Matriz BNCC - Buriti Mais
Ensino Fundamental 1 - Geografia
Codigo da Coleção: 0156P19051- 1º ano
- 2º ano
- 3º ano
- 4º ano
- 5º ano
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
Ciclos naturais e a vida cotidiana
Condições de vida nos lugares de vivência
O modo de vida das crianças em diferentes lugares
Situações de convívio em diferentes lugares
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
Pontos de referência
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF01GE05) - Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras
(EF01GE10) - Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).
(EF01GE11) - Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente
(EF01GE01) - Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
(EF01GE04) - Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
(EF01GE07) - Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade
(EF01GE08) - Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.
(EF01GE06) - Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
(EF01GE02) - Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
(EF01GE03) - Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações
Unidade 1 - Você e as pessoas
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
O modo de vida das crianças em diferentes lugares
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares
O sujeito e seu lugar no mundo
O modo de vida das crianças em diferentes lugares
(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
O sujeito e seu lugar no mundo
Situações de convívio em diferentes lugares
(EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações
Unidade 2 - A moradia
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
O modo de vida das crianças em diferentes lugares
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares
O sujeito e seu lugar no mundo
Situações de convívio em diferentes lugares
(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
Mundo do trabalho
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
(EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
Mundo do trabalho
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade
Unidade 3 - A escola
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
O modo de vida das crianças em diferentes lugares
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
O sujeito e seu lugar no mundo
Situações de convívio em diferentes lugares
(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
Mundo do trabalho
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade
Formas de representação e pensamento espacial
Pontos de referência
(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.
Unidade 4 - O ambiente e o cotidiano
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Conexões e escalas
Ciclos naturais e a vida cotidiana
(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Condições de vida nos lugares de vivência
(EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Condições de vida nos lugares de vivência
(EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
Experiências da comunidade no tempo e no espaço
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes
Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação
Localização, orientação e representação espacial
Convivência e interações entre pessoas na comunidade
Mudanças e permanências
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF02GE04) - Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
(EF02GE07) - Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares.
(EF02GE11) - Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
(EF02GE03) - Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso.
(EF02GE06) - Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).
(EF02GE10) - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
(EF02GE01) - Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.
(EF02GE02) - Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
(EF02GE05) - Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
(EF02GE08) - Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
(EF02GE09) - Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
Unidade 1 - Bairro: o seu lugar
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
Convivência e interações entre pessoas na comunidade
(EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.
O sujeito e seu lugar no mundo
Convivência e interações entre pessoas na comunidade
(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
Conexões e escalas
Mudanças e permanências
(EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
Formas de representação e pensamento espacial
Localização, orientação e representação espacial
(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
Formas de representação e pensamento espacial
Localização, orientação e representação espacial
(EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
Unidade 2 - O dia a dia no lugar onde você vive
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação
(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso.
Mundo do trabalho
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes
(EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).
Formas de representação e pensamento espacial
Localização, orientação e representação espacial
(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
Unidade 3 - Você se comunica
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação
(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso.
Unidade 4 - Em cada lugar, um modo de viver
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Conexões e escalas
Experiências da comunidade no tempo e no espaço
(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
Mundo do trabalho
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes
(EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade
(EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
Impactos das atividades humanas
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
Produção, circulação e consumo
Representações cartográficas
Matéria-prima e indústria
Paisagens naturais e antrópicas em transformação
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF03GE11 ) - Comparar impactos das atividades econômicas, urbanas e rurais, sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.
(EF03GE03) - Reconhecer os diferentes modos de vida das populações tradicionais em distintos lugares.
(EF03GE10) - Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.
(EF03GE09) - Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
(EF03GE08) - Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.
(EF03GE02) - Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
(EF03GE06) - Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica
(EF03GE05) - Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares
(EF03GE04) - Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.
(EF03GE01) - Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo
(EF03GE07) - Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas
(EF03GE01 ) - Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
Unidade 1 - A paisagem
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Formas de representação e pensamento espacial
Representações cartográficas
(EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica
Formas de representação e pensamento espacial
Representações cartográficas
(EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.
Conexões e escalas
Paisagens naturais e antrópicas em transformação
(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.
Unidade 2 - O espaço rural
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
(EF03GE01 ) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
O sujeito e seu lugar no mundo
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
Mundo do trabalho
Matéria-prima e indústria
(EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares
Formas de representação e pensamento espacial
Representações cartográficas
(EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica
Formas de representação e pensamento espacial
Representações cartográficas
(EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas
Unidade 3 - O espaço urbano
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
Formas de representação e pensamento espacial
Representações cartográficas
(EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica
Mundo do trabalho
Matéria-prima e indústria
(EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares
Conexões e escalas
Paisagens naturais e antrópicas em transformação
(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.
