• 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

Características dos materiais

Escalas de tempo

Corpo humano / Respeito à diversidade

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF01CI01) - Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

(EF01CI05) - Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

(EF01CI06) - Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

(EF01CI03) - Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes, limpar olhos, nariz e orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

(EF01CI04) - Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

(EF01CI02) - Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

(EF01CI04 ) - Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Observando meu corpo
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Vida e evolução

Corpo humano / Respeito à diversidade

(EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.

Vida e evolução

Corpo humano / Respeito à diversidade

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes, limpar olhos, nariz e orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Vida e evolução

Corpo humano / Respeito à diversidade

(EF01CI04 ) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Unidade 2 - Manutenção da saúde
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Matéria e energia

Características dos materiais

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Vida e evolução

Corpo humano / Respeito à diversidade

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes, limpar olhos, nariz e orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Vida e evolução

Corpo humano / Respeito à diversidade

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, de modo a constatar a diversidade de características, reconhecendo a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a essas diferenças.

Unidade 3 - Atividades que realizo
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Terra e Universo

Escalas de tempo

(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Terra e Universo

Escalas de tempo

(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Unidade 4 - Objetos que utilizo
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Matéria e energia

Características dos materiais

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

Propriedades e usos dos materiais / Prevenção de acidentes domésticos

Seres vivos no ambiente / Plantas

Movimento do Sol no céu / O Sol como fonte de luz e calor

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF02CI01) - Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

(EF02CI02) - Justificar o uso de diferentes materiais em objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

(EF02CI03) - Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza e medicamentos etc.).

(EF02CI04 ) - Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.

(EF02CI05) - Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.

(EF02CI06 ) - Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos do ambiente.

(EF02CI07) - Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.

(EF02CI08) - Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Observando o que está ao nosso redor
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Vida e evolução

Seres vivos no ambiente / Plantas

(EF02CI04 ) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.

Vida e evolução

Seres vivos no ambiente / Plantas

(EF02CI05) Descobrir e relatar o que acontece com plantas na presença e ausência de água e luz.

Vida e evolução

Seres vivos no ambiente / Plantas

(EF02CI06 ) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos do ambiente.

Unidade 2 - Manutenção da saúde
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Vida e evolução

Seres vivos no ambiente / Plantas

(EF02CI04 ) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à sua vida cotidiana.

Unidade 3 - Atividades que realizo
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Terra e Universo

Movimento do Sol no céu / O Sol como fonte de luz e calor

(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho de sua própria sombra e da sombra de diferentes objetos.

Terra e Universo

Movimento do Sol no céu / O Sol como fonte de luz e calor

(EF02CI08) Comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfície escura, superfície clara etc.).

Unidade 4 - Objetos que utilizo
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Matéria e energia

Propriedades e usos dos materiais / Prevenção de acidentes domésticos

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

Matéria e energia

Propriedades e usos dos materiais / Prevenção de acidentes domésticos

(EF02CI02) Justificar o uso de diferentes materiais em objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

Matéria e energia

Propriedades e usos dos materiais / Prevenção de acidentes domésticos

(EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza e medicamentos etc.).

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

Características da Terra / Observação do céu / Usos do solo

Características e desenvolvimento dos animais

Produção de som / Efeitos da luz nos materiais / Saúde auditiva e visual

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF03CI07) - Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).

(EF03CI08) - Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

(EF03CI04) - Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

(EF03CI05) - Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.

(EF03CI06) - Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

(EF03CI09) - Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em algumas características (cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.).

(EF03CI10) - Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a vida.

(EF03CI01) - Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.

(EF03CI02) - Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).

(EF03CI03) - Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Observando o que está ao nosso redor
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Matéria e energia

Produção de som / Efeitos da luz nos materiais / Saúde auditiva e visual

(EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.

Matéria e energia

Produção de som / Efeitos da luz nos materiais / Saúde auditiva e visual

(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).

Matéria e energia

Produção de som / Efeitos da luz nos materiais / Saúde auditiva e visual

(EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.

Unidade 2 - Observando o solo
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Terra e Universo

Características da Terra / Observação do céu / Usos do solo

(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em algumas características (cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.).

Terra e Universo

Características da Terra / Observação do céu / Usos do solo

(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a vida.

Unidade 3 - Observando os animais
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Vida e evolução

Características e desenvolvimento dos animais

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Vida e evolução

Características e desenvolvimento dos animais

(EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações desde o nascimento que ocorrem em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.

Vida e evolução

Características e desenvolvimento dos animais

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Unidade 4 - Observando o universo
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Terra e Universo

Características da Terra / Observação do céu / Usos do solo

(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).

Terra e Universo

Características da Terra / Observação do céu / Usos do solo

(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

Cadeias alimentares simples / Microrganismos

Pontos cardeais / Calendários, fenômenos cíclicos e cultura

Misturas / Transformações reversíveis e não reversíveis

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF04CI06) - Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo

(EF04CI09) - Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

(EF04CI10) - Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola.

