Práticas Corporais Educação Física

Codigo da Coleção: 0175P19161

Sobre a obra

Elaborada por especialistas que também são professores em escolas públicas.

Saiba por que essa coleção fará a diferença:

• Valorização do professor de Ed. Física como agente de transformação social
• Teoria aliada à prática de modo objetivo e consistente
• Unidades temáticas com sugestões práticas: brincadeiras/jogos, esportes,
dança, ginástica geral e lutas
• Atividades de fácil aplicação para as diferentes realidades escolares
• Adaptação de atividades para alunos com deficiência física, visual ou auditiva
• Fotos e ilustrações técnicas das práticas que exigem movimentos corporais específicos
• Propostas de avaliação

Livro Adequado à

Base Nacional
Comum Curricular

  • 1º ano
  • 3º ano
  • 1º ANO
 
  • Danças
  • Tema 1 As brincadeiras cantadas: movimentos e sons
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As brincadeiras cantadas
    • Experimentação e Fruição
      • Corre cutia; Variação de Corre cutia; Fui morar numa casinha; Vamos recriar essa brincadeira?; Fui no Itororó; Laranja baiana
    • Construção de valores – Todos podem dançar?
 
  • Tema 2 A importância do ritmo e as brincadeiras cantadas
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Ritmo: conceito e importância
    • Experimentação e Fruição
      • Borboletinha; Experimentar vários ritmos; Para dançar; Apresentação para os colegas; O jipe do padre Construção de valores – Deficiência visual; Deficiência física; Deficiência intelectual
    • Avaliação e Registro
 
  • Ginásticas
  • Tema 1 Os elementos básicos da ginástica: deslocamentos e equilíbrios
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os elementos básicos da ginástica
    • Experimentação e Fruição
      • Coelho na toca; Pega-pega (com comandos); Pega-pega avião; Pega-pega vela; Imitação de animais Construção de valores – Brincadeira do espelho; Brincadeira do espelho sentado
 
  • Tema 2 Os elementos básicos da ginástica: as acrobacias
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As acrobacias; Segurança
    • Experimentação e Fruição
      • Rolamentos; Roda; Construção de obstáculos
    • Avaliação e Registro
 
  • Esportes
  • Tema 1 No mundo dos esportes
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – O esporte e sua diversidade
    • Experimentação e Fruição
      • Recorte e colagem de figuras; Jogo de futebol reduzido Construção de valores
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Esportes de precisão
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – O jogo de boliche
    • Experimentação e Fruição
      • Derruba garrafas; Derruba garrafas com organização dos alunos Construção de valores – Derruba garrafas sentado
    • Avaliação e Registro
 
  • Brincadeiras e jogos
  • Tema As brincadeiras e os jogos da cultura popular
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As brincadeiras e os jogos da cultura popular
    • Experimentação e Fruição
      • Pesquisa com familiares; Jogos de perseguir; Nunca três; Batata quente; Telefone sem fio; Corda; Amarelinha Construção de valores – Batata quente com os olhos vendados; Pega-pega corrente
    • Avaliação e Registro
    • Ficha de pesquisa – As brincadeiras e os jogos de sua infância
 
  • 2º ANO
 
  • Danças
  • Tema 1 Danças em diferentes formações
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As formas na dança
    • Experimentação e Fruição
      • Agrupar para dançar; Dançar em roda: “Domingo”; Brincar com a canoa; Construção de coreografias
    • Construção de valores – Todos podem dançar as cantigas de roda?
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Danças circulares
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As danças circulares sagradas
    • Experimentação e Fruição
      • Da abóbora faz melão; Bola de meia, bola de gude
    • Avaliação e Registro
 
  • Ginásticas
  • Tema 1 Os elementos básicos da ginástica: os saltos e os giros
  • Os saltos
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os saltos; Posições básicas dos saltos
    • Experimentação e Fruição
      • Saltar como os animais; Saltos grupado, carpado e estendido; Saltar juntos
    • Construção de valores – Saltar juntos e separados
 
  • Os giros
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os giros
    • Experimentação e Fruição
      • Noite e dia; Giro no círculo; Giro em duplas
 
  • Tema 2 Os elementos básicos da ginástica: as acrobacias (parada de cabeça e parada de mãos)
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os apoios invertidos
    • Experimentação e Fruição
      • Rolamentos e roda; Pega-pega avestruz; O mundo de cabeça para baixo; Carrinho de mão; Apoio na parede; Caminho acrobático Construção de valores – Parada de cabeça com os olhos vendados
    • Avaliação e Registro
 
  • Esportes
  • Tema 1 Esportes assistidos ou praticados pelos familiares
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Mas só futebol?
    • Experimentação e Fruição
      • Pesquisa com os familiares; Vivenciar um esporte; Vivenciar o esporte escolhido
    • Construção de valores
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Esportes de marca
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Um pouco da trajetória histórica do atletismo
    • Experimentação e Fruição
      • Análise de fotografias; Jogos de correr; Jogos de saltar; Jogos de arremessar (lançar)
    • Construção de valores – Jogos de lançar para pessoas com deficiência
    • Avaliação e Registro
 