O sujeito e seu lugar no mundo
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo
Unidade 4 - Cuidados com a natureza e seus recursos
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Mundo do trabalho
Produção, circulação e consumo
(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Impactos das atividades humanas
(EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Impactos das atividades humanas
(EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.
O sujeito e seu lugar no mundo
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
(EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida das populações tradicionais em distintos lugares.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Impactos das atividades humanas
(EF03GE11 ) Comparar impactos das atividades econômicas, urbanas e rurais, sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
Relação campo e cidade
Trabalho no campo e na cidade
Produção, circulação e consumo
Elementos constitutivos dos mapas
Território e diversidade cultural
Processos migratórios no Brasil
Territórios étnico-culturais
Preservação e degradação da natureza
Instâncias do poder público e canais de participação social
Unidades político-administrativas do Brasil
Sistema de orientação
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF04GE04) - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas
(EF04GE07) - Comparar as características do trabalho no campo e na cidade
(EF04GE08) - Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
(EF04GE10) - Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças
(EF04GE01) - Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afro-brasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.
(EF04GE02) - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
(EF04GE06) - Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e quilombolas
(EF04GE11) - Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na preservação ou degradação dessas áreas.
(EF04GE03) - Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.
(EF04GE05) - Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
(EF04GE09) - Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.
Unidade 1 - O território brasileiro
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
Instâncias do poder público e canais de participação social
(EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.
Conexões e escalas
Unidades político-administrativas do Brasil
(EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
Formas de representação e pensamento espacial
Sistema de orientação
(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.
Formas de representação e pensamento espacial
Elementos constitutivos dos mapas
(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças
Unidade 2 - A natureza brasileira
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Formas de representação e pensamento espacial
Elementos constitutivos dos mapas
(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Preservação e degradação da natureza
(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na preservação ou degradação dessas áreas.
Unidade 3 - A população brasileira
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
Território e diversidade cultural
(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afro-brasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.
O sujeito e seu lugar no mundo
Processos migratórios no Brasil
(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Conexões e escalas
Territórios étnico-culturais
(EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e quilombolas
Unidade 4 - População e trabalho
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Conexões e escalas
Relação campo e cidade
(EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas
Mundo do trabalho
Trabalho no campo e na cidade
(EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Produção, circulação e consumo
(EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
Formas de representação e pensamento espacial
Elementos constitutivos dos mapas
(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
Qualidade ambiental
Diferentes tipos de poluição
Gestão pública da qualidade de vida
Trabalho e inovação tecnológica
Território, redes e urbanização
Mapas e imagens de satélite
Representação das cidades e do espaço urbano
Dinâmica populacional
Diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF05GE10) - Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, fluentes industriais, marés negras etc.).
(EF05GE11) - Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.).
(EF05GE12) - Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade), e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.
(EF05GE05) - Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.
(EF05GE06 ) - Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação
(EF05GE07) - Identificar os diferentes tipos de energia utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações
(EF05GE03) - Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
(EF05GE04) - Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana
(EF05GE08) - Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes
(EF05GE09) - Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.
(EF05GE01) - Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura
(EF05GE02) - Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios
Unidade 1 - A dinâmica populacional brasileira
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
Dinâmica populacional
(EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura
O sujeito e seu lugar no mundo
Diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais
(EF05GE02) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios
Unidade 2 - A urbanização brasileira
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Conexões e escalas
Território, redes e urbanização
(EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
Conexões e escalas
Território, redes e urbanização
(EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana
Formas de representação e pensamento espacial
Mapas e imagens de satélite
(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes
Formas de representação e pensamento espacial
Representação das cidades e do espaço urbano
(EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Gestão pública da qualidade de vida
(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade), e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.
Unidade 3 - Tecnologia e energia conectando pessoas e espaços, movendo o mundo
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Mundo do trabalho
Trabalho e inovação tecnológica
(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.
Mundo do trabalho
Trabalho e inovação tecnológica
(EF05GE06 ) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação
Mundo do trabalho
Trabalho e inovação tecnológica
(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações
Unidade 4 - Ambiente e qualidade de vida
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Qualidade ambiental
(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, fluentes industriais, marés negras etc.).
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Diferentes tipos de poluição
(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.).
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Gestão pública da qualidade de vida
(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade), e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.