• 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano

Competências e habilidades

Pautado nos temas contemporâneos, nas competências gerais da BNCC e em valores coletivos que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, este projeto tem como objetivo levar o aluno a reconhecer-se como cidadão do mundo, percebendo como ações locais e individuais geram reflexos globais. Assim, busca-se contribuir para um mundo com menos preconceitos e mais empatia, respeito e acolhimento a diferentes hábitos, costumes e modos de vida.
Nesta coleção, os livros de Geografia, apresentam propostas para a formação inicial dos alunos na compreensão da complexa relação entre a sociedade e a natureza.
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Situações de convívio em diferentes lugares

Ciclos naturais e a vida cotidiana

Pontos de referência

Condições de vida nos lugares de vivência

Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF01GE01) - Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

(EF01GE03) - Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações

(EF01GE04) - Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

(EF01GE05) - Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.

(EF01GE08 ) - Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras

(EF01GE09) - Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

(EF01GE10) - Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

(EF01GE11) - Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.

(EF01GE06) - Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.

(EF01GE02) - Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.

(EF01GE07) - Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Vamos nos conhecer
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Formas de representação e pensamento espacial

Pontos de referência

(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

Unidade 2 - Descobrindo minha escola
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O sujeito e seu lugar no mundo

O modo de vida das crianças em diferentes lugares

(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares

O sujeito e seu lugar no mundo

O modo de vida das crianças em diferentes lugares

(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.

O sujeito e seu lugar no mundo

Situações de convívio em diferentes lugares

(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

Mundo do trabalho

Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia

(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

Unidade 3 - As moradias
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O sujeito e seu lugar no mundo

O modo de vida das crianças em diferentes lugares

(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares

Mundo do trabalho

Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia

(EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.

Unidade 4 - Observando os caminhos
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O sujeito e seu lugar no mundo

O modo de vida das crianças em diferentes lugares

(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

O sujeito e seu lugar no mundo

Situações de convívio em diferentes lugares

(EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações

O sujeito e seu lugar no mundo

Situações de convívio em diferentes lugares

(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

Conexões e escalas

Ciclos naturais e a vida cotidiana

(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.

Formas de representação e pensamento espacial

Pontos de referência

(EF01GE08 ) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras

Formas de representação e pensamento espacial

Pontos de referência

(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Condições de vida nos lugares de vivência

(EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Condições de vida nos lugares de vivência

(EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.

Competências e habilidades

Pautado nos temas contemporâneos, nas competências gerais da BNCC e em valores coletivos que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, este projeto tem como objetivo levar o aluno a reconhecer-se como cidadão do mundo, percebendo como ações locais e individuais geram reflexos globais. Assim, busca-se contribuir para um mundo com menos preconceitos e mais empatia, respeito e acolhimento a diferentes hábitos, costumes e modos de vida.
Nesta coleção, os livros de Geografia, apresentam propostas para a formação inicial dos alunos na compreensão da complexa relação entre a sociedade e a natureza.
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

Experiências da comunidade no tempo e no espaço

Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes

Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade

Localização, orientação e representação espacial

Convivência e interações entre pessoas na comunidade

Mudanças e permanências

Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF02GE04) - Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.

(EF02GE07) - Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares

(EF02GE11) - Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.

(EF02GE09) - Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).

(EF02GE01) - Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.

(EF02GE02) - Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças

(EF02GE05) - Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.

(EF02GE06) - Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).

(EF02GE03) - Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso

(EF02GE08) - Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência

( EF02GE06) - Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).

(EF02GE10) - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Minha escola é assim.
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo do trabalho

Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes

( EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).

Conexões e escalas

Experiências da comunidade no tempo e no espaço

(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares

Conexões e escalas

Mudanças e permanências

(EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos

Formas de representação e pensamento espacial

Localização, orientação e representação espacial

(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Unidade 2 - Ruas e caminhos do nosso dia a dia
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Conexões e escalas

Mudanças e permanências

(EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.

Formas de representação e pensamento espacial

Localização, orientação e representação espacial

(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência

O sujeito e seu lugar no mundo

Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação

(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso

Unidade 3 - Estudando o bairro
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Formas de representação e pensamento espacial

Localização, orientação e representação espacial

(EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).

