Práticas Corporais Educação Física
Codigo da Coleção: 0175P19161
Sobre a obra
Elaborada por especialistas que também são professores em escolas públicas.
Saiba por que essa coleção fará a diferença:
• Valorização do professor de Ed. Física como agente de transformação social
• Teoria aliada à prática de modo objetivo e consistente
• Unidades temáticas com sugestões práticas: brincadeiras/jogos, esportes,
dança, ginástica geral e lutas
• Atividades de fácil aplicação para as diferentes realidades escolares
• Adaptação de atividades para alunos com deficiência física, visual ou auditiva
• Fotos e ilustrações técnicas das práticas que exigem movimentos corporais específicos
• Propostas de avaliação
Livro Adequado à
Base Nacional
Comum Curricular
- 1º ano
- 3º ano
- 1º ANO
- Danças
- Tema 1 As brincadeiras cantadas: movimentos e sons
- Para começar
- Análise e Compreensão – As brincadeiras cantadas
- Experimentação e Fruição
- Corre cutia; Variação de Corre cutia; Fui morar numa casinha; Vamos recriar essa brincadeira?; Fui no Itororó; Laranja baiana
- Construção de valores – Todos podem dançar?
- Tema 2 A importância do ritmo e as brincadeiras cantadas
- Para começar
- Análise e Compreensão – Ritmo: conceito e importância
- Experimentação e Fruição
- Borboletinha; Experimentar vários ritmos; Para dançar; Apresentação para os colegas; O jipe do padre Construção de valores – Deficiência visual; Deficiência física; Deficiência intelectual
- Avaliação e Registro
- Ginásticas
- Tema 1 Os elementos básicos da ginástica: deslocamentos e equilíbrios
- Para começar
- Análise e Compreensão – Os elementos básicos da ginástica
- Experimentação e Fruição
- Coelho na toca; Pega-pega (com comandos); Pega-pega avião; Pega-pega vela; Imitação de animais Construção de valores – Brincadeira do espelho; Brincadeira do espelho sentado
- Tema 2 Os elementos básicos da ginástica: as acrobacias
- Para começar
- Análise e Compreensão – As acrobacias; Segurança
- Experimentação e Fruição
- Rolamentos; Roda; Construção de obstáculos
- Avaliação e Registro
- Esportes
- Tema 1 No mundo dos esportes
- Para começar
- Análise e Compreensão – O esporte e sua diversidade
- Experimentação e Fruição
- Recorte e colagem de figuras; Jogo de futebol reduzido Construção de valores
- Avaliação e Registro
- Tema 2 Esportes de precisão
- Para começar
- Análise e Compreensão – O jogo de boliche
- Experimentação e Fruição
- Derruba garrafas; Derruba garrafas com organização dos alunos Construção de valores – Derruba garrafas sentado
- Avaliação e Registro
- Brincadeiras e jogos
- Tema As brincadeiras e os jogos da cultura popular
- Para começar
- Análise e Compreensão – As brincadeiras e os jogos da cultura popular
- Experimentação e Fruição
- Pesquisa com familiares; Jogos de perseguir; Nunca três; Batata quente; Telefone sem fio; Corda; Amarelinha Construção de valores – Batata quente com os olhos vendados; Pega-pega corrente
- Avaliação e Registro
- Ficha de pesquisa – As brincadeiras e os jogos de sua infância
- 2º ANO
- Danças
- Tema 1 Danças em diferentes formações
- Para começar
- Análise e Compreensão – As formas na dança
- Experimentação e Fruição
- Agrupar para dançar; Dançar em roda: “Domingo”; Brincar com a canoa; Construção de coreografias
- Construção de valores – Todos podem dançar as cantigas de roda?
