Matriz BNCC - Buriti Mais
Ensino Fundamental 1 - Interdisciplinar
Codigo da Coleção: 0158P19363- 1º ano
- 2º ano
- 3º ano
- 4º ano
- 5º ano
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
Pontos de referência
Características dos materiais
Escalas de tempo
Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade
A escola e a diversidade do grupo social envolvido
A vida em família e os diferentes vínculos e configurações
A escola, sua representação espacial e sua história individual
O modo de vida das crianças em diferentes lugares
Situações de convívio em diferentes lugares
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
Condições de vida nos lugares de vivência
Ciclos naturais e a vida cotidiana
Corpo humano
A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial
As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)
Respeito à diversidade
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF01GE09) - Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
(EF01CI01) - Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
(EF01CI05) - Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.
(EF01HI03) - Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.
(EF01HI04) - Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
(EF01HI06) - Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
(EF01HI08) - Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar.
(EF01GE01) - Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
(EF01GE04) - Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
(EF01GE06) - Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
(EF01GE07) - Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
(EF01GE08) - Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.
(EF01GE11) - Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.
(EF01CI06) - Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
(EF01HI02) - Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias.
(EF01HI07) - Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as.
(EF01GE03) - Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.
(EF01GE05) - Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
(EF01GE10) - Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).
(EF01CI02) - Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
(EF01GE02) - Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
(EF01HI05) - Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
(EF01HI02 ) - Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias.
(EF01HI01) - Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.
(EF01CI04) - Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.
(EF01CI03) - Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes, limpar olhos, nariz e orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
Unidade 1 - Quem é você
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Vida e evolução
Corpo humano
(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes, limpar olhos, nariz e orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
Vida e evolução
Respeito à diversidade
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.
Mundo pessoal: meu lugar no mundo
As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)
(EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.
Mundo pessoal: meu lugar no mundo
Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade
(EF01HI02 ) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias.
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial
(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
O sujeito e seu lugar no mundo
O modo de vida das crianças em diferentes lugares
(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
Formas de representação e pensamento espacial
Pontos de referência
(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
Vida e evolução
Corpo humano
(EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
Unidade 2 - A família
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
A vida em família e os diferentes vínculos e configurações
(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Condições de vida nos lugares de vivência
(EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Condições de vida nos lugares de vivência
(EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).
Conexões e escalas
Ciclos naturais e a vida cotidiana
(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
O sujeito e seu lugar no mundo
Situações de convívio em diferentes lugares
(EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
A vida em família e os diferentes vínculos e configurações
(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as.
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
A vida em família e os diferentes vínculos e configurações
(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Mundo pessoal: meu lugar no mundo
Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade
(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias.
Terra e Universo
Escalas de tempo
(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Terra e Universo
Escalas de tempo
(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.
Unidade 3 - Lugar de morar
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Matéria e energia
Características dos materiais
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Formas de representação e pensamento espacial
Pontos de referência
(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
Mundo do trabalho
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
Mundo do trabalho
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
(EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
O sujeito e seu lugar no mundo
O modo de vida das crianças em diferentes lugares
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
Mundo pessoal: meu lugar no mundo
A escola e a diversidade do grupo social envolvido
(EF01HI04) Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
Mundo pessoal: meu lugar no mundo
Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade
(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.
Unidade 4 - Lugar de estudar
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Matéria e energia
Características dos materiais
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Terra e Universo
Escalas de tempo
(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.
Mundo pessoal: meu lugar no mundo
Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade
(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.
Mundo pessoal: meu lugar no mundo
A escola e a diversidade do grupo social envolvido
(EF01HI04) Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
A vida em família e os diferentes vínculos e configurações
(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
A escola, sua representação espacial e sua história individual
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar.
O sujeito e seu lugar no mundo
O modo de vida das crianças em diferentes lugares
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
O sujeito e seu lugar no mundo
Situações de convívio em diferentes lugares
(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
Mundo do trabalho
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
(EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
Mundo do trabalho
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
Formas de representação e pensamento espacial
Pontos de referência
(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.
