Matriz BNCC - AR - Aprender e Relacionar
Ensino Fundamental 1 - Interdisciplinar
Codigo da Coleção: 0152P19366- 1º ano
- 2º ano
- 3º ano
- 4º ano
- 5º ano
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
A escola, sua representação espacial e sua história individual
Situações de convívio em diferentes lugares
As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)
Pontos de referência
O modo de vida das crianças em diferentes lugares
Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade
Ciclos naturais e a vida cotidiana
Condições de vida nos lugares de vivência
A escola e a diversidade do grupo social envolvido
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
A vida em família e os diferentes vínculos e configurações
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF01HI08) - Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar.
(EF01GE03) - Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.
(EF01HI05 ) - Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.
(EF01GE08) - Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.
(EF01GE02) - Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
(EF01GE01 ) - Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
(EF01HI03) - Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.
(EF01GE05) - Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
(EF01GE10) - Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).
(EF01GE11) - Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.
(EF01GE04) - Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
(EF01HI04) - Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
(EF01HI01) - Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.
(EF01GE09) - Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência
(EF01GE06) - Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
(EF01GE07) - Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
(EF01HI07) - Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as.
(EF01HI06) - Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços
(EF01HI02 ) - Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias.
Unidade 1 - Eu e os outros
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
Situações de convívio em diferentes lugares
(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
Mundo pessoal: meu lugar no mundo
A escola e a diversidade do grupo social envolvido
(EF01HI04) Identificar as diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar, reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
Mundo pessoal: meu lugar no mundo
As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)
(EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.
Unidade 2 - Lugares de viver
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
O modo de vida das crianças em diferentes lugares
(EF01GE01 ) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
Mundo pessoal: meu lugar no mundo
Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade
(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família e à escola.
Conexões e escalas
Ciclos naturais e a vida cotidiana
(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Condições de vida nos lugares de vivência
(EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Condições de vida nos lugares de vivência
(EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.
Unidade 3 - A família e a moradia
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
A vida em família e os diferentes vínculos e configurações
(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar, de modo a reconhecer as diversas configurações de família, acolhendo-as e respeitando-as.
Mundo do trabalho
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
Mundo do trabalho
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia
(EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
Formas de representação e pensamento espacial
Pontos de referência
(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência
Formas de representação e pensamento espacial
Pontos de referência
(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
A vida em família e os diferentes vínculos e configurações
(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços
Mundo pessoal: meu lugar no mundo
Os vínculos pessoais: as diferentes formas de organização familiar e as relações de amizade
(EF01HI02 ) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias.
Unidade 4 - Lazer, festas e brincadeiras
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
O modo de vida das crianças em diferentes lugares
(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
Formas de representação e pensamento espacial
Pontos de referência
(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.
Mundo pessoal: meu lugar no mundo
As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)
(EF01HI05 ) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.
O sujeito e seu lugar no mundo
Situações de convívio em diferentes lugares
(EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
A escola, sua representação espacial e sua história individual
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar.
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
A sobrevivência e a relação com a natureza
Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes
A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço
As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais
A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas
Localização, orientação e representação espacial
Experiências da comunidade no tempo e no espaço
Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais)
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação
Convivência e interações entre pessoas na comunidade
O tempo como medida
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF02HI11) - Identificar impactos no meio ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive
(EF02GE11) - Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo
(EF02GE07) - Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares
(EF02HI10) - Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância
(EF02HI04) - Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar
(EF02HI09) - Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência ou à da família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
(EF02HI03) - Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
(EF02GE09) - Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
(EF02GE04) - Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares
(EF02HI08) - Compilar histórias da família e de conhecidos registradas em diferentes fontes.
(EF02HI05 ) - Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
(EF02GE03) - Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso.
(EF02GE02) - Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças
(EF02GE01) - Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.
(EF02HI02) - Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
(EF02HI01) - Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos.
(EF02HI06) - Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
(EF02GE08) - Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência
(EF02GE10 ) - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
(EF02GE06) - Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).
(EF02HI07) - Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Unidade 1 - Atividades do dia a dia
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
A comunidade e seus registros
O tempo como medida
(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Mundo do trabalho
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes
(EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).
Formas de representação e pensamento espacial
Localização, orientação e representação espacial
(EF02GE10 ) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
Formas de representação e pensamento espacial
Localização, orientação e representação espacial
(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência
O sujeito e seu lugar no mundo
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação
(EF02HI03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso.
A comunidade e seus registros
O tempo como medida
(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
Unidade 2 - A convivência entre as pessoas
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
A comunidade e seus registros
A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas
(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos.
A comunidade e seus registros
A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
O sujeito e seu lugar no mundo
Convivência e interações entre pessoas na comunidade
(EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.
O sujeito e seu lugar no mundo
Convivência e interações entre pessoas na comunidade
(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças
O sujeito e seu lugar no mundo
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação
(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o meio ambiente e os cuidados em seu uso.