  • Brincadeiras e jogos
  • Tema As brincadeiras e os jogos do contexto regional
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A importância das brincadeiras e dos jogos na cultura infantil
    • Experimentação e Fruição
      • Pesquisa sobre os jogos do contexto regional; Dança das cadeiras; Dança das cadeiras cooperativa; Elástico; Cinco Marias
    • Avaliação e Registro
 
  • Bibliografia
  • 3o ANO
 
  • Danças
  • Tema 1 Danças indígenas
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As danças indígenas
    • Experimentação e Fruição
      • Dança do bate-pau; Dança Matipú
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 As danças populares do Brasil: a catira
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Catira: por dentro da batida da viola
    • Experimentação e Fruição
      • Mobilização inicial; Aprendizagem dos passos; Variação; Criação de coreografia Construção de valores – Deficiência física; Deficiência auditiva; Deficiência visual
    • Avaliação e Registro
 
  • Ginásticas
  • Tema 1 Os elementos básicos da ginástica: acrobacias rodante e ponte
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – O rodante e a ponte
    • Experimentação e Fruição
      • Passagem pela ponte; Rodante no bambolê
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 A ginástica rítmica
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A ginástica rítmica
    • Experimentação e Fruição
      • Estátua; A fita; Movimentos da fita; As maças; Ginástica rítmica: conjunto
    • Construção de valores – Mesmos movimentos, sensações diferentes
    • Avaliação e Registro
 
  • Esportes
  • Tema 1 Diferença entre jogo e esporte
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Jogo e esporte como conteúdos da Educação Física escolar; Transformação do jogo em esporte
    • Experimentação e Fruição
      • Basquetebol: do jogo ao esporte; Surgimento de jogos e esportes
    • Construção de valores – Basquetebol para cadeirantes
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Esportes de invasão
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Elementos dos esportes de invasão
    • Experimentação e Fruição
      • Minijogos de futebol; Minijogos de handebol
    • Construção de valores – Jogos de futebol para meninas e meninos
    • Avaliação e Registro
 
  • Brincadeiras e jogos
  • Tema 1 Brincadeiras e jogos da cultura popular brasileira
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A queimada; O pique-bandeira
    • Experimentação e Fruição
      • Queimada; Queimada abelha-rainha; Queimada meteoro; Queimada russa; Pique-bandeira; Pique-bandeira fut; Peteca; Pula-sela; Escravos de Jó
    • Construção de valores – Queimada com limitações
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Jogos cooperativos
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os jogos cooperativos
    • Experimentação e Fruição
      • Travessia do rio; Agrupando; Paraquedas
    • Construção de valores – Passando o bambolê
    • Avaliação e Registro
 
  • Lutas
  • Tema 1 O que são lutas?
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – O conceito de luta; As saudações nas lutas
    • Experimentação e Fruição
      • Desenhando uma luta; Estátua de lutas; Variação da estátua de lutas; A saudação; Teatro de lutas; Luta com a bolha de sabão; Luta de dedos; Imite o mestre
    • Construção de valores – As mulheres nas lutas
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Esquiva e imobilização
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – O dojo; Prontos para a luta
    • Experimentação e Fruição
      • Pega o rabo; Variação do jogo pega o rabo; Estoura balões de festa (bexigas); Pisa-pé; Pega-prendedores; Variação do jogo pega-prendedores; Captura do coelho
    • Construção de valores – Sem limites
    • Avaliação e Registro
 
  • 4o ANO
 
  • Danças
  • Tema 1 As quadrilhas juninas
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A festa junina; A quadrilha
    • Experimentação e Fruição
      • Quadrilha; Recriar a quadrilha
    • Construção de valores – Quadrilha das cadeiras
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Festival de danças populares
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Festival de danças populares; Carimbó; Pau de fitas
    • Experimentação e Fruição
      • Carimbó; Pau de fitas; Festival
    • Construção de valores – Inclusão de alunos com deficiência nas coreografias
    • Avaliação e Registro
 
  • Ginásticas
  • Tema 1 A ginástica artística e seus aparelhos
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os aparelhos da ginástica artística
    • Experimentação e Fruição
      • Cada macaco no seu galho (barra fixa e barras paralelas); Meu mestre mandou (trave de equilíbrio); Troca de lugares (solo); Pula-sela (salto sobre a mesa)
    • Construção de valores – De cabeça para baixo no escuro
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 A ginástica acrobática
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As acrobacias
    • Experimentação e Fruição
      • Equilíbrios individuais; Desafio dos apoios; Construção das figuras; Grupos
    • Construção de valores – Figuras acrobáticas diferentes
    • Avaliação e Registro
 