Formas de representação e pensamento espacial
Pontos de referência
(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
Localização, orientação e representação espacial
Propriedades e usos dos materiais / Prevenção de acidentes domésticos
A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço
Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais)
As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais
A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas
Mudanças e permanências
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação
Convivência e interações entre pessoas na comunidade
A sobrevivência e a relação com a natureza
Seres vivos no ambiente / Plantas
Experiências da comunidade no tempo e no espaço
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes
Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade
Movimento do Sol no céu / O Sol como fonte de luz e calor
O tempo como medida
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF02GE10) - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
(EF02CI01) - Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
(EF02CI02) - Justificar o uso de diferentes materiais em objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
(EF02CI03) - Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza e medicamentos etc.).
(EF02HI04) - Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar.
(EF02HI05) - Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
(EF02HI08) - Compilar histórias da família e de conhecidos registradas em diferentes fontes.
(EF02HI09) - Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência ou à da família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
(EF02GE09) - Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
(EF02HI03) - Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
(EF02GE08) - Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
(EF02GE05) - Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
(EF02GE03) - Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso.
(EF02GE02) - Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
(EF02GE01) - Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.
(EF02HI10) - Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância
(EF02HI02) - Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI01) - Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos.
(EF02CI06) - Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente.
(EF02CI04) - Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
(EF02CI05) - Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.
(EF02HI11) - Identificar impactos no meio ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.
(EF02GE04) - Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
(EF02GE07) - Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares.
(EF02GE11) - Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
(EF02CI07) - Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.
(EF02GE06) - Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).
(EF02HI07) - Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
(EF02HI06) - Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
(EF02CI08) - Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).
Unidade 1 - Um dia depois do outro
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Terra e Universo
Movimento do Sol no céu / O Sol como fonte de luz e calor
(EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).
A comunidade e seus registros
O tempo como medida
(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
A comunidade e seus registros
O tempo como medida
(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Conexões e escalas
Mudanças e permanências
(EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
Mundo do trabalho
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes
(EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).
Formas de representação e pensamento espacial
Localização, orientação e representação espacial
(EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
Terra e Universo
Movimento do Sol no céu / O Sol como fonte de luz e calor
(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.
Unidade 2 - No ambiente tudo acontece
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O trabalho e a sustentabilidade da comunidade
A sobrevivência e a relação com a natureza
(EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade
(EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
Formas de representação e pensamento espacial
Localização, orientação e representação espacial
(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
Mundo do trabalho
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes
(EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares.
Conexões e escalas
Experiências da comunidade no tempo e no espaço
(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
O trabalho e a sustentabilidade da comunidade
A sobrevivência e a relação com a natureza
(EF02HI11) Identificar impactos no meio ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.
Vida e evolução
Seres vivos no ambiente / Plantas
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos componentes do ambiente.
Vida e evolução
Seres vivos no ambiente / Plantas
(EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.
Vida e evolução
Seres vivos no ambiente / Plantas
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.
Unidade 3 - A vida no bairro
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
A comunidade e seus registros
A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
Formas de representação e pensamento espacial
Localização, orientação e representação espacial
(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
Formas de representação e pensamento espacial
Localização, orientação e representação espacial
(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
Conexões e escalas
Mudanças e permanências
(EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
O sujeito e seu lugar no mundo
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação
(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso.
O sujeito e seu lugar no mundo
Convivência e interações entre pessoas na comunidade
(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
O sujeito e seu lugar no mundo
Convivência e interações entre pessoas na comunidade
(EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.
O trabalho e a sustentabilidade da comunidade
A sobrevivência e a relação com a natureza
(EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância
A comunidade e seus registros
A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
A comunidade e seus registros
A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas
(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos.
Unidade 4 - Os objetos do dia a dia
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Formas de representação e pensamento espacial
Localização, orientação e representação espacial
(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
Matéria e energia
Propriedades e usos dos materiais / Prevenção de acidentes domésticos
(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
Matéria e energia
Propriedades e usos dos materiais / Prevenção de acidentes domésticos
(EF02CI02) Justificar o uso de diferentes materiais em objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
Matéria e energia
Propriedades e usos dos materiais / Prevenção de acidentes domésticos
(EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza e medicamentos etc.).
