• 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

A vida em família e os diferentes vínculos e configurações

A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial

A escola, sua representação espacial e sua história individual

As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF01HI03) - Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.

(EF01HI04) - Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

(EF01HI06) - Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços

(EF01HI05) - Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

(EF01HI08) - Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar.

(EF01HI02) - Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias.

(EF01HI07) - Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as.

(EF01HI01 ) - Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Quem sou eu
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)

(EF01HI01 ) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade

(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias.

Unidade 2 - A vida familiar
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade

(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias.

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em família e os diferentes vínculos e configurações

(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em família e os diferentes vínculos e configurações

(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as.

Unidade 3 - A escola
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

(EF01HI04) Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em família e os diferentes vínculos e configurações

(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços

Unidade 4 - Brincadeiras e festas
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

(EF01HI04) Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial

(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A escola, sua representação espacial e sua história individual

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar.

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em família e os diferentes vínculos e configurações

(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

A sobrevivência e a relação com a natureza

A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço

Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais)

As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais

O tempo como medida

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF02HI02) - Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades

(EF02HI10) - Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância

(EF02HI11) - Identificar impactos no meio ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.

(EF02HI03) - Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória

(EF02HI04) - Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar.

(EF02HI05) - Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado

(EF02HI08 ) - Compilar histórias da família e de conhecidos registradas em diferentes fontes.

(EF02HI09) - Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência ou à da família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

(EF02HI01) - Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos

(EF02HI06 ) - Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

(EF02HI07) - Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - A passagem do tempo
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

A comunidade e seus registros

O tempo como medida

(EF02HI06 ) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

A comunidade e seus registros

O tempo como medida

(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

Unidade 2 - A vida em comunidade
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória

A comunidade e seus registros

Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais)

(EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado

Unidade 3 - Marcas da história
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço

(EF02HI04) Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar.

A comunidade e seus registros

Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais)

(EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado

As formas de registrar as experiências da comunidade

As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais

(EF02HI08 ) Compilar histórias da família e de conhecidos registradas em diferentes fontes.

As formas de registrar as experiências da comunidade

As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais

(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência ou à da família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

Unidade 4 - Trabalho
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades

O trabalho e a sustentabilidade da comunidade

A sobrevivência e a relação com a natureza

(EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância

O trabalho e a sustentabilidade da comunidade

A sobrevivência e a relação com a natureza

(EF02HI11) Identificar impactos no meio ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer

A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

Os patrimônios históricos e culturais da cidade em que se vive

A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF03HI12) - Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências

(EF03HI08) - Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.

(EF03HI02) - Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive.

(EF03HI01) - Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc

(EF03HI11) - Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos

(EF03HI03) - Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes

(EF03HI06) - Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.

(EF03HI04) - Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

(EF03HI10) - Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção

(EF03HI09) - Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.

(EF03HI05) - Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - O espaço de todos nós
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.

A noção de espaço público e privado

A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos

(EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.

A noção de espaço público e privado

A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos

(EF03HI10) Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção

A noção de espaço público e privado

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer

(EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.

A noção de espaço público e privado

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer

(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Os patrimônios históricos e culturais da cidade em que se vive

(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados

Unidade 2 - A formação das cidades
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Os patrimônios históricos e culturais da cidade em que se vive

(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

Unidade 3 - A vida no campo e as migrações
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças

(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.

A noção de espaço público e privado

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer

(EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos

Unidade 4 - Vida na cidade: a urbanização
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive.

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças

(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.

A noção de espaço público e privado

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer

(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

As dinâmicas internas de migração no Brasil, a partir dos anos 1960

Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos

O surgimento da espécie humana na África e sua expansão pelo mundo

O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais

A invenção do comércio e a circulação de produtos

O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)

As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF04HI12) - Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

(EF04HI11) - Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira

(EF04HI10 ) - Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira

(EF04HI09) - Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

(EF04HI08) - Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema e internet) e discutir seus significados para os diferentes estratos sociais

(EF04HI06) - Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização

(EF04HI03) - Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

(EF04HI10) - Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira

(EF04HI05) - Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

(EF04HI01) - Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo.

(EF04HI07) - Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial

(EF04HI04) - Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.

(EF04HI02) - Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Os primeiros grupos humanos
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)

(EF04HI02) Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas.

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

(EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

As questões históricas relativas às migrações

O surgimento da espécie humana na África e sua expansão pelo mundo

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)

(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo.

Unidade 2 - O início do comércio
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A invenção do comércio e a circulação de produtos

(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.

Circulação de pessoas, produtos e culturas

As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural

(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial

Unidade 3 - A formação do Brasil
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

As questões históricas relativas às migrações

O surgimento da espécie humana na África e sua expansão pelo mundo

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

As questões históricas relativas às migrações

As dinâmicas internas de migração no Brasil, a partir dos anos 1960

(EF04HI12) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

As questões históricas relativas às migrações

Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil

(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.

As questões históricas relativas às migrações

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos

(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)

(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo.

Unidade 4 - Migrações no Brasil
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais

(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A invenção do comércio e a circulação de produtos

(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização

Circulação de pessoas, produtos e culturas

O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais

(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema e internet) e discutir seus significados para os diferentes estratos sociais

As questões históricas relativas às migrações

O surgimento da espécie humana na África e sua expansão pelo mundo

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

As questões históricas relativas às migrações

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos

(EF04HI10 ) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira

As questões históricas relativas às migrações

Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil

(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira

As questões históricas relativas às migrações

As dinâmicas internas de migração no Brasil, a partir dos anos 1960

(EF04HI12) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade

As tradições orais e a valorização da memória

O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos

O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

As formas de organização social e política: a noção de Estado

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF05HI10) - Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo

(EF05HI09) - Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

(EF05HI08 ) - Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo as populações indígenas

(EF05HI07) - Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

(EF05HI06) - Comparar o uso de diferentes linguagens no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas

(EF05HI03) - Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos

(EF05HI01) - Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

(EF05HI05) - Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.

(EF05HI04) - Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade

(EF05HI02) - Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - A formação dos povos
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

As formas de organização social e política: a noção de Estado

(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos

(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória

(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

Unidade 2 - Os primeiros núcleos populacionais
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória

(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

As formas de organização social e política: a noção de Estado

(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos

(EF05HI01) dentificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado

Unidade 3 - A vida na Antiguidade
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos

(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória

(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas

Registros da história: linguagens e culturas

Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade

(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

Unidade 4 - Herança cultural
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória

(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória

(EF05HI08 ) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo as populações indígenas

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória

(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

Registros da história: linguagens e culturas

Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade

(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo

Veja a proposta pedagógica em outras coleções de História

Veja a proposta pedagógica de outros Componentes Curriculares