O principal objetivo da BNCC é promover a igualdade da grade curricular brasileira, garantindo aos alunos acesso ao mesmo conteúdo em toda e qualquer escola do país, por meio da definição das aprendizagens essenciais em Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Elaborada com o auxílio de profissionais especializados e, mais tarde, contando com a colaboração do público como alunos, professores, coordenadores e instituições de ensino – tornando-se o documento que mais recebeu sugestões na história do país– para tornar as novas normas da BNCC um norteador do ensino brasileiro.
As aprendizagens são organizadas em competências e habilidades, direcionando a formação integral de todos os estudantes. Com o estabelecimento das unidades temáticas, dos objetos de conhecimento e das habilidades a serem desenvolvidas, a Base Nacional Comum Curricular espera ser um instrumento de gestão que encaminhe a construção de propostas curriculares considerando e respeitando a diversidade cultural brasileira.
Partindo da Educação Básica, a BNCC traça todas as habilidades e competências que deverão ser aprendidas ao longo da vida escolar dos alunos visando à formação de cidadãos íntegros e justos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.
Além disso, a BNCC pretende estabelecer e/ou reencaminhar as políticas públicas que envolvem a avaliação da Educação Básica, a produção de materiais didáticos e as práticas de formação inicial e continuada de professores. Assim, com o propósito de melhorar a qualidade da educação, a BNCC visa garantir o direito de crianças e jovens a uma educação de qualidade que promova o pleno desenvolvimento do estudante.
Baixe o nosso material exclusivo aqui.