A comunidade e seus registros
A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço
(EF02HI04) Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar.
A comunidade e seus registros
Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais)
(EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
As formas de registrar as experiências da comunidade
As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais
(EF02HI08) Compilar histórias da família e de conhecidos registradas em diferentes fontes.
As formas de registrar as experiências da comunidade
As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais
(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência ou à da família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
Formas de representação e pensamento espacial
Localização, orientação e representação espacial
(EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
Formas de representação e pensamento espacial
Localização, orientação e representação espacial
(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
Impactos das atividades humanas
Produção de som / Efeitos da luz nos materiais / Saúde auditiva e visual
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive
A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
A produção dos marcos da memória: formação cultural da população
A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças
A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos
A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
Produção, circulação e consumo
Características e desenvolvimento dos animais
Características da Terra / Observação do céu / Usos do solo
Matéria-prima e indústria
Paisagens naturais e antrópicas em transformação
Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
Representações cartográficas
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF03GE11) - Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.
(EF03CI02) - Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
(EF03CI03) - Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.
(EF03HI01) - Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
(EF03HI02) - Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive.
(EF03HI03 ) - Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
(EF03HI05) - Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.
(EF03HI06) - Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
(EF03HI07) - Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.
(EF03HI08) - Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
(EF03HI09) - Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
(EF03HI10) - Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção.
(EF03HI11) - Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
(EF03HI12) - Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
(EF03GE01) - Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
(EF03GE02) - Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
(EF03GE08) - Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.
(EF03GE09) - Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
(EF03GE10) - Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.
(EF03CI04) - Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
(EF03CI05) - Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
(EF03CI06) - Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
(EF03CI09) - Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em algumas características (cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.).
(EF03CI10 ) - Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a vida.
(EF03HI08 ) - Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
(EF03GE05) - Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.
(EF03GE04) - Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.
(EF03GE03) - Reconhecer os diferentes modos de vida das populações tradicionais em distintos lugares.
(EF03HI04) - Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
(EF03HI03) - Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
(EF03CI01) - Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
(EF03CI07) - Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
(EF03GE07) - Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.
(EF03GE06) - Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.
(EF03CI08) - Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
Unidade 1 - O céu e o planeta Terra
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Terra e Universo
Características da Terra / Observação do céu / Usos do solo
(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
Formas de representação e pensamento espacial
Representações cartográficas
(EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.
Formas de representação e pensamento espacial
Representações cartográficas
(EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.
Terra e Universo
Características da Terra / Observação do céu / Usos do solo
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
Unidade 2 - As paisagens da superfície terrestre
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Matéria e energia
Produção de som / Efeitos da luz nos materiais / Saúde auditiva e visual
(EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive
(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
Registros da história: linguagens e culturas
Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
O sujeito e seu lugar no mundo
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
O sujeito e seu lugar no mundo
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
(EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida das populações tradicionais em distintos lugares.
Conexões e escalas
Paisagens naturais e antrópicas em transformação
(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.
Unidade 3 - A vida no campo
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Impactos das atividades humanas
(EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Impactos das atividades humanas
(EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Impactos das atividades humanas
(EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
Mundo do trabalho
Matéria-prima e indústria
(EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.
A noção de espaço público e privado
A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer
(EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
Terra e Universo
Características da Terra / Observação do céu / Usos do solo
(EF03CI10 ) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a vida.
Terra e Universo
Características da Terra / Observação do céu / Usos do solo
(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em algumas características (cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.).
Vida e evolução
Características e desenvolvimento dos animais
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Vida e evolução
Características e desenvolvimento dos animais
(EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
Vida e evolução
Características e desenvolvimento dos animais
(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
O lugar em que se vive
A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
(EF03HI08 ) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
Unidade 4 - A vida na cidade
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Impactos das atividades humanas
(EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Impactos das atividades humanas
(EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Produção, circulação e consumo
(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.