O sujeito e seu lugar no mundo

Convivência e interações entre pessoas na comunidade

(EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.

O sujeito e seu lugar no mundo

Convivência e interações entre pessoas na comunidade

(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças

Conexões e escalas

Mudanças e permanências

(EF02GE05) Analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.

Mundo do trabalho

Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes

(EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).

O sujeito e seu lugar no mundo

Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação

(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso

Unidade 4 - Viva a natureza!
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Conexões e escalas

Experiências da comunidade no tempo e no espaço

(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.

Mundo do trabalho

Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes

(EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade

(EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.

Competências e habilidades

Pautado nos temas contemporâneos, nas competências gerais da BNCC e em valores coletivos que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, este projeto tem como objetivo levar o aluno a reconhecer-se como cidadão do mundo, percebendo como ações locais e individuais geram reflexos globais. Assim, busca-se contribuir para um mundo com menos preconceitos e mais empatia, respeito e acolhimento a diferentes hábitos, costumes e modos de vida.
Nesta coleção, os livros de Geografia, apresentam propostas para a formação inicial dos alunos na compreensão da complexa relação entre a sociedade e a natureza.
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

Paisagens naturais e antrópicas em transformação

Produção, circulação e consumo

Impactos das atividades humanas

Matéria-prima e indústria

Representações cartográficas

A cidade e o campo: aproximações e diferenças

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF03GE04) - Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

(EF03GE08) - Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

(EF03GE09) - Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos

(EF03GE10) - Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.

(EF03GE11) - Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.

(EF03GE05) - Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares

(EF03GE06) - Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica

(EF03GE07 ) - Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas

(EF03GE01) - Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo

(EF03GE02) - Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.

(EF03GE03) - Reconhecer os diferentes modos de vida das populações tradicionais em distintos lugares.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - O nosso lugar e os outros lugares
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O sujeito e seu lugar no mundo

A cidade e o campo: aproximações e diferenças

(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo

O sujeito e seu lugar no mundo

A cidade e o campo: aproximações e diferenças

(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.

O sujeito e seu lugar no mundo

A cidade e o campo: aproximações e diferenças

(EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida das populações tradicionais em distintos lugares.

Unidade 2 - Lugares e paisagens
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Conexões e escalas

Paisagens naturais e antrópicas em transformação

(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

Formas de representação e pensamento espacial

Representações cartográficas

(EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica

Formas de representação e pensamento espacial

Representações cartográficas

(EF03GE07 ) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas

Mundo do trabalho

Produção, circulação e consumo

(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Impactos das atividades humanas

(EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.

Unidade 3 - O trabalho e seus produtos
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo do trabalho

Matéria-prima e indústria

(EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares

Unidade 4 - A natureza e seus recursos
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Conexões e escalas

Paisagens naturais e antrópicas em transformação

(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

Mundo do trabalho

Produção, circulação e consumo

(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Impactos das atividades humanas

(EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Impactos das atividades humanas

(EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Impactos das atividades humanas

(EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.

Competências e habilidades

Pautado nos temas contemporâneos, nas competências gerais da BNCC e em valores coletivos que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, este projeto tem como objetivo levar o aluno a reconhecer-se como cidadão do mundo, percebendo como ações locais e individuais geram reflexos globais. Assim, busca-se contribuir para um mundo com menos preconceitos e mais empatia, respeito e acolhimento a diferentes hábitos, costumes e modos de vida.
Nesta coleção, os livros de Geografia, apresentam propostas para a formação inicial dos alunos na compreensão da complexa relação entre a sociedade e a natureza.
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

Preservação e degradação da natureza

Território e diversidade cultural

Processos migratórios no Brasil

Instâncias do poder público e canais de participação social

Relação campo e cidade

Unidades político-administrativas do Brasil

Territórios étnico-culturais

Sistema de orientação

Elementos constitutivos dos mapas

Trabalho no campo e na cidade

Produção, circulação e consumo

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF04GE11) - Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na preservação ou degradação dessas áreas

(EF04GE01) - Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afro-brasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.

(EF04GE02) - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

(EF04GE03) - Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.

(EF04GE04) - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas

(EF04GE05) - Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.

(EF04GE06) - Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e quilombolas

(EF04GE09) - Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas

(EF04GE10) - Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.

(EF04GE07) - Comparar as características do trabalho no campo e na cidade.

