Como as pessoas faziam para... Construir uma moradia na comunidade .
- Capítulo 4. Passado e presente de um bairro
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. Harmonia na convivência
- Unidade 3 – Marcas da história
- Capítulo 1. Memória e história
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. Documentos e registros pessoais
- O mundo que queremos: o museu da pessoa
- Capítulo 3. Memórias e tradições
- Como as pessoas faziam para... Produzir um livro
- Capítulo 4. Memória escolar
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. Memória e história
- Unidade 4 – Trabalho
- Capítulo 1. O que é trabalho?
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. Profissionais da comunidade
- O mundo que queremos: trabalho voluntário
- Capítulo 3. Profissões do passado
- Como as pessoas faziam para... Produzir uma peça de roupa
- Capítulo 4. Trabalho e meio ambiente
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. O que é trabalho?
- Glossário
- Bibliografia
- Encartes
- Unidade 1 - O espaço de todos nós
- Capítulo 1. O espaço público
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. Uma questão de espaço
- O mundo que queremos: A organização do espaço entre o povo Pataxó
- Capítulo 3. O lazer de todos
- Como as pessoas faziam para...
- Capítulo 4. Espaços e memória
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. O espaço público
- Unidade 2 - A formação das cidades
- Capítulo 1. Os primeiros grupos
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. Das vilas às cidades
- O mundo que queremos: o registro do número de habitantes
- Capítulo 3. A ocupação do espaço por meio do comércio
- Como as pessoas faziam para...
- Capítulo 4. A preservação das primeiras formações urbanas
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. Os primeiros grupos
- Unidade 3 - A vida no campo e as migrações
- Capítulo 1. As grandes plantações: a cana-de-açúcar
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. Pecuária e ocupação do interior
- O mundo que queremos: a preservação da cultura indígena
- Capítulo 3. A cafeicultura e a formação da população
- Como as pessoas faziam para...
- Capítulo 4. Do campo para a cidade: as fábricas e os operários
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. As grandes plantações: a cana-de-açúcar
- Unidade 4 - Vida na cidade: a urbanização
- Capítulo 1. Diferentes lugares: os municípios
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. Cidade, trabalho e indústria
- O mundo que queremos: o fim do trabalho infantil
- Capítulo 3. O crescimento das cidades
- Como as pessoas faziam para...
- Capítulo 4. O modo de vida nas cidades
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. Diferentes lugares: os municípios
- Glossário
- Bibliografia
- Encartes
- Unidade 1 - Os primeiros grupos humanos
- Capítulo 1. O estudo da História
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. O tempo na História
- O mundo que queremos: Pré-História do Brasil
- Capítulo 3. A vida na Pré-História
- Como as pessoas faziam para...
- Capítulo 4. A agricultura e a ocupação do espaço
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. O estudo da História
- Unidade 2 - O início do comércio
- Capítulo 1. As primeiras trocas comerciais
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. Comércio e ocupação do espaço
- O mundo que queremos: Economia solidária: moeda social e bancos comunitários
- Capítulo 3. A expansão do comércio e das rotas
- Como as pessoas faziam para...
- Capítulo 4. As grandes navegações
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. As primeiras trocas comerciais
- Unidade 3 - A formação do Brasil
- Capítulo 1. Os povos indígenas
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. A diáspora africana
- O mundo que queremos: Cotas: por que reagimos?
- Capítulo 3. Europeus
- Como as pessoas faziam para...
- Capítulo 4. A população brasileira
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. Os povos indígenas
- Unidade 4 - Migrações no Brasil
- Capítulo 1. Imigração no Brasil
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. Diversidade de povos e costumes
- O mundo que queremos: Dignidade para migrantes e refugiados
- Capítulo 3. Migrações internas no Brasil
- Como as pessoas faziam para...
- Capítulo 4. Conhecendo a diversidade cultural do Brasil
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. Imigração no Brasil
- Glossário
- Bibliografia
- Unidade 1 - A formação dos povos
- Capítulo 1. Fixação dos grupos humanos
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. Grupos organizados e agricultura
- O mundo que queremos: Agricultura na comunidade quilombola Ivaporunduva
- Capítulo 3. Novas formas de organização
- Como as pessoas faziam para...
- Capítulo 4. Registro de memória: cultura material
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. Fixação dos grupos humanos
- Unidade 2 - Os primeiros núcleos populacionais
- Capítulo 1. Os primeiros núcleos populacionais
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. A organização da vida social
- O mundo que queremos: Cidadania e igualdade: uma conquista histórica
- Capítulo 3. Cidades e impérios da Mesopotâmia
- Como as pessoas faziam para...
- Capítulo 4. Cidadania no passado e no presente
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. Os primeiros núcleos populacionais
- Unidade 3 - A vida na Antiguidade
- Capítulo 1. Cultura e religião
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. Patrimônio cultural dos povos antigos
- O mundo que queremos: Mbanza Kongo, em Angola, recebe título de Patrimônio Mundial da Unesco
- Capítulo 3. O cotidiano no mundo antigo
- Como as pessoas faziam para...
- Capítulo 4. Atividades econômicas e tecnologia na Antiguidade
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. Cultura e religião
- Unidade 4 - Herança cultural
- Capítulo 1. A humanidade e o tempo
- Para ler e escrever melhor
- Capítulo 2. Descobrindo a História
- O mundo que queremos: Preservação de fontes oficiais
- Capítulo 3. Marcos de memória
- Como as pessoas faziam para...
- Capítulo 4. Registros de memória
- O que você aprendeu
- Atividade divertida
- Capítulo 1. A humanidade e o tempo
- Glossário
- Bibliografia
- Encartes
Material Digital do Professor
Orientações para a gestão das aulas, acompanhamento da aprendizagem e proposta de um projeto interdisciplinar.
Planos de aula bimestrais ou trimestrais, com atividades para o desenvolvimento de habilidades descritas na BNCC, e indicação de recursos didáticos para utilização nas aulas.
Avaliações bimestrais ou trimestrais acompanhadas por gabarito.
A avenida Paulista ontem e hoje
2º Ano
A avenida Paulista foi criada em 1981. O que mudou de lá para cá? Venha ver as mudanças que esse importante endereço da cidade de São Paulo sofreu.
VisualizarOs diversos tipos de trabalho
2º Ano
Identifique todos os tipos de trabalho feitos pelos seres humanos. Nessa tarefa, ao associar cada descrição com a imagem correta, você entra em contato com a diversidade de profissões existentes.
VisualizarO mapa do período da Grandes Navegações
4º Ano
Monstros marinhos, mapa do Brasil, figuras religiosas e rosa dos ventos. Uma atividade que mostra como os mapas foram desenhados para orientar os navegadores por volta de 1500.
VisualizarA arqueologia e o estudo da história
5º Ano
Um material interativo sobre a arqueologia, área científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais.
Visualizar