O sujeito e seu lugar no mundo
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
O sujeito e seu lugar no mundo
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
A noção de espaço público e privado
A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer
(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
A noção de espaço público e privado
A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer
(EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
A noção de espaço público e privado
A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos
(EF03HI10) Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção.
A noção de espaço público e privado
A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos
(EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
O lugar em que se vive
A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças
(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
O lugar em que se vive
A produção dos marcos da memória: formação cultural da população
(EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.
O lugar em que se vive
A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
O lugar em que se vive
A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive
(EF03HI03 ) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive
(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive.
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive
(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
Matéria e energia
Produção de som / Efeitos da luz nos materiais / Saúde auditiva e visual
(EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.
Matéria e energia
Produção de som / Efeitos da luz nos materiais / Saúde auditiva e visual
(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
Processos migratórios no Brasil
Misturas / Transformações reversíveis e não reversíveis
Cadeias alimentares simples / Microrganismos
O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais
A circulação de pessoas e as transformações no meio natural
Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos
Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil
As dinâmicas internas de migração no Brasil, a partir dos anos 1960
Território e diversidade cultural
O surgimento da espécie humana na África e sua expansão pelo mundo
A invenção do comércio e a circulação de produtos
As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural
O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais
Instâncias do poder público e canais de participação social
Relação campo e cidade
Unidades político-administrativas do Brasil
Territórios étnico-culturais
Trabalho no campo e na cidade
Elementos constitutivos dos mapas
Pontos cardeais / Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
Produção, circulação e consumo
Sistema de orientação
Preservação e degradação da natureza
A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF04GE02) - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
(EF04CI01) - Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
(EF04CI02) - Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
(EF04CI03) - Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
(EF04CI07) - Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
(EF04HI03) - Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
(EF04HI05) - Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
(EF04HI10) - Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
(EF04HI11) - Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.
(EF04HI12 ) - Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
(EF04GE01) - Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afro-brasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.
(EF04HI09) - Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
(EF04CI08) - Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários) atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
(EF04HI06) - Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.
(EF04HI07) - Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.
(EF04HI08) - Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema e internet) e discutir seus significados para os diferentes estratos sociais.
(EF04GE03) - Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.
(EF04GE04) - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
(EF04GE05) - Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
(EF04GE06) - Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e quilombolas.
(EF04GE07) - Comparar as características do trabalho no campo e na cidade.
(EF04GE10) - Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.
(EF04CI06) - Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
(EF04CI09) - Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
(EF04CI10) - Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola.
(EF04GE08) - Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
(EF04GE09) - Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.
(EF04GE11) - Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na preservação ou degradação dessas áreas.
(EF04HI04) - Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
(EF04HI02) - Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas.
(EF04HI01) - Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo.
(EF04CI11) - Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
(EF04CI05) - Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
(EF04CI04) - Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
Unidade 1 - O ambiente e os seres humanos
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Matéria e energia
Misturas / Transformações reversíveis e não reversíveis
(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
Vida e evolução
Cadeias alimentares simples / Microrganismos
(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
Vida e evolução
Cadeias alimentares simples / Microrganismos
(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
Vida e evolução
Cadeias alimentares simples / Microrganismos
(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
Terra e Universo
Pontos cardeais / Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos
A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo.
Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos
A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)
(EF04HI02) Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas.
Circulação de pessoas, produtos e culturas
A circulação de pessoas e as transformações no meio natural
(EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
Formas de representação e pensamento espacial
Elementos constitutivos dos mapas
(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Preservação e degradação da natureza
(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na preservação ou degradação dessas áreas.
Matéria e energia
Misturas / Transformações reversíveis e não reversíveis
(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
Unidade 2 - O comércio e as rotas
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Terra e Universo
Pontos cardeais / Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
(EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Preservação e degradação da natureza
(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na preservação ou degradação dessas áreas.
Formas de representação e pensamento espacial
Sistema de orientação
(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.
Mundo do trabalho
Produção, circulação e consumo
(EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
Circulação de pessoas, produtos e culturas
As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural
(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.
