Quais são os temas que cada categoria do PNLD Literário 2018 deve seguir?

O edital do PNLD Literário 2018, previsto pelo FNDE/MEC, exigiu que cada livro seguisse um ou mais sugestões de temas pré-determinados, que especificam o enfoque de cada obra, em cada nível de ensino.

 

Categoria 1 (Creche I):

Descoberta de si: Percepção do corpo explorando suas diferentes formas, necessidades, limites, habilidades e suas relações com o outro.

A casa e a família: Espaço e relações mais imediatas das crianças, abordando os temas da descoberta, da responsabilidade e dos sentimentos.

O mundo natural e social: Das descobertas e relações pessoais a esferas mais amplas, como a escola, a cidade, o meio ambiente e até mesmo o universo. De acordo com a faixa etária, devem ser considerados temas que estimulem o respeito ao outro e o reconhecimento da diferença.

 

Categoria 2 (Creche II):

Descoberta de si: Percepção do corpo explorando suas diferentes formas, necessidades, limites, habilidades e suas relações com o outro.

Família, amigos e escola: Primeiras experiências interpessoais e sociais das crianças, permitindo a exploração de sentimentos, o encontro com a diversidade e a construção de percepções e questionamentos sobre si e sobre o outro.

O mundo natural e social: Das descobertas e relações pessoais à cidade, ao meio ambiente e até mesmo o universo. Considerando-se a adequação à faixa etária, devem ser destacados temas que estimulem o respeito ao outro e o reconhecimento da diferença.

Diversão e aventura: Ir além da realidade imediata da criança e estimular a imaginação e o envolvimento com a leitura, tanto pelo trabalho com a linguagem quanto pelo desenvolvimento da narrativa.

 

Categoria 3 (Pré-escola):

Descoberta de si: Percepção do corpo explorando suas diferentes formas, necessidades, limites, habilidades e suas relações com o outro.

Família, amigos e escola: Primeiras experiências interpessoais e sociais das crianças, permitindo a exploração de sentimentos, o encontro com a diversidade e a construção de percepções e questionamentos sobre si e sobre o outro.

O mundo natural e social: Das descobertas e relações pessoais à cidade, ao meio ambiente e até mesmo o universo. Considerando-se a adequação à faixa etária, devem ser destacados temas que estimulem o respeito ao outro e o reconhecimento da diferença.

Diversão e aventura: Ir além da realidade imediata da criança e estimular a imaginação e o envolvimento com a leitura, tanto pelo trabalho com a linguagem quanto pelo desenvolvimento da narrativa.

 

Categoria 4 (1° ao 3° ano do Ensino Fundamental):

Descoberta de si: Personagens/ sujeitos líricos vivenciando a percepção do corpo, dos sentimentos, das ações e da linguagem.

Família, amigos e escola: Primeiras experiências interpessoais e sociais das crianças, permitindo a construção de percepções e questionamentos sobre si e sobre o outro.

O mundo natural e social: Das descobertas e relações pessoais a esferas mais amplas, como a escola, a cidade, o meio ambiente e até mesmo o universo. Devem ser destacados temas que abordem contextos regionais e locais e que estimulem o respeito ao outro e o reconhecimento da diferença.

Diversão e aventura: Ir além da realidade imediata da criança e estimular a imaginação e o envolvimento com a leitura, tanto pelo trabalho com a linguagem quanto pelo desenvolvimento da narrativa.

 

Categoria 5 (4° e 5° anos do Ensino Fundamental):

Autoconhecimento, sentimentos e emoções: Percepção do corpo, construção da identidade e processos de amadurecimento, bem como a relação de personagens/sujeitos líricos com suas emoções e sentimentos, tais como o amor, a alegria, o luto e a dor.

Família, amigos e escola: Personagens que estejam em interação com o mundo que lhe é imediato, na relação com família, amigos e professores, permitindo a construção de percepções e questionamentos sobre si e sobre o outro.

O mundo natural e social: Das descobertas e relações pessoais a esferas mais amplas, como a cidade, o meio ambiente e até mesmo o universo. Devem-se destacar contextos regionais e locais.

Encontros com a diferença: A descoberta e o contato entre diferentes esferas culturais, sociais, geográficas etc., bem como entre indivíduos de diferentes etnias, raças e/ou o encontro com pessoas com deficiências. Na interação com a diferença, deve-se destacar a necessidade de atitude respeitosa e convívio pacífico.