- Avaliação e Registro
- Tema 2 Danças circulares
- Para começar
- Análise e Compreensão – As danças circulares sagradas
- Experimentação e Fruição
- Da abóbora faz melão; Bola de meia, bola de gude
- Avaliação e Registro
- Ginásticas
- Tema 1 Os elementos básicos da ginástica: os saltos e os giros
- Os saltos
- Para começar
- Análise e Compreensão – Os saltos; Posições básicas dos saltos
- Experimentação e Fruição
- Saltar como os animais; Saltos grupado, carpado e estendido; Saltar juntos
- Construção de valores – Saltar juntos e separados
- Os giros
- Para começar
- Análise e Compreensão – Os giros
- Experimentação e Fruição
- Noite e dia; Giro no círculo; Giro em duplas
- Tema 2 Os elementos básicos da ginástica: as acrobacias (parada de cabeça e parada de mãos)
- Para começar
- Análise e Compreensão – Os apoios invertidos
- Experimentação e Fruição
- Rolamentos e roda; Pega-pega avestruz; O mundo de cabeça para baixo; Carrinho de mão; Apoio na parede; Caminho acrobático Construção de valores – Parada de cabeça com os olhos vendados
- Avaliação e Registro
- Esportes
- Tema 1 Esportes assistidos ou praticados pelos familiares
- Para começar
- Análise e Compreensão – Mas só futebol?
- Experimentação e Fruição
- Pesquisa com os familiares; Vivenciar um esporte; Vivenciar o esporte escolhido
- Construção de valores
- Avaliação e Registro
- Tema 2 Esportes de marca
- Para começar
- Análise e Compreensão – Um pouco da trajetória histórica do atletismo
- Experimentação e Fruição
- Análise de fotografias; Jogos de correr; Jogos de saltar; Jogos de arremessar (lançar)
- Construção de valores – Jogos de lançar para pessoas com deficiência
- Avaliação e Registro
- Brincadeiras e jogos
- Tema As brincadeiras e os jogos do contexto regional
- Para começar
- Análise e Compreensão – A importância das brincadeiras e dos jogos na cultura infantil
- Experimentação e Fruição
- Pesquisa sobre os jogos do contexto regional; Dança das cadeiras; Dança das cadeiras cooperativa; Elástico; Cinco Marias
- Avaliação e Registro
- Bibliografia
- 3o ANO
- Danças
- Tema 1 Danças indígenas
- Para começar
- Análise e Compreensão – As danças indígenas
- Experimentação e Fruição
- Dança do bate-pau; Dança Matipú
- Avaliação e Registro
- Tema 2 As danças populares do Brasil: a catira
- Para começar
- Análise e Compreensão – Catira: por dentro da batida da viola
- Experimentação e Fruição
- Mobilização inicial; Aprendizagem dos passos; Variação; Criação de coreografia Construção de valores – Deficiência física; Deficiência auditiva; Deficiência visual
- Avaliação e Registro
- Ginásticas
- Tema 1 Os elementos básicos da ginástica: acrobacias rodante e ponte
- Para começar
- Análise e Compreensão – O rodante e a ponte
- Experimentação e Fruição
- Passagem pela ponte; Rodante no bambolê
- Avaliação e Registro
- Tema 2 A ginástica rítmica
- Para começar
- Análise e Compreensão – A ginástica rítmica
- Experimentação e Fruição
- Estátua; A fita; Movimentos da fita; As maças; Ginástica rítmica: conjunto
- Construção de valores – Mesmos movimentos, sensações diferentes
- Avaliação e Registro
- Esportes
- Tema 1 Diferença entre jogo e esporte
- Para começar
- Análise e Compreensão – Jogo e esporte como conteúdos da Educação Física escolar; Transformação do jogo em esporte
- Experimentação e Fruição
- Basquetebol: do jogo ao esporte; Surgimento de jogos e esportes
- Construção de valores – Basquetebol para cadeirantes
- Avaliação e Registro
- Tema 2 Esportes de invasão
- Para começar
- Análise e Compreensão – Elementos dos esportes de invasão
- Experimentação e Fruição
- Minijogos de futebol; Minijogos de handebol
- Construção de valores – Jogos de futebol para meninas e meninos
- Avaliação e Registro
- Brincadeiras e jogos
- Tema 1 Brincadeiras e jogos da cultura popular brasileira
- Para começar
- Análise e Compreensão – A queimada; O pique-bandeira
- Experimentação e Fruição
- Queimada; Queimada abelha-rainha; Queimada meteoro; Queimada russa; Pique-bandeira; Pique-bandeira fut; Peteca; Pula-sela; Escravos de Jó
- Construção de valores – Queimada com limitações
- Avaliação e Registro
- Tema 2 Jogos cooperativos
- Para começar
- Análise e Compreensão – Os jogos cooperativos
- Experimentação e Fruição
- Travessia do rio; Agrupando; Paraquedas
- Construção de valores – Passando o bambolê
- Avaliação e Registro
- Lutas
- Tema 1 O que são lutas?