Circulação de pessoas, produtos e culturas
A invenção do comércio e a circulação de produtos
(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.
Terra e Universo
Pontos cardeais / Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
(EF04CI10) Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola.
Matéria e energia
Misturas / Transformações reversíveis e não reversíveis
(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
Matéria e energia
Misturas / Transformações reversíveis e não reversíveis
(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
Matéria e energia
Misturas / Transformações reversíveis e não reversíveis
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Unidade 3 - Território brasileiro
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Vida e evolução
Cadeias alimentares simples / Microrganismos
(EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
Formas de representação e pensamento espacial
Elementos constitutivos dos mapas
(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.
Mundo do trabalho
Trabalho no campo e na cidade
(EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade.
Conexões e escalas
Territórios étnico-culturais
(EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e quilombolas.
Conexões e escalas
Unidades político-administrativas do Brasil
(EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
Conexões e escalas
Relação campo e cidade
(EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
O sujeito e seu lugar no mundo
Instâncias do poder público e canais de participação social
(EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.
Circulação de pessoas, produtos e culturas
As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural
(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.
Circulação de pessoas, produtos e culturas
A invenção do comércio e a circulação de produtos
(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.
Circulação de pessoas, produtos e culturas
A circulação de pessoas e as transformações no meio natural
(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
Vida e evolução
Cadeias alimentares simples / Microrganismos
(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários) atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
Vida e evolução
Cadeias alimentares simples / Microrganismos
(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
Matéria e energia
Misturas / Transformações reversíveis e não reversíveis
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Circulação de pessoas, produtos e culturas
O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais
(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema e internet) e discutir seus significados para os diferentes estratos sociais.
Unidade 4 - A cultura e a identidade brasileira
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
Processos migratórios no Brasil
(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
O sujeito e seu lugar no mundo
Território e diversidade cultural
(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afro-brasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.
As questões históricas relativas às migrações
As dinâmicas internas de migração no Brasil, a partir dos anos 1960
(EF04HI12 ) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
As questões históricas relativas às migrações
Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil
(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.
As questões históricas relativas às migrações
Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos
(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
As questões históricas relativas às migrações
O surgimento da espécie humana na África e sua expansão pelo mundo
(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
Circulação de pessoas, produtos e culturas
A circulação de pessoas e as transformações no meio natural
(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos
O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais
(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
Vida e evolução
Cadeias alimentares simples / Microrganismos
(EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
Matéria e energia
Misturas / Transformações reversíveis e não reversíveis
(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
Matéria e energia
Misturas / Transformações reversíveis e não reversíveis
(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
Matéria e energia
Misturas / Transformações reversíveis e não reversíveis
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
Gestão pública da qualidade de vida
Consumo consciente / Reciclagem
O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Trabalho e inovação tecnológica
Qualidade ambiental
Diferentes tipos de poluição
Nutrição do organismo /Hábitos alimentares / Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
Dinâmica populacional
As tradições orais e a valorização da memória
Representação das cidades e do espaço urbano
O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos
As formas de organização social e política: a noção de Estado
O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
Diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais
Território, redes e urbanização
Mapas e imagens de satélite
Constelações e mapas celestes / Movimento de rotação da Terra / Periodicidade das fases da Lua / Instrumentos óticos
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF05GE12) - Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade), e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.
(EF05CI01 ) - Explorar fenômenos que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.) entre outras.
(EF05CI02) - Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
(EF05CI03) - Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
(EF05CI04) - Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas e discutir os possíveis problemas decorrentes desses usos.
(EF05CI05) - Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente, descarte adequado e ampliação de hábitos de reutilização e reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
(EF05HI06) - Comparar o uso de diferentes linguagens no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
(EF05GE05) - Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.
(EF05GE06) - Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.
(EF05GE07) - Identificar os diferentes tipos de energia utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.
(EF05GE10) - Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, fluentes industriais, marés negras etc.).
(EF05GE11) - Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.).
(EF05CI06) - Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
(EF05HI09) - Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
(EF05GE01) - Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.