Unidade 3 - Memórias e lugares
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
A comunidade e seus registros
A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço
(EF02HI04) Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar
As formas de registrar as experiências da comunidade
As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais
(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência ou à da família, e discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
A comunidade e seus registros
A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
Formas de representação e pensamento espacial
Localização, orientação e representação espacial
(EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
Conexões e escalas
Experiências da comunidade no tempo e no espaço
(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares
As formas de registrar as experiências da comunidade
As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologia e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais
(EF02HI08) Compilar histórias da família e de conhecidos registradas em diferentes fontes.
A comunidade e seus registros
Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais)
(EF02HI05 ) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
Unidade 4 - As pessoas, o trabalho e o ambiente
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O trabalho e a sustentabilidade da comunidade
A sobrevivência e a relação com a natureza
(EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância
Mundo do trabalho
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes
(EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade
(EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo
O trabalho e a sustentabilidade da comunidade
A sobrevivência e a relação com a natureza
(EF02HI11) Identificar impactos no meio ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
Impactos das atividades humanas
Produção, circulação e consumo
A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos
A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer
A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças
Matéria-prima e indústria
A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
Representações cartográficas
Os patrimônios históricos e culturais da cidade em que se vive
Paisagens naturais e antrópicas em transformação
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive
A produção dos marcos da memória: formação cultural da população
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF03GE10) - Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável
(EF03GE09) - Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
(EF03GE08) - Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.
(EF03HI10 ) - Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção.
(EF03HI09 ) - Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
(EF03HI12) - Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências
(EF03HI08) - Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
(EF03HI11 ) - Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
(EF03GE05) - Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.
(EF03HI05) - Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.
(EF03HI06) - Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
(EF03GE07 ) - Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.
(EF03GE06) - Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.
(EF03HI04) - Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
(EF03GE04) - Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.
(EF03GE01) - Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
(EF03HI03) - Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes
(EF03GE03) - Reconhecer os diferentes modos de vida das populações tradicionais em distintos lugares.
(EF03GE02) - Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
(EF03HI07) - Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam
(EF03GE02 ) - Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive.
(EF03HI01) - Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
Unidade 1 - Os grupos sociais e os lugares de viver
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive
(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive
(EF03GE02 ) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade em que vive.
O lugar em que se vive
A produção dos marcos da memória: formação cultural da população
(EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam
O sujeito e seu lugar no mundo
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
O sujeito e seu lugar no mundo
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
(EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida das populações tradicionais em distintos lugares.
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive
(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes
O sujeito e seu lugar no mundo
A cidade e o campo: aproximações e diferenças
(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
Unidade 2 - Natureza, cultura e paisagens
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O lugar em que se vive
A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.
O lugar em que se vive
A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
Formas de representação e pensamento espacial
Representações cartográficas
(EF03GE07 ) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.
Formas de representação e pensamento espacial
Representações cartográficas
(EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
Os patrimônios históricos e culturais da cidade em que se vive
(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
Conexões e escalas
Paisagens naturais e antrópicas em transformação
(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.
Unidade 3 - O trabalho no campo e na cidade
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Mundo do trabalho
Matéria-prima e indústria
(EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.
A noção de espaço público e privado
A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer
(EF03HI11 ) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
O lugar em que se vive
A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças
(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
A noção de espaço público e privado
A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer
(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências
Unidade 4 - Cuidar do que é de todos
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
A noção de espaço público e privado
A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos
(EF03HI09 ) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
A noção de espaço público e privado
A cidade e seus espaços: espaços públicos e espaços domésticos
(EF03HI10 ) Identificar as diferenças entre os espaços públicos e o espaço doméstico, compreendendo a importância dessa distinção.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Produção, circulação e consumo
(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Impactos das atividades humanas
(EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Impactos das atividades humanas
(EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
Territórios étnico-culturais
Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil
Território e diversidade cultural
As dinâmicas internas de migração no Brasil, a partir dos anos 1960
Processos migratórios no Brasil
Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos
O surgimento da espécie humana na África e sua expansão pelo mundo
As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural
Relação campo e cidade
O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais
Sistema de orientação
Produção, circulação e consumo
A invenção do comércio e a circulação de produtos
Preservação e degradação da natureza
A circulação de pessoas e as transformações no meio natural
A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)
Unidades político-administrativas do Brasil
Instâncias do poder público e canais de participação social
O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais
Trabalho no campo e na cidade
Elementos constitutivos dos mapas
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF04GE06) - Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e quilombolas.
(EF04HI11) - Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.
(EF04GE01) - Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afro-brasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.
(EF04HI12) - Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
(EF04GE02) - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
(EF04HI10) - Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira
(EF04HI09 ) - Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
(EF04HI07) - Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial
(EF04GE04) - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
(EF04HI08) - Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema e internet) e discutir seus significados para os diferentes estratos sociais.
(EF04GE09) - Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas
(EF04GE08) - Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
(EF04HI06) - Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização
(EF04GE11) - Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na preservação ou degradação dessas áreas
(EF04HI05) - Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções
(EF04HI04) - Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
(EF04HI02 ) - Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas.
(EF04GE05) - Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
(EF04GE03) - Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.
(EF04HI01) - Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo.