(EF04CI11) - Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.

(EF04CI02) - Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

(EF04CI03 ) - Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).

(EF04CI01) - Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.

(EF04CI05 ) - Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.

(EF04CI07) - Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.

(EF04CI08) - Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Seres vivos microscópicos e os seres humanos
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Vida e evolução

Cadeias alimentares simples / Microrganismos

(EF04CI05 ) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.

Vida e evolução

Cadeias alimentares simples / Microrganismos

(EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.

Vida e evolução

Cadeias alimentares simples / Microrganismos

(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.

Vida e evolução

Cadeias alimentares simples / Microrganismos

(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.

Unidade 2 - Misturas no dia a dia
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Matéria e energia

Misturas / Transformações reversíveis e não reversíveis

(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.

Unidade 3 - Transformação de materiais
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Matéria e energia

Misturas / Transformações reversíveis e não reversíveis

(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

Matéria e energia

Misturas / Transformações reversíveis e não reversíveis

(EF04CI03 ) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).

Unidade 4 - Sol e lua: orientação do ser humano
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Terra e Universo

Pontos cardeais / Calendários, fenômenos cíclicos e cultura

(EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

Terra e Universo

Pontos cardeais / Calendários, fenômenos cíclicos e cultura

(EF04CI10) Comparar e explicar as diferenças encontradas na indicação dos pontos cardeais resultante da observação das sombras de uma vara (gnômon) e por meio de uma bússola.

Terra e Universo

Pontos cardeais / Calendários, fenômenos cíclicos e cultura

(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.

Competências e habilidades

[instrução] Escolha quais Unidades temáticas você gostaria de visualizar:
[instrução] Escolha quais Objetivos de conhecimento você gostaria de visualizar:

Constelações e mapas celestes / Movimento de rotação da Terra / Periodicidade das fases da Lua / Instrumentos óticos

Consumo consciente / Reciclagem

Nutrição do organismo /Hábitos alimentares / Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

[instrução] Escolha quais Habilidades você gostaria de visualizar:

(EF05CI10) - Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos, como mapas celestes e aplicativos, entre outros, e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.

(EF05CI12) - Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.

(EF05CI13) - Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.

(EF05CI11) - Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

(EF05CI01) - Explorar fenômenos que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.) entre outras.

(EF05CI02) - Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

(EF05CI05) - Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente, descarte adequado e ampliação de hábitos de reutilização e reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

(EF05CI03) - Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

(EF05CI04) - Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas e discutir os possíveis problemas decorrentes desses usos.

(EF05CI06) - Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

(EF05CI07) - Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.

(EF05CI08) - Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

(EF05CI09) - Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como a obesidade) entre crianças e jovens, a partir da análise de seus hábitos (tipos de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).

Veja como esta obra trabalha as habilidades pesquisadas:
Unidade 1 - Funcionamento do corpo humano
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Vida e evolução

Nutrição do organismo /Hábitos alimentares / Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

Vida e evolução

Nutrição do organismo /Hábitos alimentares / Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

(EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.

Vida e evolução

Nutrição do organismo /Hábitos alimentares / Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

Vida e evolução

Nutrição do organismo /Hábitos alimentares / Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório

(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como a obesidade) entre crianças e jovens, a partir da análise de seus hábitos (tipos de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).

Unidade 2 - O ser humano e o ambiente
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Matéria e energia

Consumo consciente / Reciclagem

(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

Matéria e energia

Consumo consciente / Reciclagem

(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente, descarte adequado e ampliação de hábitos de reutilização e reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

Matéria e energia

Consumo consciente / Reciclagem

(EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

Matéria e energia

Consumo consciente / Reciclagem

(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas e discutir os possíveis problemas decorrentes desses usos.

Unidade 3 - O ser humano e os materiais
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Matéria e energia

Consumo consciente / Reciclagem

(EF05CI01) Explorar fenômenos que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.) entre outras.

Unidade 4 - O ser humano e o universo
Unidades temáticas
Objetos de conhecimento
Habilidades

Terra e Universo

Constelações e mapas celestes / Movimento de rotação da Terra / Periodicidade das fases da Lua / Instrumentos óticos

(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos, como mapas celestes e aplicativos, entre outros, e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.

Terra e Universo

Constelações e mapas celestes / Movimento de rotação da Terra / Periodicidade das fases da Lua / Instrumentos óticos

(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.

Terra e Universo

Constelações e mapas celestes / Movimento de rotação da Terra / Periodicidade das fases da Lua / Instrumentos óticos

(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.

Terra e Universo

Constelações e mapas celestes / Movimento de rotação da Terra / Periodicidade das fases da Lua / Instrumentos óticos

(EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

Veja a proposta pedagógica em outras coleções de Ciências

Veja a proposta pedagógica de outros Componentes Curriculares