  • Esportes
  • Tema 1 Esporte não tem gênero!
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Esportes específicos do sexo feminino e do sexo masculino
    • Experimentação e Fruição
      • Movimentos da ginástica rítmica com a bola e o arco; Jogos de lutas
    • Construção de valores – Lutas e ginástica rítmica com os olhos vendados
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Esportes de campo e taco
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – O beisebol e o softbol
    • Experimentação e Fruição
      • Jogo de taco (bets); Jogo de base quatro
    • Construção de valores – Criar jogos de campo e taco
    • Avaliação e Registro
 
  • Brincadeiras e jogos
  • Tema 1 Brincadeiras e jogos populares da cultura popular do mundo
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – As pinturas, as brincadeiras e os jogos populares do mundo
    • Experimentação e Fruição
      • As pinturas e os jogos; Cabra-cega
    • Construção de valores – Daruma-san ga koronda
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Os espaços de brincadeiras e jogos
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os espaços atuais de lazer
    • Experimentação e Fruição
      • Os espaços e os jogos; Gincana
    • Avaliação e Registro
 
  • Lutas
  • Tema 1 A base (guarda) do lutador: equilíbrio e desequilíbrio
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A base do lutador – equilibrar e desequilibrar
    • Experimentação e Fruição
      • Luta do saci; Luta do equilíbrio; Lutar ajoelhado; Lutar agachado; Empurra-empurra; Empurrar com as costas; Puxa-puxa; Puxa-puxa triplo; Dono da arena; Fortaleza; No ringue
    • Construção de valores – Interagindo com as diferenças; Simular uma deficiência
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Lutas e desenhos animados
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A violência nos desenhos animados e a formação da criança
    • Experimentação e Fruição
      • A personagem; A luta nos desenhos animados; Criação de histórias
    • Construção de valores – Mulan
    • Avaliação e Registro
 
  • 5o ANO
 
  • Danças
  • Tema 1 No passo do hip-hop
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Danças do mundo: a cultura do hip-hop; A dança de rua; Estilos de dança de rua
    • Experimentação e Fruição
      • Passo básico; Variações; Locking; Popping; Breaking; Batalha de dança de rua
    • Construção de valores – Freestyle adaptado
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Maculelê
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Maculelê
    • Experimentação e Fruição
      • Maculelê
    • Construção de valores – Maculelê adaptado
    • Avaliação e Registro
 
  • Ginásticas
  • Tema 1 Ginástica geral
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A ginástica geral
    • Experimentação e Fruição
      • Gymnaestrada na escola
    • Construção de valores – Coreografia para todos
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 A classificação da ginástica
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A classificação da ginástica; Ginástica para a saúde; Ginástica para competição; Ginástica para demonstração
    • Experimentação e Fruição
      • Ginástica de condicionamento físico; Ginástica alternativa – ioga; Ginástica acrobática e ginástica localizada
    • Construção de valores – Robô com comandos
    • Avaliação e Registro
 
  • Esportes
  • Tema 1 Esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Para conhecer o voleibol
    • Experimentação e Fruição
      • Voleibol com bola grande de plástico
    • Construção de valores – Voleibol paralímpico
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Classificação dos esportes
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Modelo de classificação dos esportes
    • Experimentação e Fruição
      • Classificação dos esportes
    • Avaliação e Registro
 
  • Brincadeiras e jogos
  • Tema 1 Jogos africanos e indígenas
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – A influência dos africanos no Brasil; Os jogos indígenas; Brincadeiras e jogos africanos e indígenas
    • Experimentação e Fruição
      • My God (Meu Deus); Terra-mar; Bon kidi; Ketinho mitselü; Kolidihô
    • Construção de valores – Heiné kuputisü
    • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 Jogos digitais
    • Para começar
    • Análise e Compreensão – Os jogos digitais; Benefícios, limites e malefícios dos jogos digitais
    • Experimentação e Fruição
      • Quadribol; Campo minado
    • Avaliação e Registro
 
  • Lutas
  • Tema 1 Variações dos elementos das lutas
    • Para começar
  • Análise e Compreensão – Transformação dos jogos de lutas
  • Experimentação e Fruição
    • Disputa pela bola; Luta do saci variada; Disputa sob o banco; Cabo de guerra; Fuga do círculo; Sobra um; A caça e o caçador; Conquista do país
  • Construção de valores – Luta e deficiência visual
  • Avaliação e Registro
 
  • Tema 2 A origem das lutas
  • Para começar
  • Análise e Compreensão – Um olhar histórico sobre as lutas; As lutas nas cavernas
  • Experimentação e Fruição
    • Dramatização da origem da luta; Os homens das cavernas; Batalha romana
  • Construção de valores – A discriminação nas lutas é algo antigo
  • Avaliação e Registro
 
  • Bibliografia

Conheça as Seções dos Livros

Práticas Corporais

Práticas Corporais

Conheça todas as Disciplinas