A base e os currículos são documentos com finalidades diferentes.
A base se concentra em apresentar os conteúdos que deverão ser aprendidos pelos alunos ao longo da vida escolar. Enquanto que o currículo é o “caminho” que as instituições de ensino farão para desenvolver as habilidades e competências contidas na Base Nacional Comum Curricular. A BNCC, portanto não é um currículo em si, mas parte dele, ou seja, seu objetivo é orientar a construção dos referenciais curriculares e dos projetos político-pedagógicos das escolas, à medida que estabelece as competências e as habilidades que serão desenvolvidas pelos alunos ano a ano.
“De maneira simples, é possível afirmar que a base indica o ponto aonde se quer chegar. O currículo traça o caminho até lá.” (BNCC, 2017).Dessa forma, as escolas poderão contextualizá-lo e adaptá-lo de acordo com seus projetos pedagógicos e as tradições existentes em cada estado.
A intenção da BNCC é unificar os conteúdos básicos sem perder as características culturais de cada região do Brasil.