(EF04HI03) - Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
(EF04GE07) - Comparar as características do trabalho no campo e na cidade
(EF04GE10) - Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças
Unidade 1 - As representações e os modos de vida
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Formas de representação e pensamento espacial
Sistema de orientação
(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas
Formas de representação e pensamento espacial
Elementos constitutivos dos mapas
(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças
Mundo do trabalho
Trabalho no campo e na cidade
(EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade
Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos
O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais
(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos
A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo.
Unidade 2 - A organização do território e a transformação da paisagem
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
O sujeito e seu lugar no mundo
Instâncias do poder público e canais de participação social
(EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.
Conexões e escalas
Unidades político-administrativas do Brasil
(EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos
A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)
(EF04HI02 ) Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas.
Circulação de pessoas, produtos e culturas
A circulação de pessoas e as transformações no meio natural
(EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
Circulação de pessoas, produtos e culturas
A circulação de pessoas e as transformações no meio natural
(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Preservação e degradação da natureza
(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na preservação ou degradação dessas áreas
Unidade 3 - Comércio, deslocamento e comunicação
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Circulação de pessoas, produtos e culturas
As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural
(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial
Conexões e escalas
Relação campo e cidade
(EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
Circulação de pessoas, produtos e culturas
O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais
(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema e internet) e discutir seus significados para os diferentes estratos sociais.
Formas de representação e pensamento espacial
Sistema de orientação
(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas
Mundo do trabalho
Produção, circulação e consumo
(EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
Circulação de pessoas, produtos e culturas
A invenção do comércio e a circulação de produtos
(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização
Unidade 4 - Migração e diversidade cultural
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
As questões históricas relativas às migrações
O surgimento da espécie humana na África e sua expansão pelo mundo
(EF04HI09 ) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
As questões históricas relativas às migrações
Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos
(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira
O sujeito e seu lugar no mundo
Processos migratórios no Brasil
(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
As questões históricas relativas às migrações
As dinâmicas internas de migração no Brasil, a partir dos anos 1960
(EF04HI12) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
O sujeito e seu lugar no mundo
Território e diversidade cultural
(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afro-brasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.
As questões históricas relativas às migrações
Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil
(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.
Conexões e escalas
Territórios étnico-culturais
(EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e quilombolas.
Competências e habilidades
[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:
Gestão pública da qualidade de vida
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
As formas de organização social e política: a noção de Estado
Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
Trabalho e inovação tecnológica
As tradições orais e a valorização da memória
O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Mapas e imagens de satélite
Qualidade ambiental
Representação das cidades e do espaço urbano
Território, redes e urbanização
O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos
Diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais
Dinâmica populacional
O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos
[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:
(EF05GE12) - Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade), e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.
(EF05HI05) - Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica
(EF05HI04) - Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade
(EF05HI02) - Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado.
(EF05HI10 ) - Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
(EF05GE07) - Identificar os diferentes tipos de energia utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.
(EF05GE05) - Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.
(EF05GE06) - Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.
(EF05HI06) - Comparar o uso de diferentes linguagens no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
(EF05HI09) - Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
(EF05GE08) - Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes
(EF05GE10) - Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, fluentes industriais, marés negras etc.).
(EF05HI07) - Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória
(EF05GE09) - Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas
(EF05GE04) - Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.
(EF05GE03) - Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
(EF05HI01) - Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
(EF05GE02) - Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios
(EF05HI08) - Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo as populações indígenas.
(EF05GE01 ) - Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.
(EF05HI03) - Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
Unidade 1 - Povos e culturas
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos
(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
O sujeito e seu lugar no mundo
Dinâmica populacional
(EF05GE01 ) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.
Registros da história: linguagens e culturas
O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
(EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo as populações indígenas.
O sujeito e seu lugar no mundo
Diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais
(EF05GE02) Identificar diferenças étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Unidade 2 - Cidade e memória
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Conexões e escalas
Território, redes e urbanização
(EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
Conexões e escalas
Território, redes e urbanização
(EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.
Formas de representação e pensamento espacial
Representação das cidades e do espaço urbano
(EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas
Registros da história: linguagens e culturas
As tradições orais e a valorização da memória
(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Qualidade ambiental
(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, fluentes industriais, marés negras etc.).
Registros da história: linguagens e culturas
O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
Unidade 3 - Atividades econômicas, comunicação e tecnologia
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Mundo do trabalho
Trabalho e inovação tecnológica
(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.
Mundo do trabalho
Trabalho e inovação tecnológica
(EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.
Registros da história: linguagens e culturas
As tradições orais e a valorização da memória
(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
Registros da história: linguagens e culturas
O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
Formas de representação e pensamento espacial
Mapas e imagens de satélite
(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes
Unidade 4 - Energia, patrimônio e cidadania
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades
Mundo do trabalho
Trabalho e inovação tecnológica
(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.
Registros da história: linguagens e culturas
Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
(EF05HI10 ) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
As formas de organização social e política: a noção de Estado
(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado.
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Gestão pública da qualidade de vida
(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade), e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.