- Para começar
- Análise e Compreensão – O conceito de luta; As saudações nas lutas
- Experimentação e Fruição
- Desenhando uma luta; Estátua de lutas; Variação da estátua de lutas; A saudação; Teatro de lutas; Luta com a bolha de sabão; Luta de dedos; Imite o mestre
- Construção de valores – As mulheres nas lutas
- Avaliação e Registro
- Tema 2 Esquiva e imobilização
- Para começar
- Análise e Compreensão – O dojo; Prontos para a luta
- Experimentação e Fruição
- Pega o rabo; Variação do jogo pega o rabo; Estoura balões de festa (bexigas); Pisa-pé; Pega-prendedores; Variação do jogo pega-prendedores; Captura do coelho
- Construção de valores – Sem limites
- Avaliação e Registro
- 4o ANO
- Danças
- Tema 1 As quadrilhas juninas
- Para começar
- Análise e Compreensão – A festa junina; A quadrilha
- Experimentação e Fruição
- Quadrilha; Recriar a quadrilha
- Construção de valores – Quadrilha das cadeiras
- Avaliação e Registro
- Tema 2 Festival de danças populares
- Para começar
- Análise e Compreensão – Festival de danças populares; Carimbó; Pau de fitas
- Experimentação e Fruição
- Carimbó; Pau de fitas; Festival
- Construção de valores – Inclusão de alunos com deficiência nas coreografias
- Avaliação e Registro
- Ginásticas
- Tema 1 A ginástica artística e seus aparelhos
- Para começar
- Análise e Compreensão – Os aparelhos da ginástica artística
- Experimentação e Fruição
- Cada macaco no seu galho (barra fixa e barras paralelas); Meu mestre mandou (trave de equilíbrio); Troca de lugares (solo); Pula-sela (salto sobre a mesa)
- Construção de valores – De cabeça para baixo no escuro
- Avaliação e Registro
- Tema 2 A ginástica acrobática
- Para começar
- Análise e Compreensão – As acrobacias
- Experimentação e Fruição
- Equilíbrios individuais; Desafio dos apoios; Construção das figuras; Grupos
- Construção de valores – Figuras acrobáticas diferentes
- Avaliação e Registro
- Esportes
- Tema 1 Esporte não tem gênero!
- Para começar
- Análise e Compreensão – Esportes específicos do sexo feminino e do sexo masculino
- Experimentação e Fruição
- Movimentos da ginástica rítmica com a bola e o arco; Jogos de lutas
- Construção de valores – Lutas e ginástica rítmica com os olhos vendados
- Avaliação e Registro
- Tema 2 Esportes de campo e taco
- Para começar
- Análise e Compreensão – O beisebol e o softbol
- Experimentação e Fruição
- Jogo de taco (bets); Jogo de base quatro
- Construção de valores – Criar jogos de campo e taco
- Avaliação e Registro
- Brincadeiras e jogos
- Tema 1 Brincadeiras e jogos populares da cultura popular do mundo
- Para começar
- Análise e Compreensão – As pinturas, as brincadeiras e os jogos populares do mundo
- Experimentação e Fruição
- As pinturas e os jogos; Cabra-cega
- Construção de valores – Daruma-san ga koronda
- Avaliação e Registro
- Tema 2 Os espaços de brincadeiras e jogos
- Para começar
- Análise e Compreensão – Os espaços atuais de lazer
- Experimentação e Fruição
- Os espaços e os jogos; Gincana
- Avaliação e Registro
- Lutas
- Tema 1 A base (guarda) do lutador: equilíbrio e desequilíbrio
- Para começar
- Análise e Compreensão – A base do lutador – equilibrar e desequilibrar
- Experimentação e Fruição
- Luta do saci; Luta do equilíbrio; Lutar ajoelhado; Lutar agachado; Empurra-empurra; Empurrar com as costas; Puxa-puxa; Puxa-puxa triplo; Dono da arena; Fortaleza; No ringue