(EF04GE08) - Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Estudando o município
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Mundo do trabalho

Trabalho no campo e na cidade

(EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade.

Formas de representação e pensamento espacial

Sistema de orientação

(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.

Formas de representação e pensamento espacial

Elementos constitutivos dos mapas

(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Preservação e degradação da natureza

(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na preservação ou degradação dessas áreas.

Unidade 2 - Campo e cidade: espaços interligados
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Conexões e escalas

Relação campo e cidade

(EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.

Mundo do trabalho

Trabalho no campo e na cidade

(EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade.

Mundo do trabalho

Produção, circulação e consumo

(EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.

Unidade 3 - Brasil: território e população
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O sujeito e seu lugar no mundo

Território e diversidade cultural

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afro-brasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.

O sujeito e seu lugar no mundo

Processos migratórios no Brasil

(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

O sujeito e seu lugar no mundo

Instâncias do poder público e canais de participação social

(EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.

Conexões e escalas

Relação campo e cidade

(EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas

Conexões e escalas

Unidades político-administrativas do Brasil

(EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.

Conexões e escalas

Territórios étnico-culturais

(EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e quilombolas

Formas de representação e pensamento espacial

Sistema de orientação

(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas

Formas de representação e pensamento espacial

Elementos constitutivos dos mapas

(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.

Unidade 4 - Aspectos naturais da paisagem
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Preservação e degradação da natureza

(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na preservação ou degradação dessas áreas

Competências e habilidades

Pautado nos temas contemporâneos, nas competências gerais da BNCC e em valores coletivos que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, este projeto tem como objetivo levar o aluno a reconhecer-se como cidadão do mundo, percebendo como ações locais e individuais geram reflexos globais. Assim, busca-se contribuir para um mundo com menos preconceitos e mais empatia, respeito e acolhimento a diferentes hábitos, costumes e modos de vida.
Nesta coleção, os livros de Geografia, apresentam propostas para a formação inicial dos alunos na compreensão da complexa relação entre a sociedade e a natureza.
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

Diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais

Trabalho e inovação tecnológica

Qualidade ambiental

Diferentes tipos de poluição

Gestão pública da qualidade de vida

Dinâmica populacional

Território, redes e urbanização

Mapas e imagens de satélite

Representação das cidades e do espaço urbano

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF05GE02 ) - Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

(EF05GE05) - Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços

(EF05GE07) - Identificar os diferentes tipos de energia utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.

(EF05GE10) - Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, fluentes industriais, marés negras etc.).

(EF05GE11 ) - Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.).

(EF05GE12) - Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade), e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

(EF05GE01) - Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.

(EF05GE06) - Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação

(EF05GE03) - Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento

(EF05GE04) - Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.

(EF05GE08) - Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

(EF05GE09) - Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas

(EF05GE02) - Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - O mundo em que vivemos
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O sujeito e seu lugar no mundo

Diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais

(EF05GE02) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios

Unidade 2 - A população brasileira
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O sujeito e seu lugar no mundo

Dinâmica populacional

(EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura

Conexões e escalas

Território, redes e urbanização

(EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento

Conexões e escalas

Território, redes e urbanização

(EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.

Formas de representação e pensamento espacial

Mapas e imagens de satélite

(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

Formas de representação e pensamento espacial

Representação das cidades e do espaço urbano

(EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas

Unidade 3 - Regiões brasileiras
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O sujeito e seu lugar no mundo

Dinâmica populacional

(EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.

O sujeito e seu lugar no mundo

Diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais

(EF05GE02 ) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

Mundo do trabalho

Trabalho e inovação tecnológica

(EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação

Unidade 4 - Brasil atual
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

O sujeito e seu lugar no mundo

Diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais

(EF05GE02 ) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

Mundo do trabalho

Trabalho e inovação tecnológica

(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços

Mundo do trabalho

Trabalho e inovação tecnológica

(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Qualidade ambiental

(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, fluentes industriais, marés negras etc.).

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Diferentes tipos de poluição

(EF05GE11 ) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.).

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Gestão pública da qualidade de vida

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade), e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

Veja a proposta pedagógica em outras coleções de Geografia

Veja a proposta pedagógica de outros Componentes Curriculares