• 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano

Competências e habilidades

O modo como os temas relativos ao componente curricular História são apresentados permite a construção gradativa dos conceitos históricos por parte dos alunos, possibilitando que ele desenvolva a empatia, o respeito, e a autonomia para refletir criticamente e tomar decisões baseadas no respeito e na tolerância.
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial

Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade

A vida em família e os diferentes vínculos e configurações

A escola, sua representação espacial e sua história individual

As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF01HI04 ) - Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

(EF01HI05) - Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares

(EF01HI03) - Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.

(EF01HI04) - Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem

(EF01HI06) - Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços

(EF01HI08) - Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar.

(EF01HI02) - Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias.

(EF01HI07) - Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as.

(EF01HI01) - Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Eu estou crescendo!
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)

(EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.

Unidade 2 - Vida em família!
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade

(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias.

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em família e os diferentes vínculos e configurações

(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em família e os diferentes vínculos e configurações

(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as.

Unidade 3 - Convivência na escola
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

(EF01HI04) Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em família e os diferentes vínculos e configurações

(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A escola, sua representação espacial e sua história individual

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar.

Unidade 4 - Jogos e brincadeiras
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

A escola e a diversidade do grupo social envolvido

(EF01HI04 ) Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial

(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares

Competências e habilidades

O modo como os temas relativos ao componente curricular História são apresentados permite a construção gradativa dos conceitos históricos por parte dos alunos, possibilitando que ele desenvolva a empatia, o respeito, e a autonomia para refletir criticamente e tomar decisões baseadas no respeito e na tolerância.
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

O tempo como medida

A sobrevivência e a relação com a natureza

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço

As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais

Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais)

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF02HI06 ) - Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

(EF02HI11) - Identificar impactos no meio ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.

(EF02HI10) - Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância.

(EF02HI02) - Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

(EF02HI01) - Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos.

(EF02HI04) - Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar

(EF02HI09) - Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência ou à da família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

(EF02HI08) - Compilar histórias da família e de conhecidos registradas em diferentes fontes.

(EF02HI06) - Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

(EF02HI05) - Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado

(EF02HI03) - Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

(EF02HI07) - Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário

(EF02HI02 ) - Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Vida de criança
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço

(EF02HI04) Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar.

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos

Unidade 2 - Tempo e cotidiano
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI02 ) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades

A comunidade e seus registros

Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais)

(EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado

A comunidade e seus registros

O tempo como medida

(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

A comunidade e seus registros

O tempo como medida

(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário

As formas de registrar as experiências da comunidade

As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais

(EF02HI08) Compilar histórias da família e de conhecidos registradas em diferentes fontes

As formas de registrar as experiências da comunidade

As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais

(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência ou à da família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

Unidade 3 - As famílias têm histórias
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço

(EF02HI04) Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar

O trabalho e a sustentabilidade da comunidade

A sobrevivência e a relação com a natureza

(EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância

As formas de registrar as experiências da comunidade

As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais

(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência ou à da família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

As formas de registrar as experiências da comunidade

As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais

(EF02HI08) Compilar histórias da família e de conhecidos registradas em diferentes fontes.

A comunidade e seus registros

O tempo como medida

(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

A comunidade e seus registros

Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais)

(EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades

Unidade 4 - A vida na comunidade
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos.

A comunidade e seus registros

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas

(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

O trabalho e a sustentabilidade da comunidade

A sobrevivência e a relação com a natureza

(EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância.

O trabalho e a sustentabilidade da comunidade

A sobrevivência e a relação com a natureza

(EF02HI11) Identificar impactos no meio ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.

A comunidade e seus registros

O tempo como medida

(EF02HI06 ) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Competências e habilidades

O modo como os temas relativos ao componente curricular História são apresentados permite a construção gradativa dos conceitos históricos por parte dos alunos, possibilitando que ele desenvolva a empatia, o respeito, e a autonomia para refletir criticamente e tomar decisões baseadas no respeito e na tolerância.
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças

Os patrimônios históricos e culturais da cidade em que se vive

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer

A produção dos marcos da memória: formação cultural da população

A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos

A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF03HI08) - Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.

(EF03HI04) - Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

(EF03HI03) - Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

(EF03HI02) - Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive.

(EF03HI01) - Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

(EF03HI12) - Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências

(EF03HI07) - Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.

(EF03HI11) - Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.

(EF03HI12 ) - Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.

(EF03HI10) - Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção

(EF03HI09) - Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções

(EF03HI06) - Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes

(EF03HI05) - Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.

(EF03HI06 ) - Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - O lugar em que vivemos
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

(EF03HI06 ) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças

(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.

A noção de espaço público e privado

A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos

(EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.

A noção de espaço público e privado

A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos

(EF03HI10) dentificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

Unidade 2 - A vida no município
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: formação cultural da população

(EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.