- Construção de valores – Interagindo com as diferenças; Simular uma deficiência
- Avaliação e Registro
- Tema 2 Lutas e desenhos animados
- Para começar
- Análise e Compreensão – A violência nos desenhos animados e a formação da criança
- Experimentação e Fruição
- A personagem; A luta nos desenhos animados; Criação de histórias
- Construção de valores – Mulan
- Avaliação e Registro
- 5o ANO
- Danças
- Tema 1 No passo do hip-hop
- Para começar
- Análise e Compreensão – Danças do mundo: a cultura do hip-hop; A dança de rua; Estilos de dança de rua
- Experimentação e Fruição
- Passo básico; Variações; Locking; Popping; Breaking; Batalha de dança de rua
- Construção de valores – Freestyle adaptado
- Avaliação e Registro
- Tema 2 Maculelê
- Para começar
- Análise e Compreensão – Maculelê
- Experimentação e Fruição
- Maculelê
- Construção de valores – Maculelê adaptado
- Avaliação e Registro
- Ginásticas
- Tema 1 Ginástica geral
- Para começar
- Análise e Compreensão – A ginástica geral
- Experimentação e Fruição
- Gymnaestrada na escola
- Construção de valores – Coreografia para todos
- Avaliação e Registro
- Tema 2 A classificação da ginástica
- Para começar
- Análise e Compreensão – A classificação da ginástica; Ginástica para a saúde; Ginástica para competição; Ginástica para demonstração
- Experimentação e Fruição
- Ginástica de condicionamento físico; Ginástica alternativa – ioga; Ginástica acrobática e ginástica localizada
- Construção de valores – Robô com comandos
- Avaliação e Registro
- Esportes
- Tema 1 Esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro
- Para começar
- Análise e Compreensão – Para conhecer o voleibol
- Experimentação e Fruição
- Voleibol com bola grande de plástico
- Construção de valores – Voleibol paralímpico
- Avaliação e Registro
- Tema 2 Classificação dos esportes
- Para começar
- Análise e Compreensão – Modelo de classificação dos esportes
- Experimentação e Fruição
- Classificação dos esportes
- Avaliação e Registro
- Brincadeiras e jogos
- Tema 1 Jogos africanos e indígenas
- Para começar
- Análise e Compreensão – A influência dos africanos no Brasil; Os jogos indígenas; Brincadeiras e jogos africanos e indígenas
- Experimentação e Fruição
- My God (Meu Deus); Terra-mar; Bon kidi; Ketinho mitselü; Kolidihô
- Construção de valores – Heiné kuputisü
- Avaliação e Registro
- Tema 2 Jogos digitais
- Para começar
- Análise e Compreensão – Os jogos digitais; Benefícios, limites e malefícios dos jogos digitais
- Experimentação e Fruição
- Quadribol; Campo minado
- Avaliação e Registro
- Lutas
- Tema 1 Variações dos elementos das lutas
- Para começar
- Análise e Compreensão – Transformação dos jogos de lutas
- Experimentação e Fruição
- Disputa pela bola; Luta do saci variada; Disputa sob o banco; Cabo de guerra; Fuga do círculo; Sobra um; A caça e o caçador; Conquista do país
- Construção de valores – Luta e deficiência visual
- Avaliação e Registro
- Tema 2 A origem das lutas
- Para começar
- Análise e Compreensão – Um olhar histórico sobre as lutas; As lutas nas cavernas
- Experimentação e Fruição
- Dramatização da origem da luta; Os homens das cavernas; Batalha romana
- Construção de valores – A discriminação nas lutas é algo antigo
- Avaliação e Registro
- Bibliografia
Clique para ver o livro