(EF05CI09) - Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como a obesidade) entre crianças e jovens, a partir da análise de seus hábitos (tipos de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
(EF05CI08) - Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
(EF05CI07) - Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.
(EF05GE09 ) - Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.
(EF05HI01) - Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
(EF05HI02) - Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado.
(EF05HI03) - Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
(EF05HI04) - Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade.
(EF05HI05 ) - Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
(EF05HI07) - Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
(EF05HI10) - Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
(EF05GE02) - Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
(EF05GE03) - Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
(EF05GE04) - Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.
(EF05GE08) - Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.
(EF05CI10) - Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos, como mapas celestes e aplicativos, entre outros, e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
(EF05HI08) - Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo as populações indígenas.
(EF05CI13) - Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
(EF05CI12) - Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
(EF05CI11) - Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
Unidade 1 - Astronomia e calendários
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Terra e Universo
Constelações e mapas celestes / Movimento de rotação da Terra / Periodicidade das fases da Lua / Instrumentos óticos
(EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
Terra e Universo
Constelações e mapas celestes / Movimento de rotação da Terra / Periodicidade das fases da Lua / Instrumentos óticos
(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
Terra e Universo
Constelações e mapas celestes / Movimento de rotação da Terra / Periodicidade das fases da Lua / Instrumentos óticos
(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos
(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
Registros da história: linguagens e culturas
As tradições orais e a valorização da memória
(EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo as populações indígenas.
Terra e Universo
Constelações e mapas celestes / Movimento de rotação da Terra / Periodicidade das fases da Lua / Instrumentos óticos
(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos, como mapas celestes e aplicativos, entre outros, e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
Unidade 2 - A cidade e a cidadania
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
(EF05HI05 ) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
Formas de representação e pensamento espacial
Representação das cidades e do espaço urbano
(EF05GE09 ) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.
Formas de representação e pensamento espacial
Mapas e imagens de satélite
(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.
Conexões e escalas
Território, redes e urbanização
(EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.
Conexões e escalas
Território, redes e urbanização
(EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
O sujeito e seu lugar no mundo
Diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais
(EF05GE02) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
Registros da história: linguagens e culturas
Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Registros da história: linguagens e culturas
As tradições orais e a valorização da memória
(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade.
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos
(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
As formas de organização social e política: a noção de Estado
(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado.
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Matéria e energia
Consumo consciente / Reciclagem
(EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
Unidade 3 - A alimentação e o corpo humano
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Vida e evolução
Nutrição do organismo /Hábitos alimentares / Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
Registros da história: linguagens e culturas
O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
O sujeito e seu lugar no mundo
Dinâmica populacional
(EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.
Registros da história: linguagens e culturas
As tradições orais e a valorização da memória
(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
Vida e evolução
Nutrição do organismo /Hábitos alimentares / Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como a obesidade) entre crianças e jovens, a partir da análise de seus hábitos (tipos de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Vida e evolução
Nutrição do organismo /Hábitos alimentares / Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Vida e evolução
Nutrição do organismo /Hábitos alimentares / Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório
(EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.
Unidade 4 - A água, o lixo e a tecnologia
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Matéria e energia
Consumo consciente / Reciclagem
(EF05CI01 ) Explorar fenômenos que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.) entre outras.
Matéria e energia
Consumo consciente / Reciclagem
(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
Matéria e energia
Consumo consciente / Reciclagem
(EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
Matéria e energia
Consumo consciente / Reciclagem
(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas e discutir os possíveis problemas decorrentes desses usos.
Matéria e energia
Consumo consciente / Reciclagem
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente, descarte adequado e ampliação de hábitos de reutilização e reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Registros da história: linguagens e culturas
O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
Mundo do trabalho
Trabalho e inovação tecnológica
(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.
Mundo do trabalho
Trabalho e inovação tecnológica
(EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.
Mundo do trabalho
Trabalho e inovação tecnológica
(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Qualidade ambiental
(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, fluentes industriais, marés negras etc.).
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Diferentes tipos de poluição
(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.).
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Gestão pública da qualidade de vida
(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade), e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.