A noção de espaço público e privado

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer

(EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.

A noção de espaço público e privado

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer

(EF03HI12 ) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.

A noção de espaço público e privado

A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos

(EF03HI10) Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção

A noção de espaço público e privado

A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos

(EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças

(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Os patrimônios históricos e culturais da cidade em que se vive

(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive.

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

Unidade 3 - O trabalho no município
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

A noção de espaço público e privado

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer

(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências

Unidade 4 - História e patrimônios do município
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive.

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Os patrimônios históricos e culturais da cidade em que se vive

(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

O lugar em que se vive

A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças

(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.

Competências e habilidades

O modo como os temas relativos ao componente curricular História são apresentados permite a construção gradativa dos conceitos históricos por parte dos alunos, possibilitando que ele desenvolva a empatia, o respeito, e a autonomia para refletir criticamente e tomar decisões baseadas no respeito e na tolerância.
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

As dinâmicas internas de migração no Brasil, a partir dos anos 1960

O surgimento da espécie humana na África e sua expansão pelo mundo

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais

Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos

As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural

A invenção do comércio e a circulação de produtos

A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)

O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF04HI12) - Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

(EF04HI09) - Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

(EF04HI05) - Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

(EF04HI03) - Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

(EF04HI11 ) - Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira

(EF04HI10) - Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira

(EF04HI07) - Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.

(EF04HI06) - Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.

(EF04HI01) - Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo.

(EF04HI02) - Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas.

(EF04HI01 ) - Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo

(EF04HI08) - Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema e internet) e discutir seus significados para os diferentes estratos sociais

(EF04HI04) - Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - A humanidade tem história
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)

(EF04HI02) Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas.

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais

(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

(EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.

Circulação de pessoas, produtos e culturas

O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais

(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema e internet) e discutir seus significados para os diferentes estratos sociais

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)

(EF04HI01 ) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo

Unidade 2 - Indígenas, portugueses e africanos
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)

(EF04HI02) Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas.

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A invenção do comércio e a circulação de produtos

(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização

Circulação de pessoas, produtos e culturas

As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural

(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial

As questões históricas relativas às migrações

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos

(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

As questões históricas relativas às migrações

Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil

(EF04HI11 ) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiçasetc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.

Unidade 3 - Imigrantes no Brasil
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais

(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

As questões históricas relativas às migrações

As dinâmicas internas de migração no Brasil, a partir dos anos 1960

(EF04HI12) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

As questões históricas relativas às migrações

Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil

(EF04HI11 ) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira

As questões históricas relativas às migrações

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos

(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira

As questões históricas relativas às migrações

O surgimento da espécie humana na África e sua expansão pelo mundo

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

Circulação de pessoas, produtos e culturas

As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural

(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A invenção do comércio e a circulação de produtos

(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções

Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)

(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo.

Unidade 4 - Gente de diferentes lugares
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Circulação de pessoas, produtos e culturas

A circulação de pessoas e as transformações no meio natural

(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

As questões históricas relativas às migrações

O surgimento da espécie humana na África e sua expansão pelo mundo

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

As questões históricas relativas às migrações

As dinâmicas internas de migração no Brasil, a partir dos anos 1960

(EF04HI12) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

Competências e habilidades

O modo como os temas relativos ao componente curricular História são apresentados permite a construção gradativa dos conceitos históricos por parte dos alunos, possibilitando que ele desenvolva a empatia, o respeito, e a autonomia para refletir criticamente e tomar decisões baseadas no respeito e na tolerância.
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

As tradições orais e a valorização da memória

Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade

O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos

As formas de organização social e política: a noção de Estado

O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF05HI07) - Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

(EF05HI10 ) - Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

(EF05HI06) - Comparar o uso de diferentes linguagens no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas

(EF05HI08) - Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo as populações indígenas

(EF05HI09) - Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

(EF05HI04) - Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade.

(EF05HI05) - Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica

(EF05HI01) - Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

(EF05HI02 ) - Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado

(EF05HI03) - Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

(EF05HI06 ) - Comparar o uso de diferentes linguagens no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Povos e culturas
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

As formas de organização social e política: a noção de Estado

(EF05HI02 ) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos

(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória

(EF05HI06 ) Comparar o uso de diferentes linguagens no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

Unidade 2 - Cidadania e direitos humanos
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica

Unidade 3 - Os registros da história
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória

(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas

Registros da história: linguagens e culturas

O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

Registros da história: linguagens e culturas

O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

(EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo as populações indígenas

Registros da história: linguagens e culturas

O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias

(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

Unidade 4 - Patrimônios da humanidade
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Registros da história: linguagens e culturas

As tradições orais e a valorização da memória

(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

Registros da história: linguagens e culturas

Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade

(EF05HI10 ) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

Veja a proposta pedagógica em outras coleções de História

Veja a proposta pedagógica de outros Componentes Curriculares