Diversão e aventura: Ir além da realidade imediata da criança e que estimulem a imaginação e o envolvimento com a leitura, tanto pelo trabalho com a linguagem quanto pelo desenvolvimento da narrativa.

 

Categoria 6 (1° ao 3° ano do Ensino Médio):

Projetos de vida: Construção de projetos de vida relacionados à adolescência e às dúvidas e/ou angustias que isso pode gerar. Ao abordar esse processo de amadurecimento, deve-se tratar da relação de personagens/sujeitos líricos com suas emoções e sentimentos sobre si mesmos, o mundo que os cercam, as expectativas para a fase adulta e os planos para o futuro.

Inquietações das Juventudes: Relações pessoais e sociais dos personagens/sujeitos líricos com foco em questões próprias do jovem, como namoro, mudanças de interesse dos jovens, os rituais de passagens, as tensões familiares, o conflito com as autoridades, problemáticas relativas à adaptação, pertencimento, amadurecimento etc.

O jovem no mundo do trabalho: Potencialidades e desafios relacionados à inserção no mundo do trabalho, considerando a realização pessoal, a cidadania, as primeiras experiências profissionais, o desenvolvimento de competências interpessoais e a conciliação entre a escola e o trabalho.

A vulnerabilidade dos jovens: Questões de realidade brasileira contemporânea que afetam o cotidiano da população jovem, sejam elas vinculadas à precariedade econômica, aos diversos tipos de violência e preconceitos. Nessas obras, tais vulnerabilidades devem ser problematizadas e/ou combatidas.

Cultura digital no cotidiano do jovem: Relações típicas da cultura digital, ou seja, interações construídas por meio de redes ou mídias sociais. As obras devem, então, problematizar os vínculos virtuais criados e desfeitos no cotidiano daqueles que se aproximam da vida adulta, destacando o questionamento das fronteiras entre o público e o privado na internet e dos fenômenos das chamadas fake news e dos influenciadores digitais.

Bullying e respeito à diferença: Problemas enfrentados no que se refere ao assédio moral e físico no cotidiano escolar. As obras devem abordar, de forma crítica, os males gerados por esse tipo de violência, inclusive, ressaltando a necessidade de respeito à diferença. Com isso, deve-se problematizar tanto os desafios quanto os benefícios da interação com a diferença, destacando-se a necessidade do convívio democrático dentro e fora da escola.

Protagonismo juvenil: Deve-se abordar a atuação e liderança de adolescentes e jovens adultos em diferentes campos de convívio social. Nessa perspectiva, deve ser destacada a relação do indivíduo com o mundo a sua volta em conexão com o exercício da cidadania, sem negligenciar a complexidade das relações humanas e da tomada de decisões frente aos diferentes campos de convívio social.

Cidadania: Problematização de diversas formas de exercício da cidadania e como os jovens podem exercitá-las face às necessidades político-sociais do tempo presente. O desafio do engajamento e do trabalho pela coletividade e as possíveis transformações sociais que práticas cidadãs podem gerar no cotidiano não apenas dos jovens, mas de toda população brasileira.

Diálogos com a sociologia e a antropologia: Questões que remetam a temas sociológicos e antropológicos, em linguagem e forma literárias adequadas a estudantes de Ensino Médio, valorizando-se o trabalho estético e imaginativo dos temas. Devem ser destacadas questões sociológicas e antropológicas do mundo contemporâneo como: os diferentes estilos de vida nas cidades brasileiras; as interações nas redes sociais; a vida das populações negras e indígenas no Brasil; o empoderamento feminino; o aumento de transtornos de ansiedade na população brasileira; as dificuldades para a mobilidade social no Brasil; os problemas em se lidar com a alteridade etc.

Ficção, mistério e fantasia: Textos cujos personagens se envolvam em tramas que escapem de seu universo cotidiano, incluindo desde histórias detetivescas, com resolução de mistérios, até universos fantásticos e figuras como bruxos, vampiros, fadas, gnomos, monstros etc.

 

Leia o edital na íntegra em: http://mod.lk/fndelit

Para mais orientações sobre a escolha, acesse: http://mod.lk/cjuuz